Como criar uma identidade visual para a marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/08/2021
Design Gráfico

Você sabe criar uma identidade visual para a marca? A identidade visual de uma empresa pode ser definida como a linguagem visual de sua marca. A empresa a utiliza para se identificar com o público, além de transmitir uma mensagem sobre quem eles são e o que representam.

Este conceito tem sido um fator chave no branding porque é a primeira impressão que um público tem de uma empresa. Essa identidade é criada por meio de designs como logotipos, apresentações, anúncios, sites e embalagens.

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Fonte: Freepik

Ou seja, podemos conceituar a identidade visual como uma impressão geral e unificada de uma empresa. Geralmente é criado por designers, mas o processo de design ainda envolve a entrada de vários departamentos.

A partir daí surge uma dúvida: como criar uma identidade visual para a marca de sucesso? Neste artigo a gente te explica com algumas dicas bem simples e objetivas. Confira!

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Como criar uma identidade visual para a marca de sucesso?

As identidades visuais são a base de todas as marcas de sucesso. Eles estabelecem a voz da marca e se diferenciam da concorrência.

A identidade visual deve refletir a personalidade da empresa – deve ser dinâmica, colorida e representar uma ampla gama de emoções. Além disso, deve ter um design preciso que seja facilmente reconhecível em comunicados à imprensa e outros materiais de marketing.

É fácil criar uma identidade visual para marcas de sucesso porque elas já têm uma imagem estabelecida na cabeça quando iniciam seus negócios. Tudo o que você precisa fazer é criar um logotipo que combine com a personalidade e a paleta de cores da sua empresa.

Design para sites de empresas

Fonte: Envato

No mundo competitivo de hoje, é importante que as marcas tenham um visual único que se destaque de outras marcas. Essa criação será utilizada em todas as etapas do marketing e pode ser uma oportunidade de usar a criatividade para tornar sua marca memorável e reconhecível.

Um exemplo disso: o tom vermelho que só a Coca-Cola usa, por exemplo. É um tipo de vermelho que basta bater os olhos que a pessoa lembra imediatamente da empresa de refrigerante.

4 etapas para criar uma identidade visual

É fácil se deixar levar pelo elemento de identidade visual ao trabalhar em um projeto. Pode parecer que há muita pressão para produzir algo que seja esteticamente agradável.

Isso pode resultar em uma série de problemas e, em última análise, uma identidade visual insatisfatória para o seu projeto. Portanto, veja as 3 principais etapas para criar uma identidade visual para a marca:

Identifique um tema ou conceito para o seu projeto

Cada marca tem um tema ou conceito específico que a diferencia das demais empresas. A ideia da sua marca é o que você vai focar e ter novas ideias para fazer sua marca se destacar.

As marcas precisam se diferenciar de seus concorrentes, o que às vezes pode ser difícil. Uma maneira é associando-se aos mesmos conceitos “universais” como amor ou felicidade, mas, ao mesmo tempo, buscar um conceito que o diferencie dos demais.

Como criar uma identidade visual para a marca

Fonte: Freepik

Pense nas cores que deseja usar e quais fontes deseja usar

Quando você está procurando uma fonte para usar, é importante pensar sobre quais emoções você deseja que seu público sinta.

Ao decidir sobre as fontes, considere as cores que serão usadas em seu design ou logotipo. Por exemplo, se você deseja um esquema de cores calmantes para seu site, considere o uso de azul claro e verde como suas cores primárias.

Relação entre design gráfico e mídias sociais

Fonte: Freepik

No caso das paletas de cores de nossas identidades visuais, elas serão a primeira impressão que um visitante terá. Isso é especialmente verdadeiro para sites, onde os visitantes podem não ter tido nenhuma interação com a marca antes.

As cores da sua marca podem contar uma história e podem influenciar a maneira como as pessoas o veem. Para garantir que suas cores sejam complementares e harmoniosas, é importante pensar sobre elas antes de começar a projetar.

Comece com o design do logotipo

O design do logotipo é uma parte crucial da estratégia de marca de qualquer empresa. Essa é uma das principais formas pelas quais as empresas se diferenciam dos concorrentes.

A criação de logos evoluiu imensamente nos últimos anos e mudou a maneira como as pessoas pensam sobre suas marcas e empresas. Com esse desenvolvimento, os designers de logotipo são capazes de criar logotipos mais exclusivos com menos esforço.

Design e marketing digital

Fonte: Freepik

Busque por inspiração antes de criar a sua identidade

Sendo um artista, pode ser um desafio encontrar o próprio estilo pessoal e a capacidade de criar a identidade Existem tantos recursos no mundo, mas o que é ainda mais difícil do que encontrar seu estilo ou criatividade é descobrir para quem você deseja criar arte.

Por isso, busque sempre por ideias e inspiração para dar um start na sua mente antes de começar a criar. Isso ajudará a dar uma forma de brainstorm.

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Por que a identidade visual é importante para todas as marcas?

A identidade visual é importante para todas as marcas porque define o clima ou o tom para que as pessoas se conectem com um determinado produto ou serviço. Se você está procurando um exemplo, pense em como a Apple projeta seus produtos para que pareçam convidativos e simples.

O segredo é encontrar seu próprio estilo que funcione bem com sua marca, pois será único e memorável quando comparado ao estilo de design de todos os outros.

A arma mais potente de um designer é a inspiração

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Por que você deve escolher um logotipo de empresa que se destaque na multidão

O logotipo de uma empresa é a primeira coisa que as pessoas veem quando se deparam com uma empresa, como já havíamos mencionado. É a cara do seu negócio e precisa ser projetada com cuidado para que possa ser notada. Um logotipo deve transmitir uma mensagem sobre sua marca e destacá-lo de seus concorrentes.

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Crie a identidade visual da sua empresa com a ajuda de uma agência de marketing digital

A agência de marketing digital pode ajudá-lo a criar a identidade visual de sua empresa por meio de uma variedade de workshops de branding digital que podem ajudá-lo a otimizar seu site, mídia social e outras plataformas online.

Depois de criar a identidade visual de sua empresa, a agência de marketing digital, como a Agência IMMA, também pode ajudá-lo com publicidade em mídia social e outras estratégias de marketing online.

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