Dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais

Os anúncios sociais pagos são uma ótima maneira de impulsionar vendas, gerar leads e aumentar o reconhecimento da marca. Mas, seus esforços podem ser desperdiçados se seus anúncios não apresentarem um bom desempenho ou se você estiver medindo sua performance de forma pouco precisa. Neste artigo, você vai conferir as melhores dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais.

Dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais

Fonte: Freepik

Veja 3 dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais

  1. Concentre-se nas métricas que se alinham aos seus objetivos

Uma das muitas coisas boas dos anúncios sociais é sobre como é fácil acompanhar seu desempenho, tendo em vista que a maioria das plataformas possui ferramentas internas para gerenciar e analisar dados. Há também uma grande variedade de ferramentas de gerenciamento e relatórios externos para você escolher.

Porém, com tantas métricas para rastrear e relatar, pode ser difícil determinar quais são relevantes para sua campanha. Existem muitas métricas de vaidade que não dizem muito sobre como vai sua campanha, mas como são números altos, nos dão a sensação de sucesso (o que nem sempre condiz com a realidade).

Veja 3 dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais

Fonte: Freepik

A escolha das métricas varia de acordo com seus objetivos. Uma métrica importante para prestar atenção é a taxa de conversão que corresponda a porcentagem de usuários que acessam seu site e concluem uma meta específica. Outra métrica que costuma ser importante é o custo por aquisição (CPA), que demonstra quanto foi gasto para converter um cliente. Consulte o artigo “Técnicas para melhorar a conversão no seu site”.

Esqueça o número de acessos, quantidade de fãs ou mesmo a taxa de rejeição. Esses valores geralmente não falam muito sobre sua campanha. Concentre-se naquilo que pode te ajudar a melhorar e, consequentemente, lucrar mais.

Confira as dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais

Fonte: Freepik

  1. Comparar dados com períodos anteriores

Essa é umas das principais dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais pois é aqui que colocamos as métricas para trabalhar. A comparação de dados semana a semana, mês a mês e ano a ano pode indicar tendências que você poderá usar para alavancar sua estratégia. Além disso, o crescimento ao longo de um período prolongado realmente mostra que seus anúncios sociais estão valendo a pena.

Se você está apenas começando a colocar seus anúncios sociais no ar, não terá como fazer esse tipo de comparação e provavelmente se sentirá tentado a comparar dia a dia o que vem acontecendo. Porém, essa pode não ser uma boa ideia. Deixe seus anúncios rodarem por algum tempo para só depois partir para comparações e ajustes.

Veja também  12 melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais

É claro que o comportamento do consumidor muda dia a dia. Por isso, é preciso deixar passar um certo período para saber realmente como seu público está. Você pode acompanhar o que acontece todos os dias, mas tenha em mente que você só terá dados para trabalhar, provavelmente, depois de uns 20 dias de campanha no ar.

Dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais: saiba mais

Fonte: Freepik

  1. Acompanhamento de links

Um UTM é um fragmento de código de texto que você adiciona a um URL. Você pode usar o UTM para rastrear vários parâmetros no Google Analytics. Por exemplo: como os anúncios específicos que estão direcionando as pessoas para seu site; em qual rede social esses anúncios estavam; e o tipo de conteúdo que as levou até lá.

Essas informações de usuários e sites coletadas por um UTM são extremamente valiosas. Isso porque elas determinam a eficácia dos anúncios sociais pagos e de seus esforços de marketing digital como um todo. Além disso, permitem ajustes mais precisos nas campanhas que estão no ar.

Os anúncios sociais são parte integrante de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida e abrangente. Somente através da medição do desempenho de cada um deles você saberá se as estratégias executadas estão realmente dando certo ou se são necessárias mudanças e ajustes. Ignorar os números pode ser sinônimo de fracasso, levando a perda de tempo e de dinheiro.

Plano de gestão de mídias sociais

Essas foram algumas dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais para você aproveitar. A Agência IMMA é especializada em marketing digital e oferece os melhores serviços do ramo. Entre em contato e faça um orçamento.

Veja também

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

By | Gestão de Mídias Sociais
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK