9 dicas para postagens nas mídias sociais

Está procurando dicas para postagens nas mídias sociais? Toda marca tem uma história para contar e as mídias sociais são um ótimo meio para isso.

Há muitas empresas usando mídias sociais, cada uma buscando sua própria fórmula vencedora para o sucesso no marketing digital. Se este for o seu caso, confira 9 dicas separadas pela Agência IMMA para auxiliar na sua gestão de mídias sociais.

9 dicas para postagens nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Parte desse sucesso vem de encontro a sua personalidade. Em outras palavras, em encontrar uma voz e imagem que marquem presença nas mídias sociais. Há também uma série de práticas recomendadas que podem garantir que a qualidade e a quantidade do conteúdo da mídia social da sua empresa realmente atinjam seu público-alvo.

Veja então essas 9 dicas para postagens nas mídias sociais:

1. Conheça seu público

Antes de iniciar qualquer tipo de estratégia ou campanha de marketing, você precisa conhecer seu público-alvo. Isso significa entender suas necessidades reais, e como as soluções ou produtos da sua empresa podem ajuda-los. Para o marketing nas redes sociais, é crucial que você identifique onde seu público está realmente presente.

Será que eles podem ser ativados principalmente no Facebook? LinkedIn? Instagram? Todo o público demográfico é diferente, o que torna ainda mais importante aprimorar seus esforços nas plataformas certas para maximizar a resposta. Além disso, certifique-se de que suas postagens estão escritas em uma voz em que seu público-alvo compreenda e possa se relacionar.

2. Mantenha sua mensagem breve

As pessoas tendem a usar as mídias sociais porque elas proporcionam uma rápida pausa de tudo o que está acontecendo ao seu redor. Então, a dica para postagem é a seguinte: ao invés de criar uma longa publicação sobre um evento da sua empresa ou explicar seus pensamentos em uma postagem, mantenha sua mensagem breve.

Dicas para postagens nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Não há uma medida definitiva ou exata sobre isso, mas uma pesquisa da Fast Company verificou que o tamanho ideal de um tweet é de cerca de 100 caracteres, enquanto uma publicação perfeita para o Facebook fica entre 40 e 80 caracteres, muito mais curta do imaginamos.

3. Use as características da plataforma a seu favor

Se você gasta bastante tempo navegando nas redes sociais, já sabe que cada plataforma está orientada para oferecer sua própria e única experiência ao usuário.

O Twitter tem suas mensagens de 140 caracteres. O Facebook possui feeds de vídeo ao vivo e galerias de fotos. O LinkedIn tem um fluxo de conteúdo de liderança e pensamento.

Depois de identificar quais plataformas funcionam melhor para o seu público, você também precisa criar postagens que atendam aos pontos fortes de cada uma delas.

Veja também  10 dicas para se tornar um influenciador

dica para postagens no Twitter são mensagens de texto simples com links para conteúdo, memes e hashtags. Elas funcionam muito bem. Já no Facebook, fotos e, principalmente, vídeos (ao vivo e gravados) estão em alta.

4. Seja original

Se você está fazendo o esforço de usar as mídias sociais em seu marketing, então não copie o trabalho de outra pessoa. Embora seja bom usar seus concorrentes como uma medida comparativa, você não deve usar suas postagens para definir suas próprias abordagens.

Confira essas 9 dicas para postagens nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Não copie o título de um artigo ou uma imagem e compartilhe como uma mensagem própria. Dê crédito onde e quando é devido. Seu objetivo é criar posts que sejam atraentes, úteis e únicos. Você quer chamar a atenção do seu público e definir sua marca e não pode fazer isso usando o material de outra pessoa. É preciso ser fiel ao seu negócio e sua abordagem.

5. Não se concentre apenas em falar de si

As pessoas geralmente não seguem marcas nas mídias sociais para ouvir mais sobre o quão incrível é a empresa. As pessoas procuram marcas para um engajamento mais profundo e genuíno. Por isso, você notará que muitas empresas compartilham conteúdo de outras pessoas em suas postagens. Isso mostra que elas sabem o que acontece no mundo, para além da própria marca, e estão interessadas no que os outros pensam e dizem.

