Um podcast pode ser um recurso de marketing digital muito eficiente. Afinal, a transmissão de informação por áudio é cada vez mais popular, especialmente no Brasil (chegando ao ponto em que o ano de 2019 foi considerado o “ano do podcast” no país).
Mas e se você produz o seu podcast, faz o lançamento e descobre que ele não está tendo a recepção que você esperava? Neste artigo, vamos ajudar você a entender por que o seu podcast não está fazendo sucesso e como resolver essa situação. Continue com a leitura para saber mais!

Fonte: Freepik
Descubra por que o seu podcast não está fazendo sucesso e como melhorá-lo
Como qualquer outra ferramenta de marketing digital, o podcast precisa ser usado da maneira correta para produzir bons resultados. Sendo assim, é importante reconhecer que existem muitos erros que podem estar prejudicando a performance do podcast da sua marca.
Felizmente, essas falhas podem ser remediadas. Basta ter atenção e entender o que não se deve fazer ao criar um podcast. A seguir, então, vamos apontar alguns motivos que podem estar sendo determinantes para o desempenho ruim do podcast da sua empresa. Confira!
Porque você não está promovendo o podcast em outros espaços
Para que um podcast faça sucesso, as pessoas precisam saber que ele existe. E a melhor forma de fazer com que os usuários tomem conhecimento da existência do seu podcast é promovendo-o em outros espaços.
As mídias sociais, por exemplo, são muito eficientes para isso. Espaços como o Facebook, o Twitter ou o Instagram permitem que você encontre com facilidade pessoas que possam ter interesse nos assuntos abordados no seu podcast. Por isso, aproveite essas ferramentas para divulgar o seu conteúdo e atrair mais ouvintes.

Fonte: Freepik
Porque você está falando rápido demais
O ideal é que o ouvinte de um podcast não precise fazer nenhum esforço para entender o que está sendo dito no áudio. Assim, é importante prestar atenção para a velocidade da sua fala. Muitas pessoas estão acostumadas a falar rápido demais, podendo até “comer” palavras no meio da frase, o que dificulta a compreensão imediata e pode ser muito prejudicial para a performance do seu podcast. Procure, então, falar pausadamente e de maneira bem clara.
Porque os assuntos que você aborda não interessam à sua audiência
Se você cria um podcast para a sua empresa, é crucial que você tenha um público-alvo em mente. E, ao selecionar os assuntos que serão abordados pelo podcast, você deve escolher tópicos que despertem o interesse desse público-alvo.
Por conta disso, é necessário se manter atento às novidades da sua área, para que você possa sempre estar falando de coisas relevantes. Além disso, é uma boa ideia também prestar atenção nos assuntos abordados pela sua concorrência, para entender melhor o que está em alta em um determinado momento.
Porque a qualidade do áudio está ruim
Ao gravar um podcast, é fundamental ter equipamentos de qualidade para garantir a captura efetiva do áudio. Do contrário, o resultado final pode ter muitos sons externos, ou soar muito baixo, o que prejudica a experiência dos ouvintes. Assim, selecione com cuidado o microfone que você vai usar para gravar o seu podcast.

Fonte: Freepik
Grave um podcast de alto nível com a ajuda de uma agência de marketing digital
Se você não sabe por que o seu podcast não está fazendo sucesso, o melhor é recorrer à ajuda especializada. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção de agência de marketing digital que oferece o serviço de podcast in company. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!