Descubra como se faz marketing de conteúdo com essas dicas

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
15/02/2021
Marketing de Conteúdo

Como se faz marketing de conteúdo? Essa pergunta é de vital importância para qualquer empresário que queira promover a sua marca na internet. Afinal, o marketing de conteúdo é um dos veículos mais eficientes para o marketing digital.

Mas como usar essa ferramenta na prática? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Descubra como se faz marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Descubra como se faz marketing de conteúdo com essas dicas

O marketing de conteúdo é uma técnica de Inbound marketing. E o Inbound marketing busca atrair um cliente até a marca oferecendo alguma coisa para ele. Essa coisa, neste contexto, é um conteúdo que seja relevante para os interesses do usuário em questão.

Sendo assim, o conteúdo tem um propósito claro: atrair um público até a marca. No entanto, esse conteúdo deve ser de alta qualidade e estar disposto de forma gratuita. E, como qualquer outro recurso de marketing online, ele deve ser produzido de maneira estratégica.

Como já abordamos em diversos artigos, vale destacar novamente que o marketing de conteúdo segue a lógica de criar uma espécie de isca que chame a atenção do lead para a marca. No entanto, é interessante levarmos em consideração que essa isca só terá um bom resultado se for, de fato, atrativa para o público em questão. Mas como fazer isso?

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Bem, a resposta é simples, por meio da criação de conteúdo direcionado. Quando criamos materiais direcionados com a preocupação de que eles sejam relevantes ao público, as chances de ter bons resultados na captação de leads é muito superior.

Dessa maneira, devemos dar relevância para este fato na criação de conteúdo, a preocupação com a importância do material para o seu público. Para entender que tipo de material é relevante, antes, é preciso fazer um estudo próprio da marca com o objetivo de destacar o seu próprio segmento e, assim, identificar o nicho que você quer se comunicar.

Após essa análise, é possível criar métodos para estudar este público e levantar suas características, desejos e necessidades. Com essa pesquisa em mãos, tem-se, também, a informação de qual tipo de conteúdo este público do seu nicho julga relevante.

5 dicas para atrair mais alunos para o seu curso online

Fonte: Freepik

A partir daí, pode-se investir em marketing de conteúdo a fim de fazer um material direcionado a partir dessas informação. No entanto, vale destacar, ainda, que nem todo o material relevante traz os resultados esperados. Isso pelo fato de que ele precisa ser bem escrito, apurado e conter informações que enriquecem o conteúdo.

Ao ver um material de um tema relevante para o público, esse público acaba criando uma expectativa que a sua empresa precisa superar. Ao ter um material mal formulado ou mal escrito com informações erradas, isso gera uma perda de credibilidade enorme para a empresa.

4 dicas criativas de marketing de conteúdo que você precisa conhecer

Fonte: Freepik

Por isso, é importante ter cuidado quando o assunto é criação de conteúdo direcionado. A ideia é fazer conteúdos que sejam relevantes para chamar a atenção do público. No entanto, o que vai de fato fazer com que ele se identifique com a empresa é a qualidade deste conteúdo.

Ou seja, o investimento em marketing de conteúdo vai muito além de criar textos para uma empresa. Na verdade, este é um trabalho que demanda muita análise e pesquisa, levantamento de informações, apuração e produção de conteúdo bem elaborado e bem escrito, com todo o cuidado possível pelos profissionais da empresa.

Mas como fazer isso? A seguir, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você com esse objetivo. Confira!

Escolha o seu público-alvo

O marketing de conteúdo trabalha com assuntos que sejam relevantes para os usuários. Mas, para descobrir que assuntos são esses, você precisa selecionar um tipo de pessoa para ser o público-alvo do seu negócio.

Essa escolha é fundamental no marketing online, que funciona muito melhor ao ser direcionado para nichos específicos do mercado. Sendo assim, crie uma persona de marketing para a sua empresa antes de investir no marketing de conteúdo. Dessa forma, você vai ter um alvo claro em mente ao começar a produção da sua marca.

Como administrar uma empresa em home office

Fonte: Freepik

Estude técnicas de otimização

O marketing de conteúdo não pode funcionar bem sem o auxílio do SEO. Isso porque as técnicas de otimização para mecanismos de busca são cruciais para garantir o alcance do conteúdo.

Esse alcance normalmente vem de um aumento nos cliques provenientes de sites como o Google. Desse modo, a otimização faz com que o seu conteúdo obtenha melhores resultados, fazendo com que mais usuários encontrem o que você produzir.

Como usar o SEO no marketing digital

Fonte: Freepik

Use diferentes formatos de conteúdo a seu favor

Existem muitas formas de fazer marketing de conteúdo. E, ao criar uma estratégia para a sua marca, é inteligente evitar se limitar.

Isso significa que você pode criar diferentes tipos de conteúdo. Por exemplo, um determinado tópico pode gerar um texto, um vídeo e um podcast. Essa diversidade de formatos permite que um público mais amplo possa consumir o conteúdo da sua marca.

4 fatores críticos de sucesso no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Divida o seu conteúdo em tópicos

Uma das chaves para o sucesso de um conteúdo na internet é o quão fácil ele é de ser consumido. Isso porque os usuários têm pressa e querem obter informações relevantes da maneira mais rápida que for possível.

Sendo assim, uma boa ideia é dividir o seu conteúdo em tópicos. Isso permite que um usuário que abra um texto da sua marca, por exemplo, possa ir diretamente para a parte que mais o interessa. Desse modo, o conteúdo se torna mais útil.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como se faz marketing de conteúdo, o ideal é contar com ajuda especializada. E, para isso, nada melhor do que contratar uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA tem uma equipe altamente qualificada com experiência na produção de conteúdo para diversos tipos de empresas.

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também