A internet é uma ferramenta sem limites para empresas de todos os portes. Atualmente, o marketing online é uma das principais formas de chegar a possíveis clientes. No entanto, sustentar esse sistema pode ser complicado, principalmente para quem está começando. Por isso, é importante conferir algumas dicas para fazer marketing na internet de forma barata.
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Com a imensa quantidade de informações que são colocadas na internet todos os dias e os usuários tendo controle sobre praticamente tudo o que veem, chegar até seus potenciais clientes pode ser um desafio. Mas há muitas estratégias que funcionam super bem e outras que falham terrivelmente quando se trata de marketing online.
Felizmente, ainda existem algumas boas opções para quem tem um orçamente apertado. No Brasil, a maioria das empresas não tem investido muito em marketing online porque o país está em recessão. E se este é o seu caso, aqui estão algumas dicas para fazer marketing na internet de forma barata e manter uma estratégia bem-sucedida mesmo com um orçamento limitado.
Dicas para fazer marketing na internet de forma barata:
Conheça seu mercado: sua estratégia de marketing nunca será bem-sucedida se você não tiver um público claramente definido. Antes de gastar com marketing na internet, descubra qual o seu mercado-alvo. Se você conhece bem sua empresa e o que ela fornece, deve ser capaz de indicar qual o seu mercado sem precisar gastar muito com isso.
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Por exemplo, pense em que está mais interessado no seu produto, o gênero dessas pessoas, sua faixa etária, os principais interesses do grupo, qual sua provável situação financeira, dentre outros detalhes. Isso vai ajudar a criar uma persona de compra, que é basicamente um “cliente ideal”, que vai te ajudar a saber para quem você está anunciando.
Depois de ter um perfil completo do seu cliente, determinar como e onde alcançá-los é muito mais fácil. Esta etapa pode levar algum tempo, mas se você começar a fazer marketing na internet antes de conhecer seu mercado, provavelmente vai desperdiçar seu dinheiro.
Defina metas realistas: determine de forma muito realista por que você está querendo fazer marketing online e o que deseja ganhar com isso. Maior conscientização da marca? Aumento das vendas? Você provavelmente terá vários objetivos, mas conhecê-los bem ajuda a medir o seu sucesso. Quando você alcançar seus objetivos iniciais, defina novos objetivos para que sua empresa possa continuar melhorando.
Defina um orçamento: agora que você sabe quem é o seu mercado-alvo e definiu suas metas, planeje seu orçamento em conformidade com isso. O que é bom sobre o marketing online é que você pode ser bem-sucedido mesmo quando tem um orçamento apertado. Muitas plataformas estão disponíveis sem custo.
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No entanto, focar unicamente em formas gratuitas de marketing na internet pode não ser a melhor estratégia para sua empresa. Por isso, determine cuidadosamente o que tem mais permeabilidade junto ao seu público e prepare-se para gastar algum dinheiro para obter melhores resultados.
Defina-se além da concorrência: existem milhares de empresas tentando vender produtos na internet. Assim, você precisa fazer com que sua marca seja inesquecível. E isso deve começar no seu site. O nome de domínio deve ser o nome da sua empresa, se possível. Se houver outras empresas online com nomes semelhantes ao seu, você pode até considerar mudá-lo para não ser confundido com outra.
Adquirir um nome de domínio significa pagar uma taxa, mas serviços de hospedagem costumam ser bem acessíveis mesmo para os menores orçamentos. Ter um site ajuda a dar credibilidade para a empresa, principalmente quando ela ainda está tentando se firmar no mercado. Por isso, inclua no seu orçamento valores para ter um site simples, porém forte e funcional.
Otimização para mecanismos de busca: quando alguém insere uma consulta de pesquisa em um mecanismo de busca sobre algo relevante para sua empresa, obviamente você quer ser um dos primeiros resultados exibidos. E, para fazer isso acontecer, você precisa fazer o seu site ficar mais atraente para os motores de busca.
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Faça isso usando palavras-chave que são comumente pesquisadas nos textos, inserindo backlinks internos, personalizando títulos e descrições, escolhendo bem as imagens, etc. SEO pode ser um processo complicado e demorado, mas é preciso investir nisso para garantir que o seu site será encontrado.
Ter um blog: quanto mais conteúdo em seu site, mais oportunidades para os motores de busca encontrá-lo, e ter um blog ajuda muito nisso. Mas não basta apenas produzir conteúdo; escrever postagens de qualidade e que envolvam os leitores é o mais importante. Outra maneira de gerar tráfego é convidar outros blogueiros já estabelecidos para escrever para seu blog.
Mídia social: não basta criar um monte de páginas sociais e, em seguida, esquecê-las. Essas plataformas gratuitas podem ser usadas para promover suas mensagens e se comunicar com os clientes. No entanto, a maioria das pessoas não seguem as empresas em mídias sociais, a menos que a empresa lhes dê boas razões para isso. Portanto, seja ativo nas redes sociais e compartilhe mensagens valiosas.
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Vale lembrar que, atualmente, existem várias formas de anunciar nas redes sociais e este tipo de marketing na internet tende a atingir um público amplo e segmentado sem que seja preciso gastar muito dinheiro.