O final do ano já está aí e não temos como negar. Faltam menos de dois meses para o Natal e já começamos a ver as decorações de fim de ano surgindo em todos os lugares. E é claro que lojas e comerciantes online não podem ficar de fora! Por isso, confira 10 dicas para melhorar as vendas de fim de ano usando as mídias sociais.
Fonte: Freepik.
Muitos consumidores buscam por ideias de presentes online. Num levantamento realizado pelo Mashable, 65% dos compradores contaram utilizar as redes sociais para procurar pelo presente perfeito e dois em cada três de fato compraram algo encontrado através dessas pesquisa. Isso mostra que essas podem ser as plataformas perfeitas para melhorar as vendas sazonais da sua empresa.
Independentemente de você ter um negócio baseado na venda de produtos ou serviços, veja como encontrar o espírito natalino da sua empresa com essas 10 dicas para melhorar as vendas de fim de ano usando as mídias sociais:
1. Aprenda com o fantasma do Natal passado: observe as métricas das vendas de final de ano do ano anterior para descobrir quais produtos foram campeões de venda, quais promoções geraram mais lucros e quais ofertas foram um enorme fracasso. Descubra o que funcionou e o que não funcionou para aproveitar essas informações quando estiver planejando as promoções deste ano.
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2. Tenha uma capa de fim de ano nas redes sociais: algumas plataformas, como Facebook e Twitter, aceitam capas que podem ser trocadas e personalizadas ao longo do ano. Aproveite a época e decore suas páginas de mídia social com uma imagem de capa especial e que transmita esse espírito de final de ano. Esse também é um dos melhores locais para anunciar promoções especiais.
3. Use hashtags comemorativas: os usuários do Twitter e do Instagram utilizam muito a busca por hashtags para encontrar ideias e produtos. Por isso, aproveitá-las também é super importante. Utilize ferramentas de busca de hashtags para encontrar as mais populares para o seu negócio e comece a usá-las o quanto antes em publicações relacionadas a festas de fim de ano.
4. Crie imagens especiais para promoções de fim de ano: todo mundo gosta de fazer bons negócios, principalmente nesta época. Para destacar suas ofertas, crie imagens especiais para suas promoções de fim ano, de forma a torná-las ainda mais irresistíveis. Incluir palavras como “oferta única”, “disponibilidade limitada”, “promoção válida apenas hoje”, dentre outras, ativam ainda mais clientes.
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5. Aumente as vendas com frete grátis: considere oferecer envio gratuito para as vendas de fim ano. Crie botões ou banners bem visíveis promovendo isso em seu site e não se esqueça das publicações nas redes sociais. Você pode estipular um valor mínimo para o frete grátis, o que geralmente leva o cliente a gastar mais de uma só vez.
Um estudo da CSA constatou que os custos com frete fazem muitos consumidores desistirem de suas compras online. Assim, oferecer frete grátis pode realmente ser um diferencial e resultar em grandes retornos para sua empresa.
6. Dê dicas de presentes: as compras de final de ano podem ser frustrantes para o consumidor quando ele não sabe o que comprar para familiares e amigos. Porém, você pode ajudar nisso e ainda promover alguns produtos criando listas de sugestões de presente. “5 ideias de presentes para sua mãe”, “O que dar para o namorado”, “Os melhores presentes para o amigo secreto” são algumas boas ideias.
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Em se tratando de redes sociais, você pode criar um pequeno infográfico com algumas imagens de produtos e colocar os links de cada um deles da descrição do post. Se você tiver um blog, coloque lá as listas (e links) e divulgue a publicação em suas mídias sociais.
7. Escreva sobre novos produtos: se você está oferecendo novos produtos este ano, considere escrever textos sobre eles em seu blog, mencionando o que há de novo, as vantagens desse item e explicando porque ele é uma ótima opção de presente. Aproveite para divulgar o produto nas mídias sociais com um link para o texto.
8. Recompense seus clientes: ofereça cupons de desconto para clientes que compartilharem imagens usando seus produtos nas redes sociais. Peça para que eles marquem a empresa e usem uma hashtag específica para que você possa encontrá-las e premiá-las. Isso tende a ajudar a campanha a se tornar viral a medida que as pessoas compartilham suas imagens.
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9. Aproveite o conteúdo criado pelo cliente: para reforçar a ideia de que seu produto ou serviço é ótimo, nada melhor do que mostrar pessoas reais utilizando-os. Por isso, faça uma seleção de imagens compartilhadas por clientes e peça autorização para usá-las em suas redes sociais. A maioria das pessoas adora quando isso acontece e se sentem muito lisonjeadas.
10. Compartilhe do espírito natalino: conecte-se com seus clientes perguntando quais suas tradições de final de ano favoritas ou o que eles querem ganhar de presente. Peça a eles que respondam perguntas simples, como o que gostam de fazer, qual a comida de Natal favorita ou mesmo como decoram a casa. Esse tipo de interação é simples e rápida, o que leva muita gente a fazê-las.