Dicas para administrar o Instagram da marca 

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
16/01/2021
Gestão de Mídias Sociais

Você sabe quais são as principais dicas para administrar o Instagram da marca? O Instagram é uma ferramenta de marketing digital com grande potencial. Por isso, para empresas, é interessante ter uma presença nesta plataforma.

Mas a criação de um perfil profissional é muito diferente de um perfil pessoal, e é preciso estar consciente dessas diferenças para alcançar sucesso com esse recurso.

Antes de tudo, é importante identificar mais sobre o próprio Instagram, já que antes de trabalhar em uma rede social, é essencial entender mais sobre ela mesma.

Dicas para administrar o Instagram da marca 

O Instagram pode ser conceituado como uma ferramenta muito útil para fazer marketing digital, sendo uma das redes sociais mais populares do mundo, estando na lista das mais usadas pelos brasileiros.

Devido a isso, se uma empresa quer firmar uma presença online para si, esse é um espaço que deve ser ocupado. Mas de nada adianta criar um perfil no Instagram para a sua marca se você não tiver o que postar nele.

De natureza visual, o Instagram é fundamental para quem deseja transmitir uma informação com poucos elementos textuais. Para administrar essa plataforma, é importante entender alguns preceitos básicos dela, principalmente a inatividade.

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Isso se deve pelo fato de que um perfil inativo nas redes sociais pode acabar dando uma imagem de que a marca não está mais funcionando ou que não liga para sua comunicação para com o público, destruindo a relevância da empresa. Com isso, possíveis clientes serão afastados.

Dessa forma, é importante evitar esse cenário postando no Instagram da sua marca com frequência. Isso não significa que você deve postar todos os dias, mas manter uma regularidade de postar pelo menos uma vez por semana é o ideal.

Acontece que poucas pessoas entendem como funciona a plataforma, e, assim, querem ter sucesso com alguma fórmula mágica. Podemos dizer com total certeza que ela não existe, mas que há caminhos bons para seguir visando esse sucesso.

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O primeiro deles é fazer uma análise interna da empresa para descobrir o próprio segmento, destacando, assim o público-alvo. Com isso em mãos, você pode passar a criar estratégias de comunicação no Instagram a fim de ser o mais assertivo possível com esse público a partir da sua análise feita.

Com isso, fica mais fácil conseguir ter sucesso na plataforma. Mas, ainda assim, existem outras atividades importantes, principalmente a maneira de administrar o Instagram. Você não sabe como fazer isso? Não se preocupe, nós separamos algumas dicas para ajudar você a se guiar neste início de caminhada na plataforma.

Por isso, neste artigo, separamos as 5 principais dicas para administrar o Instagram da marca. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

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Descubra quais são as 5 principais dicas para administrar o Instagram da marca 

Estar presente no Instagram não é, por si só, uma garantia de bons resultados para a sua empresa. Na verdade, essa plataforma tem muita complexidade. Para que uma empresa consiga crescer dentro dela, é necessário adotar uma série de estratégias cuidadosamente estruturadas.

Mas que tipo de estratégias são essas? Felizmente, existem muitas dicas que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho da sua marca no Instagram. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Use imagens de alta qualidade para as postagens

O Instagram é uma plataforma que se pauta inteiramente na comunicação visual. Por conta disso, é fundamental que a sua marca utilize recursos sofisticados para se comunicar visualmente através das suas postagens.

Isso significa postar imagens de alta qualidade, que sejam esteticamente atraentes para os seus seguidores. Dessa maneira, o seu perfil se torna muito mais atraente para usuários que possam descobrir a sua marca através do site.

Até porque, por não envolver muito conteúdo textual, é impossível fazer sucesso e administrar bem o Instagram sem se destacar no quesito visual. A plataforma é uma oportunidade de criar uma identidade visual e se destacar no mercado.

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Utilize hashtags relevantes quando postar

Ao fazer um post, é uma boa ideia incluir hashtags que sejam relevantes para o assunto. Isso porque as hashtags servem para facilitar a busca dos usuários. Assim, se uma pessoa quer ver fotos de cachorro, por exemplo, ela pode digitar “cachorro” na barra de buscas, o que vai guiá-la a imagens com essa hashtag.

Mas atenção: A relevância, aqui, é crucial. Colocar dezenas de hashtags aleatórias em uma imagem em uma tentativa artificial de aumentar o seu alcance é uma péssima ideia. Esse tipo de atitude incomoda os usuários, que podem inclusive deixar de seguir a sua página por isso.

O que é uma hashtag

Fonte: Freepik

Inclua uma call to action nos seus posts

Nas redes sociais, é fundamental encontrar formas de aumentar o engajamento que as suas postagens recebem. Uma maneira eficiente de fazer isso é com o uso de CTAs, sigla que significa call to action, ou seja, chamada para a ação.

Uma CTA é um convite para a ação que normalmente sugere ao usuário fazer alguma coisa após consumir um conteúdo. Assim, em uma legenda de post de Instagram, não é incomum encontrar CTAs encorajando os usuários a deixarem comentários na publicação e a marcarem amigos, por exemplo. Estas instruções servem para estimular os níveis de interação que uma publicação recebe.

Como usar a Call to Action no marketing digital

Fonte: Freepik

Crie conteúdo informativo

O marketing de conteúdo faz muito sucesso no Instagram. Então, para administrar o seu perfil com maestria, é interessante fazer uso dessa ferramenta.

Crie conteúdo informativo e poste na sua página. Uma boa escolha é optar por imagens como infográficos, por exemplo, que apresentem as informações de forma visual. Dessa maneira, você cria postagens muito propícias para o compartilhamento.

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Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para administrar o Instagram da marca, o melhor caminho é buscar ajuda especializada. E, para isso, nada melhor do que uma agência de marketing digital.

A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada com especialistas em marketing de redes sociais. E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

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