Dicas para melhorar os textos do blog da sua empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/01/2020
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital | Otimização de Sites (SEO)

Um blog é um ótimo recurso para fazer marketing de conteúdo, por isso, é importante ter em mente as principais dicas para melhorar os textos do blog. Para uma empresa, ele representa uma oportunidade única de chamar a atenção de possíveis clientes e construir uma imagem positiva da marca. Mas o que acontece se você já faz uso dessa estratégia e ela não está trazendo os resultados esperados?

Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas para melhorar os textos do blog da sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Dicas para melhorar os textos do blog da sua empresa

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Descubra quais são as 5 dicas para melhorar os textos do blog da sua empresa

Para muitas pessoas, a ideia de criar um blog para uma empresa pode parecer um tanto antiquada. Afinal, hoje em dia existem dezenas de ferramentas de marketing digital mais inovadoras, como podcasts ou vídeos. Por que se dar o trabalho de postar conteúdo escrito?

A resposta é: porque o conteúdo ainda interessa ao público. Estudos mostram que 70% dos usuários prefere aprender sobre uma empresa através de artigos do que de anúncios. Fica claro, então, que, apesar das recentes inovações tecnológicas, ainda há um espaço para o blog no marketing digital.

Mas e se a sua empresa já tem um blog e ele não recebe muitas visitas? Neste caso, é uma boa ideia pensar em formas de melhorar os posts do seu blog. Na verdade, antes, ainda é preciso fazer um estudo prévio sobre a própria empresa e sobre os seus stakeholders.

Isso significa que você precisa entender em qual segmento sua marca está inserida para, com isso, destacar quais são as pessoas inseridas neste nicho. Com isso, é possível ter ideia de quais são as características dessas pessoas e, assim, começar a produzir conteúdos de acordo com as necessidades e desejos deles. Para gerar interesse, o conteúdo precisa ser, acima de tudo, relevante para seu público.

Entenda em qual segmento sua marca está inserida

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Essa relevância só é possível com a análise prévia da empresa e seu público-alvo, produzindo conteúdos de acordo com a demanda. Além disso, ainda é importante destacar que os conteúdos devem ser bem escritos e informativos. Ou seja, não adianta captar público se seu conteúdo não o deixa interessado.

Por isso, torna-se fundamental investir em pesquisa, levantamento de dados e apuração de informações a fim de escrever textos bem informativos e de muito valor. Isso ajuda a aumentar a relevância da sua empresa no segmento de atuação da mesma. A seguir, então, vamos citar algumas das principais dicas para melhorar os textos do blog da sua empresa.

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Inclua imagens ao longo dos textos

O conteúdo escrito se torna mais eficaz se for combinado com técnicas de comunicação visual. Isso ocorre porque a presença de imagens “quebra” o texto, tornando-o mais amigável aos olhos do usuário. A consequência dessa quebra é que ler o texto se torna mais fácil.

A leitura se torna mais dinâmica. Isso, para o usuário, é essencial, porque na internet o público busca por informações apresentadas de forma rápida e direta. Sendo assim, inclua imagens ao longo dos textos do seu blog. Otimizar essas imagens também é uma boa ideia para o seu SEO.

Por que investir em marketing de conteúdo?

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A utilização de conteúdos visuais também abre espaço para você explorar diversas outras formas de enriquecer seu artigo. Não precisa apenas incluir imagens, mas podem ser usados outros elementos visuais como: infográficos, banners, anúncios ou caixas de engajamento (responsáveis por solicitar e-mail do usuário, por exemplo).

Os infográficos, por exemplo, além de deixar o texto mais atraente aos olhos do leitor e menos cansativo, ajudam no entendimento da mensagem que está sendo transmitida. principalmente quando o texto usa muitos números e informações em porcentagem, os infográficos ajudam a esquematizar as informações, tornando o texto mais simples.

Escolha assuntos que estão em alta

O tópico do seu texto é fundamental para atrair os usuários para lê-lo. Assim, o ideal é optar por tópicos relevantes para o seu público-alvo. Uma estratégia eficiente é prestar atenção a notícias relacionadas à sua área. Dessa forma, o seu blog pode ser o primeiro, ou um dos primeiros, a cobrir um determinado assunto. Isso é um caminho certeiro para aumentar o seu alcance.

Você pode fazer a análise de quais assuntos estão em alta por meio do gerenciamento de redes sociais, por exemplo. Essas plataformas são essenciais e ajudam muito, principalmente para entender quais assuntos estão sendo mais falados. O Twitter, por exemplo, tem os Trend Topics da plataforma, que reúne uma lista de assuntos mais comentados. Com isso, você pode explorar bem esses assuntos e buscar engajamento.

Escolha assuntos que estão em alta

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Divida os textos em tópicos

Como mencionamos acima, na internet, é muito importante que o leitor possa consumir o seu texto com facilidade. Para isso, ele deve ser visualmente agradável. E um bloco de texto imenso não é nada convidativo. Portanto, considere a possibilidade de dividir os seus textos em tópicos. Isso dinamiza a leitura, melhorando a experiência do usuário com o seu blog.

Fuja do clickbait

O clickbait é uma técnica que leva o usuário a clicar em um link sob pretensões falsas ou sensacionalistas. Essa técnica pode até inflar artificialmente o número de cliques que seu blog recebe, mas, a longo prazo, só trará prejuízos.

Isso porque ninguém gosta de se sentir enganado. Assim, o usuário que cair no seu clickbait ficará frustrado e provavelmente não continuará lendo seu blog. Procure fugir desse tipo de estratégia.

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Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para melhorar os textos do blog da sua empresa, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada e especializada em serviços de marketing como: marketing de conteúdo, gestão de redes sociais e otimização de sites. Por isso, invista em profissionais especializados para uma comunicação e estratégia mais assertiva.

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