Construímos um relacionamento com uma pessoa por uma variedade de razões. Mas a razão mais convincente é porque gostamos de sua personalidade. E quando se trata de construir relacionamentos com marcas, isso não é realmente muito diferente. Veja 5 dicas para dar personalidade ao conteúdo da sua marca.
Fonte: FreePik.
Quando pensamos sobre as marcas mais reconhecidas no mundo, a grande maioria pode ser descrita como usando traços de personalidade humana. Mas saiba que, antes do sucesso, essas marcas tiveram um monte de problemas para determinar como dar personalidade ao conteúdo.
Essas marcas podem usar uma variedade de táticas para se envolver com seu público em um nível mais pessoal, mas o denominador comum é que todas assumiram traços de personalidade humana dentro de suas comunicações. Tenha em mente que isso não é restrito a mensagens de mídia social, é algo possível de se fazer com praticamente qualquer conteúdo que uma marca produz.
Naturalmente, os resultados de dar uma personalidade mais humana a uma marca dependem do tipo de indústria em que o negócio opera. A criação de personalidade provavelmente terá um efeito muito mais profundo sobre uma marca de cosméticos para mulheres do que, por exemplo, um fabricante de acessórios para transporte a gás.
Não há dúvida de que dar uma personalidade a marca é bom para os negócios. Afinal, muitos consumidores tomam decisões de compra com base nesta personalidade, ao invés de levar em conta outros fatores, como a qualidade do produto ou preço. Pode não fazer muito sentido, mas nós, de fato, atribuímos valor a personalidade de uma marca.
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Estudos mostram que existe uma relação entre a personalidade expressa por uma marca e o quão bem os consumidores avaliam sua atratividade. Além disso, essa atração em relação a personalidade de uma marca pode afetar significativamente a propaganda boca a boca. Essencialmente, quanto mais atraente for a personalidade de sua marca, mais os clientes se sentem atraídos a consumi-la.
Também existem várias outras razões pelas quais dar personalidade ao conteúdo é bom para os negócios. Ela define o tom para a comunicação da marca, ajuda a construir relacionamentos, formando um apego emocional, comunica os traços positivos da marca e a diferencia de seus concorrentes.
Mesmo que os consumidores não admitam, a conexão deles com a marca é impulsionada, pelo menos em parte, pelo que eles sentem em relação a ela. Então, se você está pensando em maneiras de fortalecer sua marca, dar a ela uma personalidade é algo que não pode ser ignorado.
Confira 5 dicas para dar personalidade ao conteúdo da sua marca:
1. Conte uma história: histórias têm o poder universal de tornar palavras simples em conceitos, permitindo-lhes assumir vida própria. Aproveite o poder da produção de conteúdo para contar histórias que vão ajudar a capturar a atenção do seu público e atingir suas emoções, formando laços e construindo relacionamentos fortes com os clientes.
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2. Assuma um ponto de vista particular: não entenda isto de maneira errada. Nenhuma marca deve ser agressiva ou assumir um tom agressivo em relação a seus clientes. Mas você realmente precisa acreditar em seu conteúdo. Isto serve para qualquer tipo de conteúdo que você esteja produzindo, de posts do Facebook até um longo e-book.
Geralmente, as pessoas gostam de ouvir sobre as opiniões dos outros. E saber o posicionamento de uma marca até sobre assuntos aleatórios pode fazer com que um possível consumidor compre um produto ou desista completamente da compra. Lembre-se de que o conteúdo reflete a marca e que qualquer impressão não é, necessariamente, uma boa impressão.
3. Seja espirituoso: ter bom humor pode ser uma ótima forma de ativar pessoas, iniciar conversas e incentivar percepções positivas da marca. Já que o objetivo é construir relacionamentos e as pessoas adoram dar risadas, por que não usar isso a seu favor? Quando feito direito, ser engraçado ou espirituoso pode ajudar uma marca de várias maneiras.
O humor capta a atenção do público e ajuda a marca a se destacar do “resto” de forma mais memorável, o que aumenta a probabilidade de compra. Além disso, o humor pode ajudar a marca a se conectar com seu público para obter uma resposta emocional, tendo em vista que as pessoas passam a enxergar a marca de forma mais humana, e, portanto, mais acessível.
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4. Use o poder da nostalgia: no mundo do marketing, usar o poder da nostalgia pode fazer maravilhas quando se trata de obter uma resposta emocional de sua audiência e poucas coisas fazem isso tão bem quanto lembrar do passado. Há várias maneiras eficazes de criar conteúdo nostálgico para sua marca. Você apenas deve estar ciente do contexto e usar somente o que é relevante a seu público-alvo.
5. Seja provocativo: todo mundo aprecia um bom conteúdo provocativo, ainda mais quando ele é criado por uma marca conhecida. Todos nós amamos um pouco de drama, especialmente quando isso parte de outra pessoa, e é razoável que as marcas tirem proveito disso para fazer seus conteúdos se destacarem.
O mundo online é um turbilhão de notícias, o que cria uma necessidade de conteúdos que causem algum tipo de atenção. Não há necessidade de que tenha que ser algo relacionado a sexo, política ou religião, mas esses tópicos podem realmente atrair a atenção das pessoas. Criar conteúdo provocativo é uma ótima maneira de construir a personalidade da marca, fazendo-a sair de sua zona de conforto.
Mas vale lembrar que alguns conteúdos e opiniões podem realmente impactar negativamente os consumidores em relação a marca que você trabalhou tão duro para construir. Por isso, se você não tiver como sustentar um ponto de vista com ótimos argumentos, tente não criar polêmicas com as quais não vai saber lidar.
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As percepções de sua marca são baseadas na soma de experiências que as pessoas têm com ela. Agora que estamos na era da informação, as relações de audiência com a sua marca vão muito além das criadas nas lojas. Conteúdo rico em personalidade mantém as pessoas entretidas, educadas e fascinadas. Incorporar uma personalidade para sua marca é uma das maneiras mais eficientes de construir uma consciência em relação a ela e, consequentemente, um relacionamento com ela.