4 principais dicas para criar um quiz para a sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
17/07/2021
Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um campo que oferece muito potencial para qualquer marca. E uma de suas vantagens é a sua diversidade. Existem muitas formas de criar conteúdo no mundo online, o que permite que uma estratégia de content marketing tenha diversos aspectos.

Um dos formatos mais inovadores que uma marca pode usar, por exemplo, é o quiz. Ferramenta extremamente divertida, o quiz é um recurso de marketing digital que pode ser muito efetivo.

Mas como fazer um? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos contar quais são as 4 principais dicas para criar um quiz para a sua marca. Continue com a leitura para descobrir!

4 principais dicas para criar um quiz para a sua marca

Fonte: Envato

Descubra quais são as 4 principais dicas para criar um quiz para a sua marca

Se você passear pelas redes sociais, é muito provável que se depare com um ou dois quizzes no meio do seu feed. Isso porque esse tipo de ferramenta é muito popular, principalmente em espaços como o Facebook ou o Twitter.

Existem algumas razões para tal. Para começar, um quiz é um conteúdo muito leve e dinâmico. Ele pode ser consumido rapidamente e normalmente é uma experiência agradável. Assim, para o usuário, é um tipo de conteúdo muito atraente.

Personalize as suas interações com os consumidores

Mas a principal vantagem do quiz é o quanto ele é adequado para o compartilhamento. Se alguém faz um quiz online, provavelmente vai querer mostrar os seus resultados para seus amigos, e conferir o que as outras pessoas tiram. Desse modo, mesmo quando o quiz já está completo, ele ainda tem um alto potencial para gerar interações.

Fica claro, então, que essa é uma estratégia de marketing digital muito eficaz. Mas como fazer um quiz de sucesso? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Use o humor

Um quiz é algo que as pessoas fazem por entretenimento. Portanto, é interessante apostar no humor na hora de apresentar opções ou escrever descrições de resultados. Isso faz com que fazer o quiz seja uma experiência prazerosa, o que estimula o usuário a tornar a fazê-lo mesmo depois da primeira vez, apenas por diversão.

Escolha um tema relevante

O tema do seu quiz deve ser relevante para a área de atuação da sua marca. Por isso, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, um quiz como “qual é o seu estilo” faz todo o sentido. Essa conexão temática permite que a ferramenta seja usada para aumentar o alcance da sua empresa.

Escolha um tema relevante

Inclua imagens

O principal de qualquer quiz são as perguntas, mas isso não significa que a comunicação visual deixe de ser importante. Na internet, é sempre bom complementar qualquer texto com imagens ou recursos gráficos. Com um quiz, não é diferente: Inclua imagens de alta qualidade para tornar o recurso mais atraente para os usuários.

Capriche nos textos de resultados

Para que o usuário sinta que o quiz valeu a pena, os textos dos resultados devem ser bem escritos. Assim, use uma linguagem direta e escreva descrições elaboradas, sempre com muito humor e descontração.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Quiz como ferramenta para gerar engajamento

Podemos dizer que o Quiz é apenas uma das diversas formas de gerar engajamento proporcionada pelas variadas ferramentas oferecidas pela Internet.

Na verdade, o Quiz nada mais é do que uma forma mais interessante e criativa de conseguir interação sem ter que recorrer aos métodos mais genéricos como a publicação de uma arte ou hashtag.

Assim, é possível criar uma espécie de mini game ligado ao conteudo da marca e que seja do interesse do público e, assim, garantir que este conteúdo terá engajamento sem precisar de nenhum tipo de CTA ou mensagem mais direta.

Um exemplo que podemos dar é uma situação em que a Netflix pode tentar testar os conhecimentos do público sobre as séries e, assim, elaborar um Quiz com perguntas sobre os programas que mais fazem sucesso na plataforma.

Com este conteúdo diferenciado, a Netflix pode se destacar ainda mais e melhorar seu posicionamento, além de ser uma ótima forma de engajar e, ao mesmo tempo, educar o público de acordo com o conteúdo que quer ser transmitido.

Ou seja, o Quiz também pode ser muito útil para o sucesso de uma nova campanha de uma marca. Além disso, a empresa pode colher dados de contato do lead justamente por meio desses Quizzes.

Exemplo de Quiz da Netflix

Fonte: Site/ pt.quizur.com

Abertura de novas possibilidades e necessidade de análise para melhorar a assertividade

Logo, abrem-se as portas para o uso de novas estratégias como o próprio e-mail marketing, por exemplo, ajudando, ainda, na separação do público para que o conteúdo possa ser mais direcionado.

Mas, tenha cuidado. É preciso ter atenção ao criar este tipo de conteúdo, pois, embora seja muito bom para o seu engajamento, ele deve ser produzido após bastante estudo do público para melhorar a assertividade.

Dessa maneira, torna-se extremamente necessário que você estude o seu próprio segmento para, assim, identificar quem é o seu público-alvo. A partir daí, é interessante analisar este público e entender quais são os desejos, necessidades e qual tipo de conteúdo pode ser relevante para eles.

Abertura de novas possibilidades e necessidade de análise para melhorar a assertividade

Depois de todo este estudo, você consegue traçar um planejamento de produção de conteúdo mais completa, objetiva e assertiva, tanto na geração de leads quanto na taxa de engajamento.

Esta análise também ajuda muito a acertar na forma como você vai criar o conteúdo, como o Quiz, por exemplo. Aí explica a necessidade de criar baseado em fatos concretos.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência para criar um quiz para a sua marca 

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para criar um quiz para a sua marca, é hora de pensar nisso em termos práticos. E a melhor forma de empregar qualquer estratégia de marketing de conteúdo é com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, como, por exemplo, uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento para obter mais informações. Venha ser parte da IMMA também!

Veja também