Para ter um site responsivo e funcional, é fundamental ter em mente as principais dicas para melhorar a navegação do seu site. Se você quer que a sua marca tenha uma presença online, o primeiro passo é criar um site.
No entanto, é possível que você já tenha feito isso e mesmo assim não tenha obtido os resultados desejados. Um dos principais motivos para isso é investir em uma estratégia de marketing única sem ao menos entender como ela funciona.
É importante levar em conta que nenhuma estratégia de marketing dá resultado sozinha, é preciso ter um esforço de outras áreas. Por exemplo, criar site não adianta se você não trabalha para otimizá-lo.
Da mesma forma em que produzir conteúdos de qualidade não faz muita diferença se não for investido em alcance para este conteúdo.
Assim, trabalhar para melhorar a navegação de um site não é apenas torná-lo mais responsivo, mas melhorá-lo de acordo com diversas técnicas de comunicação e marketing, sejam elas SEO, Marketing de Conteúdo, Inbound…
Mas e se você investe apenas na criação de um site atraente e, mesmo assim, não dá resultados? O que fazer neste tipo de situação? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Para ajudar a sua marca com esse problema, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para melhorar a navegação do seu site.
Dessa forma, você vai descobrir como tornar o seu site mais eficiente e atraente para os usuários. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 4 dicas para melhorar a navegação do seu site
A navegação de um site é um fator fundamental para o seu sucesso. Isso porque, para um usuário, é crucial poder navegar por um site sem precisar pensar muito.
Esse ponto deve ser ressaltado. Uma boa navegação é uma navegação que funciona de forma intuitiva. Ou seja, o usuário deve saber o que fazer sem ficar confuso.
A razão para isso é clara: existem milhões de sites na internet. Assim, se uma pessoa encontra a sua página, por exemplo, através do Google, mas não consegue descobrir como usá-la, ela vai simplesmente fechar a aba e ir atrás de outro site que possa atender suas necessidades.
Sendo assim, é crucial encontrar formas de manter um usuário na página da sua marca. E uma das melhores maneiras de fazer isso é melhorando a navegação do site.
Além disso, ter um site bem arrumado é primordial para que funcione bem outra estratégia crucial para o marketing de uma empresa, o Inbound Marketing. Isso porque sites confusos e mal diagramados acabam afastando o lead, fazendo com que toda a estratégia de atração seja em vão.
Vale destacar, ainda, que um site bem funcional também é essencial. Além de ser de fácil uso, ter um site que não trave e tenha um carregamento rápido garante uma boa experiência do usuário com o portal.
Até porque, sites travados tiram a paciência do internauta e, além disso, podem acabar com a relevância e com a imagem de uma empresa.
Imagina que seu site está muito travado e, assim, uma pessoa sai dela e vai para seu concorrente, que apresenta um funcionamento melhor. Automaticamente, a pessoa interpreta que o concorrente tem mais relevância.
A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!
Procure manter a consistência
Um site é tipicamente composto por diversos elementos. No entanto, para que a navegação dele seja simples, o ideal é que haja um senso de coerência entre esses elementos.
Isso significa que, se dois botões realizam uma função parecida, é uma boa ideia que eles sejam similares em termos de apresentação.
Por exemplo: se você possui uma barra de buscas em algum setor do seu site e quer incluir outra em outra parte, o ideal é que elas tenham a mesma aparência. Isso passa ao usuário a mensagem de que elas têm a mesma finalidade.
Preze pela simplicidade
Como foi dito anteriormente, o usuário deve entender como o seu site funciona intuitivamente. Isso quer dizer que, com um olhar, a forma correta de navegar pelo seu site deve ser clara.
Por conta disso, é uma boa ideia dar preferência a elementos de design que foquem na simplicidade. Procure transmitir informações visualmente, sempre de maneira fácil de entender. Designs muito complexos ou rebuscados podem fazer com que o usuário desista de explorar o site logo de cara.
Designs muito elaborados tendem a ser desconfortáveis aos olhos do usuário e, muitas vezes, estragam a boa aparência do site. Lembre-se de que é fundamental ter um site bem apresentável e com um design que não “assuste” a harmonia do site.
Invista nos links internos
É positivo para o seu site que um usuário passe o máximo de tempo possível nele. E, para isso, é necessário investir na inclusão de links internos em diversas páginas.
Assim, sempre que uma palavra relevante for mencionada, insira um link que leve para outra área do seu site. Dessa maneira, quando uma pessoa terminar de consumir o conteúdo de uma página, ela pode ir diretamente para a próxima.
Essa também é uma forma de oferecer mais conhecimento para aprofundar a informação ao seu usuário. Isso ajuda na sua fidelização e faz com que ele passe mais tempo no seu site, melhorando o desempenho no SEO.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de dicas para melhorar a navegação do seu site, a melhor opção é recorrer à ajuda de uma empresa especializada no marketing online, como uma agência de marketing digital.
A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima escolha. Contando com uma equipe altamente qualificada, a IMMA está preparada para ajudar a sua empresa a criar um site funcional e eficaz. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento!