4 principais dicas para criar conteúdo no Instagram

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/02/2021
Gestão de Mídias Sociais

Fazer marketing nas mídias sociais é uma ótima opção para qualquer empresa. E, no Brasil, o Instagram é uma das plataformas mais populares. Mas como alcançar o sucesso no site?

Um bom caminho é o marketing de conteúdo. Assim, para ajudar você a utilizar esse recurso, separamos, neste artigo, as 4 principais dicas para criar conteúdo no Instagram da sua marca. Se você quer saber como aplicar essa estratégia para melhorar o seu desempenho na plataforma, continue com a leitura.

4 principais dicas para criar conteúdo para o Instagram

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Por que fazer marketing no Instagram?

Você sabia que o Instagram é uma das principais redes sociais nos dias de hoje? Diferentemente do Facebook, o Instagram é uma das que estão ainda em ascensão, contando com mais de um bilhão de usuários diários. Mas por que a comparação com o Facebook? Bem, a resposta é simples.

O Facebook é visto como a principal rede social, e, de fato, se comprar os números este é mesmo o resultado correto. No entanto, o Facebook está vivendo uma crise e caindo em desuso, principalmente pelos jovens, que usam cada vez mais plataformas como Twitter, Instagram e Tik Tok, largando de mão o Instagram.

Por isso, não vai demorar muito para o Instagram se tornar a principal rede social do mundo, já que ela soube lidar bem com os pontos fracos, e trabalhou bem com eles. Se comparar com Twitter e Tik Tok, essas duas redes não levam vantagem, já que muitas pessoas não gostam da toxicidade do Twitter e muitas outras não confiam no Tik Tok devido a todos os escândalos de vazamento de Informação.

Maneiras de melhorar o desempenho no Instagram

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No caso do Instagram, a principal crítica era sobre a objetificação do corpo perfeito e a busca por likes, que forçam influenciadores e mostrarem um corpo “fake”. A busca pela perfeição por parte dos seguidores acabou gerando mortes e depressão em muitos.

No entanto, o Instagram conseguiu dar a volta por cima nesta questão, escondendo o número de likes nas fotos, o que não faz mais muito sentido aos Influenciadores e, de certa forma, deu uma segurança a mais para os seguidores que se sentiam inseguros da sua própria aparência.

Essa atitude do Instagram foi fundamental para que a plataforma ganhasse créditos com seus usuários e com a própria sociedade. Esse é um exemplo de sucesso de uma empresa que soube fazer do seu ponto fraco uma ótima forma de corrigi-lo e, posteriormente, ganhar mais adeptos.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Dessa forma, o Instagram pode ser visto como uma rede social próspera e com um futuro de ainda mais sucesso. Assim, a tendência é que a plataforma só cresça, o que é um pote de ouro para qualquer empresa. Isso porque, se a marca souber se posicionar na plataforma, é sucesso garantido no planejamento de marketing.

Assim, torna-se fundamental para qualquer empresa saber fazer marketing nas redes sociais, principalmente no próprio Instagram. Isso ajuda na captação de leads e na abertura de portas para mais oportunidades de fidelização.

Use as hashtags com moderação

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Descubra quais são as 4 principais dicas para criar conteúdo no Instagram da sua marca

O marketing de conteúdo é uma ferramenta de marketing digital muito versátil. Como tal, ela se adapta às necessidades de diferentes plataformas e veículos.

Isso significa que, para criar conteúdo para o Instagram, é necessário ir além de dicas básicas de marketing de conteúdo. Ao invés disso, é preciso pensar no que se adequa melhor às especificidades da plataforma.

Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você com essa tarefa. Confira!

Use os Stories a seu favor

Os Stories são uma ferramenta do Instagram que permite que um usuário faça posts que desaparecem após 24 horas. Esses posts ficam em uma barra à parte acima do feed de postagens. Trata-se de um recurso muito popular, e, por isso, ele deve ser incorporado à sua estratégia de conteúdo.

Mas como usar os Stories a favor do marketing de conteúdo? Uma boa ideia é usá-los para promover os seus posts do feed. Assim, sempre que você fizer uma postagem, avise os seus seguidores disso através dos Stories.

Outra boa ideia é criar conteúdo interativo com a ferramenta. Com os Stories, você pode fazer perguntas para os seus seguidores, fazendo enquetes e permitindo que os usuários esclareçam suas dúvidas. Dessa maneira, você aumenta significativamente o engajamento dos seguidores com o perfil da sua marca.

Como gerenciar o Instagram da sua empresa

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Faça infográficos

O Instagram é um site baseado no conteúdo visual. Sendo assim, a comunicação visual é vital para qualquer conteúdo que vá ser postado na plataforma. Desse modo, o ideal é criar conteúdo que possa transmitir informações através de elementos gráficos.

Portanto, um infográfico é um dos melhores tipos de posts que você pode fazer. Infográficos apresentam dados e estatísticas de forma visual. Assim, a postagem oferece informações para os usuários de maneira simples e direta.

Isso torna o seu conteúdo mais atraente para os seguidores. Infográficos também são altamente compartilháveis, o que é muito positivo. Criar esse tipo de conteúdo pode aumentar o alcance do perfil da sua marca no Instagram.

Stories do Instagram para negócio

Divulgue os conteúdos de outras plataformas

Se a sua marca tem uma estratégia de marketing de conteúdo, com certeza você utiliza outros veículos além do Instagram. Por isso, por que não combinar as plataformas fazendo posts no Instagram para divulgar, por exemplo, os posts do blog da sua empresa?

Dessa maneira, você pode fazer com que mais pessoas descubram a sua outra plataforma. Além disso, é um caminho certeiro para criar mais conteúdo para o seu Instagram.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para criar conteúdo no Instagram da sua marca, talvez seja uma boa ideia considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada. Uma agência de marketing digital, por exemplo, poderia administrar as redes sociais da sua marca com sucesso.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Contando com uma equipe altamente qualificada, a IMMA tem experiência com a gestão de redes sociais de empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

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