Dicas de otimização de conteúdo para ele ser realmente lido

Você provavelmente já sabe que ter um blog é importante para se destacar na web, mas também duvida secretamente da frequência com que as pessoas realmente leem até o final qualquer uma de suas publicações. Talvez, tudo o que você esteja precisando seja de algumas dicas de otimização de conteúdo para ele ser realmente lido.

Otimizar conteúdo

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Sem dúvida, você já analisou alguns dados e percebeu que a quantidade de tempo que as pessoas gastam em certas páginas não corresponde exatamente com uma leitura detalhada. Mas isso não significa que você deva desistir. Otimizar seu conteúdo para o consumo pode aumentar significativamente a quantidade de tempo gasto pelos usuários em seu site.

Embora ter um blog envolva, obviamente, escrever, a otimização para mecanismos de busca também é incrivelmente importante. Por isso neste artigo listamos algumas dicas de otimização de conteúdo muito importantes.

Quando você otimiza suas postagens, cria um envolvimento mais profundo com o seu conteúdo, alcançando mais facilmente muitos dos seus objetivos de conversão e tornando o seu site mais visível para os usuários que buscam determinadas palavras-chave.

Então, o que você está esperando? Confira essas dicas de otimização de conteúdo para ele ser realmente lido e comece logo a dirigir mais tráfego para o seu blog:

Conteúdo

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1. Use a formatação em negrito para destacar o texto: se a sua taxa de rejeição e o tempo no site estiverem sendo rastreados corretamente, você já sabe que há muitos visitantes que abandonam seu conteúdo nos primeiros 10 segundos de visita. A maioria dessas pessoas não lê um único parágrafo ou podem até ler um pouco, mas logo decidem que não estão interessadas.

Uma boa solução para isso é mudar como a forma como você está formatando suas publicações para que elas pareçam mais “escaneáveis”. Um estudo conduzido pelo Instituto Poynter revelou que, quando as pessoas se deparam com um artigo cujo parágrafo introdutório está em negrito, 95% dos visitantes examinam pelo menos uma parte dele. Em muitos casos, o parágrafo introdutório é lido até antes do título.

A pesquisa também mostra que enfatizar os aspectos visuais em seu parágrafo introdutório pode aumentar a quantidade de consumo do texto pelos leitores. Portanto, assegure-se de que haja alguma variedade visual em suas publicações.

Marketing de conteúdo

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2. Use marcadores e o formato de lista: aplicar algumas mudanças na formatação do texto pode aumentar significativamente a quantidade de informações que os usuários leem.

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Um estudo realizado pelo grupo Nielsen-Norman analisou um artigo do New York Times e descobriu que, reduzindo a quantidade de informações no artigo, encurtando parágrafos e aumentando os espaços em branco, eles melhoraram a compreensão de texto em 34% apenas reduzindo o tempo de leitura pela metade.

Mais texto não é necessariamente igual a mais informação. Mesmo que você seja um escritor capaz, sempre é possível seguir uma nova direção e criar novas estruturas para seus artigos. Não é sobre quantas palavras você inclui em uma postagem para seu blog, mas sobre se você oferece algo que vale a pena prestar atenção.

Marketing na internet

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Ao pesquisar um artigo diferente do New York Times, os mesmos pesquisadores concluíram que uma escrita mais concisa pode melhorar a abrangência global de um artigo em 12%. Além disso, escrever utilizando marcadores ou o formato de lista pode realmente ajudar a melhorar o foco do conteúdo e deixar os usuários mais satisfeitos com a experiência de leitura.

3. Use os subtítulos estrategicamente: a utilização cuidadosa de subtítulos é fundamental para o engajamento do usuário pois eles não só podem aumentar o consumo do texto entre os leitores em geral, mas também contribuem em manter a atenção daqueles que mudam de foco rapidamente.

Outro estudo do grupo Nielsen-Norman mostrou que as pessoas prestam muita atenção aos subtítulos. Ele sugere que os comerciantes e redatores devem priorizar as duas primeiras palavras dos subtítulos pois são elas tendem a obter a maior parte da atenção dos usuários que têm o hábito de escanear os textos antes de lê-los.

Otimização de conteúdo

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Tente criar uma estrutura para suas publicações que leve isso em conta, inclusive escrevendo os subtítulos com antecedência. Em seguida, combine-os com algumas opções de formatações estratégicas, como o uso de negrito ou marcadores, para que o texto mais importante se destaque.

Uma boa regra geral para lembrar é que os subtítulos devem efetivamente transmitir uma imagem geral de sua publicação e de seu conteúdo como um todo. Facilite a compreensão e assegure-se de que eles se conectem com seu parágrafo introdutório.

4. Use anúncios ao lado do seu melhor conteúdo: se você deseja obter todo o valor de seus anúncios, precisa superar a cegueira entre os visitantes do seu site. Um teste de rastreamento mostrou que anúncios integrados e colocados mais perto do conteúdo mais importante foram vistos 47% mais rapidamente do que os anúncios de banner encaixados aleatoriamente pela página.

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Conteúdo para blog

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Além disso, a área contendo os anúncios integrados foi vista por 451% mais pessoas quando comparada a uma área com banners. O teste também mostrou que essa cegueira em relação ao banner pode ser superada pela colocação de anúncios não tradicionais. Os usuários gastam 4000% mais tempo em áreas com conteúdo real do que aquelas com banners.

De acordo com o estudo, os anúncios colocados em locais não convencionais, como bordas ou entre o conteúdo de texto, são realmente mais eficientes do que os localizados em áreas mais tradicionais. Vale a pena notar que uma das formas mais eficazes de destacar anúncios ou ofertas é fazê-los se parecerem menos com anúncios, eliminando cores contrastantes ou molduras em torno do material promocional.

Quando se trata de marketing, intuir nem sempre é a melhor das ideias, por isso a importância dessas dicas de otimização de conteúdo. Em vez disso, prestar atenção a dados e pesquisas ajuda muito mais a melhorar os níveis de consumo de texto. A longo prazo, isso irá ajudar a aumentar o número de conversões, além do tempo que seus visitantes gastam no blog.

Dicas de otimização de conteúdo para ele ser realmente lido

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Use negrito e aumente os tamanhos entre os parágrafos para que os leitores encontrem melhor as informações importantes, seja conciso, utilize marcadores, crie listas, comece a usar subtítulos para quebrar o texto e vença a cegueira dos usuários colocando seu conteúdo promocional junto dos tópicos que seus leitores realmente querem ver.

Seguindo essas quatro dicas de otimização de conteúdo para ele ser realmente lido você ficará bem mais perto de ter um conteúdo super otimizado que os visitantes provavelmente terão vontade de ler até o fim, permanecendo mais tempo no seu blog.

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Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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