Em geral, a menos que você tenha algo realmente interessante ou envolvente a dizer sobre a empresa, tente manter os discursos sobre si mesmo fora das redes sociais. Isso não significa que você não pode compartilhar seu próprio conteúdo ou promover seu site nas mídias sociais; você só precisa ser estratégico sobre isso e se concentrar em fornecer valor antes de fazer autopromoção.

6. Faça os seguidores quererem mais

Pense sobre o que realmente atrai seu público a clicar em seus links, assistir seus vídeos ou responder as postagens. Existem algumas formas de estimular as interações do público, como fazer perguntas ou indicar um fato interessante para que seus leitores sintam a necessidade de dar uma resposta ou explicação.

Outra dica é criar um pouco de mistério em torno do que está sendo divulgado. Por exemplo, se você tem um artigo de dicas sobre redes sociais, pode fazer um post com link para o site e adicionar um comentário como “Realmente gostamos destas dicas, embora não saibamos se elas são práticas para pequenas empresas”. Além disso, usar fotos para inspirar ação é fundamental.

Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

7. Misture um pouco

Uma das melhores dicas para postagens nas mídias sociais é, às vezes, misturar o pessoal com o profissional nas mídias sociais (pelo menos na maioria das plataformas). Apenas certifique-se de que os toques pessoais que você dá estão de acordo com a imagem da sua marca. Por exemplo, uma posição política controversa provavelmente não vai ajudar a vender mais produtos e ainda pode deixar muita gente irritada.

Veja também  6 razões para mudar para um perfil de negócios do Instagram

8. Use as palavras-chave certas

Cada plataforma de mídia social tem sua própria linguagem única. Por exemplo, o Twitter e o Instagram utilizam hashtags para ajudar os usuários a encontrar conteúdos; já no Facebook, LinkedIn e Google+ você deve usar palavras-chave que façam sentido para sua marca, bem como para sua mensagem.

Além disso, se você realmente quiser otimizar suas postagens para se fazer notar, preste atenção ao que está acontecendo. Se a sua empresa tem um segmento local, veja o que está acontecendo em sua área e use hashtags e palavras-chave relacionadas a esses eventos e novidades. Se o seu negócio for virtual, então dê uma olhada nas principais palavras-chave de sua indústria e veja como aproveitá-las em suas próprias postagens.

9. Marque as pessoas

Uma das melhores maneiras de ser notado nas redes sociais é marcando outras marcas e pessoas. Isso funciona particularmente se você compartilha regularmente conteúdo de uma empresa ou pessoa que você admira e confia. Assim, elas percebem seu compromisso contínuo e terão maior probabilidade de segui-lo socialmente e retornar o favor.

Outra forma de aproveitar bem as marcações é se você compartilha conteúdos de fontes de alta autoridade. Isso faz com que seu público note que você está preocupado em se atualizar, além de fazer uma correlação forte entre a empresa de boa reputação e você. Você pode fazer isso em praticamente todas as redes sociais.

No final das contas, encontrar a fórmula certa para suas postagens nas mídias sociais depende muito da sua construção de conteúdo. Encontre sua voz, use o tipo certo de conteúdo para cada plataforma e sempre pense em como suas postagens de mídia social ajudarão o público-alvo em última análise.

Lembre-se: essas são apenas algumas dicas para postagens nas mídias sociais. Você deve tomar muito cuidado com o conteúdo e com a identidade que deseja passar no próprio site da empresa, no blog e em outros meios de comunicação on-line e off-line, pois o mundo está cada vez conectado e as notícias correm rápido demais.

Veja também

Stories do Instagram no seu negócio: por que você deve usar

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments
Read More
5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

By | Gestão de Mídias Sociais

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

Read More
4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

By | Gestão de Mídias Sociais

Investir numa estratégia de publicidade social é uma ótima ideia: mesmo em meio a competição crescente, os resultados dessas campanhas são, de longe, os melhores quando comparamos com outras formas de publicidade digital. A chave é ter uma estratégia forte, o que requer um pouco mais de raciocínio e planejamento. Conheça, então, 4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte.

Read More
6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.