4 principais dicas para fazer marketing visual com sucesso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/07/2021
Design Gráfico

O marketing digital é fundamental para impulsionar o sucesso de uma marca no mundo online. Mas existem vários aspectos do marketing digital. Um dos mais importantes deles é o aspecto gráfico, que se dá através da comunicação visual. Mesmo assim, muitas pessoas ainda cometem o engano de achar que o marketing online é apenas composto por textos.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar 4 das principais dicas para fazer marketing visual com sucesso. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 principais dicas para fazer marketing visual com sucesso

Descubra quais são as 4 principais dicas para fazer marketing visual com sucesso

Na internet, o que mais se encontra é conteúdo. Ou seja, um usuário que esteja navegando pelo mundo online normalmente se depara com uma imensa quantidade de informações. Além disso, as pessoas também são bombardeadas por anúncios, vendo uma quantidade que vai de 4.000 até 10.000 anúncios por dia.

Isso significa que, para uma estratégia de marketing de conteúdo se destacar, ela precisa encontrar formas de capturar a atenção dos usuários. Desse modo, o conteúdo visual se torna indispensável.

Mas como usar a comunicação visual para o marketing online com sucesso? A seguir, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!

Agência de Gestão e Design Gráfico

Pense em uma identidade visual para a sua marca

O marketing visual não pode ser feito de forma aleatória. Na verdade, o ideal é que ele tenha um senso de coesão que seja expressado em todas as suas iniciativas.

Isso se chama “identidade visual”. O objetivo de uma identidade visual é expressar a essência de uma marca através de suas ferramentas gráficas.

Por isso, é crucial pensar no que você quer transmitir com o seu marketing digital e fazer escolhas visuais que reflitam isso. Por exemplo: se você quer ter uma imagem profissional e séria para a sua empresa, trabalhar com cores como azul, branco e cinza é uma ótima ideia.

5 principais dicas para melhorar a comunicação visual da sua empresa

Fonte: Freepik

Use imagens que passem informações

O marketing visual não precisa ser baseado apenas em estética. Na verdade, criar conteúdo que transmita informações úteis para os usuários de forma visual é uma das melhores estratégias que você pode utilizar.

Um bom exemplo desse tipo de conteúdo são os infográficos. Infográficos ilustram dados e estatísticas de forma visual. São, portanto, um conteúdo que transmite informações de maneira direta e rápida, o que significa que eles fazem muito sucesso na internet, especialmente nas redes sociais. Logo, trata-se de uma iniciativa que pode aumentar o alcance da empresa.

Design Gráfico e Mídias Sociais

Fonte: Freepik

Dê preferência a um design simples

Às vezes, quando se fala de marketing visual, existe uma mentalidade de “mais é melhor”. Essa visão não poderia estar mais incorreta. Designs muito complexos não costumam ser a preferência da maioria dos usuários.

Ao invés disso, para atrair um número maior de pessoas com o marketing visual, o ideal é optar por um estilo de design mais simples, voltado para o minimalismo. Dessa maneira, é mais fácil transmitir uma mensagem ao internauta com claridade. E, quanto mais eficiente for a mensagem do conteúdo visual em questão, maior será o impacto que ele vai causar, maximizando sua eficiência.

A essencialidade da comunicação visual no seu planejamento de marketing digital

A comunicação tem um papel fundamental no planejamento de marketing de qualquer empresa, mesmo assim, é muito comum que sua importância não seja amplamente conhecida e, dessa forma, seja diminuída.

Principalmente no marketing digital, a comunicação visual possui o papel de definir a identidade da empresa, a forma como ela quer ser vista pelo público e, além disso, é responsável por grande parte da comunicação da marca.

Falando primeiramente sobre a comunicação, a criação de peças visuais está entre os principais formatos de comunicação para atingir o público. Seja na produção de artes para redes sociais, design de e-mail marketing ou até mesmo em todo o visual do seu site, por exemplo.

Para que serve o design para Marketing Digital

Fonte: Freepik

Essas são diferentes plataformas em que a comunicação visual está amplamente ligada na forma e no sucesso da comunicação da sua marca.

Agora, quando o assunto é a identidade visual da empresa, não podemos deixar de lado o trabalho dos designers gráficos, não é verdade?

Definir a identidade visual da empresa é, sem dúvidas, um dos primeiros pontos para investir ao criar a sua marca. Essa identidade está diretamente relacionada a maneira como você quer que o público lembre de você.

Design e marketing digital

Fonte: Freepik

Outro ponto importante é firmar sua empresa na mente do público por meio da comunicação visual. Assim, ao ver um determinado design ou até mesmo tom de cor, automaticamente ele pode lembrar da sua empresa.

Isso acontece muito com a Coca-Cola, que tem um tom único de vermelho que, ao ser usado em outro post ou visto por alguém, automaticamente a nossa mente lembra da Coca-Cola.

Dessa forma, a comunicação visual se firma como um dos principais pilares do plano de marketing da sua empresa. Junto ao marketing de conteúdo, gestão de redes sociais e otimização em SEO, a criação de artes por profissionais especializados é outro ponto forte que pode gerar destaque para uma empresa.

A arma mais potente de um designer é a inspiração

Fonte: Freepik

Artes bem criadas e destacadas são os primeiros passos para o sucesso do seu trabalho nas redes sociais e na sua captação de leads. Assim como e-mails marketing bem atrativos e com design harmonioso são diferenciais na captação do lead por meio deste formato.

Por isso, contrate uma agência especializada formada por profissionais qualificados para ajudar na assertividade do seu planejamento. Serviços bem prestados e especialidade sem diferentes serviços são os grandes diferenciais de contar com uma agência para te ajudar.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Contrate uma agência de marketing digital para te ajudar

Se você precisa de dicas para fazer marketing visual com sucesso, a melhor escolha é recorrer à ajuda de uma empresa especializada na área, como, por exemplo, uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.

A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que oferece serviços de comunicação visual para empresas de qualquer porte. E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também