Como melhorar a navegação do site? Essa é uma pergunta fundamental para qualquer empresa que queira criar uma presença sólida na internet. Afinal, criar um site é um dos primeiros passos para a criação de uma estratégia de marketing digital. E, para ter sucesso, o seu site precisa ser eficiente.
Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para tornar o site da sua marca mais agradável para a navegação. Continue com a leitura para aprender sobre o assunto!
Entenda como melhorar a navegação do site com essas dicas
Ter um site é crucial para o marketing online. Isso porque uma grande parte dos usuários que vão descobrir a sua marca vão fazer isso graças ao site. Ele funciona como uma vitrine online para uma empresa.
Diante disso, fica claro que o site de uma marca precisa funcionar bem para que ele possa atrair usuários. Ou seja, a qualidade da navegação que é oferecida para os internautas faz toda a diferença.
Mas como melhorar a navegação do site? A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você com esta tarefa. Confira!
Aumente a velocidade de carregamento
Você sabia que um atraso de apenas um segundo no carregamento do seu site pode reduzir as conversões dele em até 7%? Esse dado demonstra o quanto a velocidade é fundamental para oferecer uma experiência positiva que leve o usuário a querer comprar com a marca.
O motivo para isso é que, na internet, as pessoas têm pressa. O fluxo de informação no mundo online é extremamente rápido: Os usuários são bombardeados com informações e conteúdos novos a cada segundo. Sendo assim, não há tempo a perder, e, se um site for lento para carregar, ele vai acabar sendo ignorado. Portanto, aumentar a velocidade de carregamento do seu site pode ajudar muito.
Opte por um design simples
O design ideal para o seu site é o que simplifica a sua navegação. Isso porque, se um usuário entra na sua página e não sabe o que fazer para, por exemplo, comprar um produto, ele provavelmente vai desistir de fazer a compra. E nenhuma empresa quer isso.
Logo, vale a pena optar por um design de site intuitivo, que seja fácil de entender. Assim, uma pessoa não precisa pensar muito para saber como ele funciona. Dessa maneira, o site se torna mais acessível, o que aumenta o seu alcance e beneficia os seus resultados.
Tenha um site responsivo
É crucial que a navegação de um site seja boa para qualquer tipo de usuário. Isso significa que os internautas precisam ter boas experiências independentemente de qual ferramenta eles estiverem usando para acessar a página.
Em outras palavras, é preciso ter um site responsivo. Um site responsivo é um site que se ajusta a diferentes tamanhos de tela. Desse modo, ele funciona efetivamente em qualquer dispositivo, seja ele um dispositivo desktop ou um dispositivo móvel.
Adotando essa técnica de design, mais usuários conseguem navegar pelo site com facilidade. E isso é positivo para tornar a página da marca mais popular, o que multiplica as chances de conversão.
Por que investir na melhora do site?
O investimento em sites é algo muito discutido nos dias de hoje pois, de maneira errada, muitas pessoas acreditam que as redes sociais substituem o papel de um bom site, o que não é verdade. Os sites são essenciais para todo o trabalho de tráfego orgânico de uma marca, além de ser o principal portal de informações da empresa.
Isso porque, o site conta com informações organizacionais da empresa, apresenta as visões, valores e a missão da marca, é o primeiro ponto para a apresentação de produtos ou projetos, modos de entrar em contato com a empresa e, além disso, é onde funciona uma das principais ferramentas de marketing digital, o blog.
Além disso tudo citado acima, o site acaba sendo responsável pela colocação, muitas vezes, de landing pages, essas que são responsáveis por captar as informações de contatos dos leads para que os mesmos sejam convertidos em clientes e abrindo a oportunidade de fidelização e melhor conhecimento desses leads.
Mas para que todos esses processos funcionem, é necessário que o site tenha um bom funcionamento. Na verdade, de nada adianta investir em criação de conteúdo relevante para o site, melhorar o SEO e toda a otimização se o site é lento, vive travando e apresenta várias características de mau funcionamento.
Por isso, a primeira coisa a se fazer é garantir que o site seja responsivo, tenha um bom funcionamento e seja harmônico para que o cliente não se sinta mal com a fluidez do site. Depois, é preciso pensar se o design é atrativo aos olhos do internauta, como já mencionamos, é interessante optar por um design simples e que simplifica a sua navegação.
Dessa maneira, torna-se necessário entender bem como fazer o site ideal para a sua marca de acordo com o produto ou serviço que você oferece e, assim, desenvolver da melhor maneira possível um site atrativo, harmônico e que siga bem com um funcionamento fluido, evitando que os leads captados pela criação e conteúdo e tráfego orgânico saiam da plataforma por mau funcionamento.
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Contrate uma empresa especializada
Se você não sabe como melhorar a navegação do site, a melhor escolha é contratar uma empresa especializada no assunto, como, por exemplo, uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção.
A IMMA oferece o serviço da criação e gestão de sites para empresas de qualquer porte, trabalhando com eficiência para tornar essa ferramenta o mais eficaz possível. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!