4 dicas para encontrar pautas para o conteúdo da sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
22/02/2021
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

Um dos principais obstáculos que o marketing de conteúdo apresenta é a seleção de pautas. Isso porque, mesmo que a estratégia seja promissora, é um grande desafio constantemente encontrar tópicos para a produção de conteúdo.

No entanto, para uma empresa, encarar esse desafio pode ser muito recompensador. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para encontrar pautas para o conteúdo da sua marca. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 dicas para encontrar pautas para o conteúdo da sua marca

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A importância do brainstorm de pautas

Elaborar pautas bem discutidas é fundamental para a sua estratégia de marketing digital, principalmente no que tange ao marketing de conteúdo. Isso porque, o marketing de conteúdo trabalha com o objetivo de captar a atenção do público fazendo-se uso de materiais relevantes.

Dessa maneira, analisar bem o público é fundamental para que o traçar de pautas seja bem assertivo, colhendo o melhor resultado possível na sua proposta de captação de leads por meio da criação de conteúdo.

Ou seja, o primeiro passo para poder fazer uma boa escolha de pautas é entender bem o seu próprio negócio. Neste caso, analisar o seu segmento e entender como você deve se posicionar é essencial para que você possa entender qual é o público que sua comunicação se destina.

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Tendo em vista o seu nicho de atuação, é possível começar a analisar bem o seu público para entender quais são os seus desejos, necessidades e interesses. Neste caso, isso ajuda a fazer com que você entenda qual tipo de conteúdo pode ser mais assertivo.

Com esses dados levantados em mãos, é uma atitude interessante fazer um brainstorm, que nada mais é do que uma espécie de reunião para levantar ideias a fim de pegar o máximo de assuntos possíveis para a criação de conteúdo em cima deles.

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Essa reunião de ideias também é uma prática muito comum na área de comunicação em geral, principalmente com quem trabalha com criação. Isso porque a reunião ajuda a abrir a mente e colocar pra fora as primeiras ideias que estão na cabeça. Essa é, cientificamente, uma das melhores formas de captar boas ideias, principalmente ajudando na criatividade dos profissionais.

Esses conteúdos criados por meio dessa reunião de ideias são valiosos e feitos com o objetivo de atrair um cliente em potencial. É importante ressaltar, ainda, que o marketing de conteúdo norteia todo o planejamento de comunicação de uma empresa. Separando em fases, podemos destacar que o marketing de conteúdo é fundamental no processo de atração e captação de leads, a primeira fase do funil de vendas.

É só a partir da criação de conteúdo e de sua divulgação, é claro, que é possível fazer com que você consiga atingir o seu público. Indo mais além, sua marca só consegue se comunicar com o público-alvo através do marketing de conteúdo, seja em redes sociais, e-mails ou outros modos.

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Descubra quais são as 4 principais dicas para encontrar pautas para o conteúdo da sua marca

Para que uma estratégia de marketing de conteúdo tenha sucesso, ela precisa de constância. Isso significa que não basta produzir um conteúdo bom uma vez: Na verdade, é necessário ter um fluxo de produção regular, postando conteúdo de alta qualidade com frequência.

Mas como encontrar tópicos para cobrir com a sua estratégia de conteúdo? Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Fique atento às novidades da sua área

Não importa em que área você atua: Toda indústria está em constante evolução. Isso significa que sempre existem notícias e novidades aparecendo em qualquer setor do mercado. 

Para o marketing de conteúdo, isso é muito positivo. Criar conteúdo sobre novidades da sua área é uma ótima forma de encontrar tópicos inovadores para abordar. Além disso, você pode acabar sendo uma das primeiras fontes de informações a respeito de algum assunto, o que ajuda na imagem da sua empresa como um todo e aumenta o seu alcance. Vale a pena, então, apostar nessa estratégia.

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Observe a sua concorrência

Hoje em dia, o marketing de conteúdo é uma ferramenta tão popular que muito provavelmente a sua empresa não é a única da sua área investindo nesta tática. E, para encontrar pautas para o seu conteúdo, é uma boa ideia observar o que a sua concorrência está criando.

Mas atenção: Isso não significa plagiar o conteúdo alheio. O plágio, além de ser antiético, é péssimo para a imagem da sua empresa.

Por isso, ao invés de copiar conteúdos, preste atenção nos assuntos que estão sendo abordados. Dessa maneira, você pode encontrar uma nova abordagem para um tópico que já foi discutido por outras fontes, por exemplo. Abrem-se, então, muitas possibilidades para novas ideias.

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Pergunte-se o que um usuário buscaria

Todo conteúdo deve conter uma palavra-chave. E uma palavra-chave é o conjunto de termos digitados na barra de buscas do Google quando um usuário pesquisa por alguma coisa.

Devido a isso, uma forma eficiente de encontrar pautas para o seu conteúdo é se perguntar o que um usuário buscaria sobre a sua área nas plataformas de buscas. Ou seja, pensar em palavras-chave pode servir como base para que você encontre novos assuntos e abordagens.

Você pode inclusive verificar quais são as palavras-chave mais procuradas sobre a sua área para ter ideias. Basta digitar o termo no Google (como, por exemplo, “marketing de conteúdo”) e observar as sugestões de busca (“marketing de conteúdo para iniciantes”, “marketing de conteúdo para empresas”, etc). Essas sugestões podem inspirar bons conteúdos para a sua empresa.

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Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para encontrar pautas para o conteúdo da sua marca, talvez seja uma boa ideia contar com a ajuda de profissionais especializados da área. Para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada com experiência na produção de conteúdo para empresas de diversos portes. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato e faça um orçamento com a agência!

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