Dicas para fazer campanha para a Black Friday

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/08/2019
Lojas Virtuais | Marketing Digital

Quer fazer campanha para a Black Friday em 2019? Se você tem uma loja virtual, aproveitar a data é uma ótima ideia. Afinal, 2018 foi o melhor ano da Black Friday no Brasil e, só na sexta-feira, as vendas online somaram R$ 2,1 bilhões de reais.  Por isso, há muitas formas de tirar vantagem da Black Friday em 2019, especialmente como um e-commerce. Nesse artigo, vamos dar algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível.

Dicas para fazer campanha para a Black Friday em 2019

Fonte: freepik.

Dicas para fazer campanha para a Black Friday

Um erro frequente entre os pequenos empresários é achar que a Black Friday só vale a pena para empresas grandes, já estabelecidas no mercado. Essa percepção não poderia estar mais errada. Na verdade, qualquer empresa pode fazer campanha para a Black Friday. Esse é um período em que o consumidor está preparado para fazer compras, e vem criando essa expectativa durante o ano todo, logo, não há razão para a sua empresa não aproveitar esse cenário.

Sendo assim, quais são as melhores dicas para fazer campanha para a Black Friday em 2019? Separamos algumas medidas que podem ajudar você e sua equipe a se prepararem para a data.

Quais são as melhores dicas para fazer campanha para a Black Friday em 2019?

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Comece o planejamento com antecedência

Não adianta chegar na penúltima semana antes da Black Friday e querer montar uma estratégia complexa com promoções e descontos. Como qualquer outra campanha de marketing digital, o ideal é que você planeje sua campanha de Black Friday com muita antecedência. Você pode até criar uma antecipação no cliente, usando um e-mail marketing, por exemplo. Desse modo, você cria uma expectativa, e, quando a data chega, o usuário já está ansioso para conferir os descontos nos seus produtos.

Comece o planejamento com antecedência

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Prepare seu site para o fluxo extra

Com a Black Friday, um número maior do que o normal de pessoas vai entrar no seu site, gerando muito mais tráfego. E nada desanima mais um cliente pronto para comprar do que o site cair ou sair do ar. Por isso, tenha certeza de que seu site pode encarar o fluxo de acessos da Black Friday de 2019.

Encare como uma oportunidade de reorganizar seu estoque

Na hora de decidir quais produtos entram em promoção, tenha em mente que o ideal é que os descontos maiores fiquem com produtos mais antigos. Lançamentos, que já são bem atraentes por si só, podem ficar fora das promoções ou com descontos menores.

Prepare seu site para o fluxo extra

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Invista na segurança do seu site

Um fator importante a levar em conta na gestão do seu site é manter um nível de segurança alto durante a Black Friday, para evitar ser prejudicado com hackers. Lembre-se: se você quer fazer campanha para a Black Friday em 2019, é preciso que seu site esteja seguro e imune a ataques externos.

Deixe a sua política de trocas bem clara

Os consumidores vão querer saber a sua política de trocas antes de realizar uma compra. Isso é especialmente importante para o e-commerce, onde as pessoas não vêem os produtos ao vivo antes de comprar. Sendo assim, sempre deixe sua política de trocas ou devolução clara e acessível. Assim, você não corre o risco de perder uma venda porque a pessoa não conseguiu achar sua política de trocas no seu site.

Deixe a sua política de trocas bem clara

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Não faça uso de promoções falsas

Promoções feitas para enganar o consumidor é uma das maiores falhas que um comerciante pode cometer em um evento tão grandioso quanto a Black Friday. Em um mundo cada vez mais conectado, empresas que fazem uso de promoções “maquiadas” viralizam rapidamente, o que acaba com a imagem da marca de uma forma que pode acabar não tendo mais jeito.

Esse tipo de publicidade enganosa é um dos pretextos principais para a perda de clientes, de prospects e da oportunidade de fidelizar novos clientes. Isso porquê a Black Friday é o evento no ano em que as pessoas compram objetos de muito desejo.

A partir do momento em que a empresa dá a oportunidade para o cliente comprar este produto, um elo sentimental é criado entre marca e lead, o que gera a oportunidade de fidelizar o público. No entanto, para isso, precisam ser promoções verdadeiras, mas que não dê prejuízo ao estabelecimento.

Use as redes sociais para engajar

O engajamento com o público é a melhor forma de captar novos clientes para o seu negócio. Os conteúdos postados nas redes sociais para esse fim são fundamentais, principalmente pelo fato de que as redes são a maior vitrine para o seu negócio. Conteúdos bem montados com técnicas de comunicação planejadas de acordo com a persona que sua empresa lida.

Vale destacar que a linguagem muda de acordo com a ferramenta utilizada para a comunicação e, além disso, de acordo com as necessidades e desejos dos clientes que podem estar em redes sociais diferentes. Por isso, estudar com antecedência a estratégia de comunicação é fundamental para que o engajamento seja recíproco.

Marketing Digital e Black Friday

Faça a pesquisa de satisfação e mantenha contato com o cliente

Uma pesquisa de satisfação pós-Black Friday é fundamental para demonstrar que sua empresa se interessa com o bem-estar e com a experiência de compra do cliente. Esse tipo de atitude cria uma ligação emocional com o público, o que fideliza quem já era cliente e gera destaque no mercado, o que proporciona a possibilidade de aumento no número de prospects e leads para o seu negócio.

Aprenda mais sobre marketing digital para fazer campanha para a Black Friday

Para fazer campanha para a Black Friday com sucesso, você precisa de uma estratégia de marketing digital.  A melhor forma de criar seu planejamento para que você tenha um bom desempenho nas vendas durante o evento é em conjunto a uma agência especializada em marketing digital e e-mail marketing, como a Agência IMMA. Ajudamos você a traçar a melhor estratégia para a sua empresa e chegar ao sucesso de vendas e reputação. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento no site!

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

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