Como criar uma estratégia de geração de leads

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/08/2021
Marketing Digital

Você sabe como criar uma estratégia de geração de leads? A geração de leads é um dos aspectos mais importantes para qualquer negócio. Também é considerada uma estratégia de marketing que ajuda a novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Para gerar leads de qualidade, você precisa ter uma estratégia em vigor. Isso inclui ter um público-alvo, entender as necessidades do seu público e saber como criar conteúdo que os atraia para o seu produto ou serviço.

A geração de leads também pode ser alcançada por meio do marketing de mídia social, mas não é tão eficaz porque os consumidores nem sempre desejam clicar nos links que encontram em seus feeds. Outra estratégia é o marketing por e-mail. Pode ser uma estratégia eficaz de geração de leads, mas exige muito tempo e esforço do seu final.

Como criar uma estratégia de geração de leads

Fonte: Freepik

Neste caso, a chave é ter certeza de que você está colocando sua estratégia de geração de leads no lugar certo. Até porque, como já mencionamos, existem muitas maneiras de criar uma estratégia de geração de leads, como e-mail, mídia social e SEO. Cada um desses canais tem públicos diferentes e, portanto, exigem estratégias diferentes.

É importante que sua empresa tenha uma compreensão clara dos tipos de leads que você deseja, para que possa encontrar o melhor local para sua empresa.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Como criar uma estratégia de geração de leads

Essa estratégia de marketing se concentra na aquisição de novos leads por meio de várias fontes. Essa geração ajuda a expandir seus negócios e aumentar a receita, atraindo novos clientes, referências e parceiros. O principal objetivo da geração de leads é despertar o interesse pelo seu produto ou serviço.

No entanto, é importante destacar que ela funciona melhor quando é segmentada em estratégias diferentes, como estratégia de marca, campanha de marketing por e-mail, estratégia de conteúdo, etc.

Ou seja, as estratégias de geração de leads são importantes porque geralmente é difícil conseguir clientes em potencial suficientes em seu site, podendo, ainda, ajudar a aumentar as conversões, vendas e receitas a longo prazo.

Entendendo mais sobre leads

Fonte: Freepik

O que deve ser incluído em uma estratégia eficaz de geração de leads?

As estratégias de geração de leads vêm em uma variedade de formas, mas as mais bem-sucedidas geralmente são baseadas em uma campanha de marketing por e-mail.

Isso ocorre porque as campanhas de marketing por e-mail permitem que você atinja seu público-alvo e envie a eles conteúdo que eles provavelmente acharão interessantes.

Além disso, as campanhas de e-mail marketing permitem que você segmente seu público, para que possa atendê-lo melhor com conteúdo relevante e com a melhor chance de convertê-lo em clientes. Muitas empresas usam estratégias de geração de leads como parte de sua estratégia geral de marketing digital.

Os 5 erros mais comuns de e-mail marketing

Fonte: Envato

No entanto, eles também os usam como parte de um processo de vendas ao tentar ajudar seus clientes a fazer compras ou aprender mais sobre seus produtos e serviços. Mesmo assim, o e-mail marketing necessita de dados de contato para que sejam enviados.

Por isso, ele não é considerado o primeiro passo, sendo este a otimização de conteudo e a geração de materiais relevantes. Esses sim que chamam a atenção do leitor e apresentam uma aba para que ele deixe seu contato.

Ou seja, entre os principais tópicos que devem ser incluídos, destacamos: conteúdos relevantes e bem otimizados, apresentação de uma proposta e demonstração de que sua empresa tem algo a mais para oferecer, o que fará com que o lead deixe seu contato de e-mail, por exemplo.

4 etapas para obter mais leads e entender como criar uma estratégia de geração de leads

Tenha confiança em sua capacidade de ter sucesso

Você terá que começar pequeno, mas crescer à medida que avança. Não se preocupe com quantos leads você obtém no início, mas concentre-se em gerar leads e construir um relacionamento com seu público-alvo.

Aborde as pessoas que estão comprando ou vendendo

É importante ser capaz de abordar as pessoas que estão comprando ou vendendo. Isso permitirá que você inicie uma conversa e quebre o gelo.

Não importa se você está lançando uma ideia ou apenas pedindo ajuda, é importante que você aprenda a se aproximar das pessoas que estão comprando ou vendendo para que você possa iniciar uma conversa e entender melhor o seu público.

Acerte o seu público-alvo

Fonte: Freepik

Estude melhor as necessidades do seu público

A eficácia do seu marketing é definida pela qualidade dos seus leads. Ao estudar as necessidades e preocupações do seu público, você será capaz de gerar leads com uma mensagem personalizada que atenda às suas necessidades específicas.

O primeiro passo para a geração de leads eficaz é entender seu público. Eles entrarão em contato com uma variedade de mensagens a cada dia – algumas pessoais, enquanto outras são profissionais, algumas que os atraem, enquanto outras não. Você pode descobrir o que impulsiona a ação estudando essas mensagens e como elas afetam o comportamento do seu público.

Crie conteúdo de alta qualidade que atenda às necessidades do seu público-alvo

Fonte: Freepik

Entenda como envolver o seu público com conteúdos relevantes

A maioria das pessoas não está propensa a comprar algo na primeira vez que vê ou ouve falar dele. Portanto, é crucial fazer uma conexão com seu público e construir confiança antes de pedir o dinheiro em troca.

Para estabelecer essa conexão, você precisa saber como seu público se sente quando encontra seu conteúdo. Suas emoções são positivas? Negativas? Confusas? Se você sabe disso, pode criar o conteúdo de acordo.

Se o seu conteúdo ressoa com eles em um nível pessoal e os faz querer mais informações sobre o assunto, eles estarão mais inclinados a agir. Isso te ajudará a entender como criar uma estratégia de geração de leads.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Invista em uma agência de marketing digital para gerar mais leads

Agora que você sabe como criar uma estratégia de geração de leads, destacamos que a melhor maneira de gerar mais leads é fazendo parceria com uma agência de marketing digital especializada em gerar leads de alta qualidade. A Agência IMMA, por exemplo, pode ajudar a sua empresa a gerar leads de várias fontes.

Atualmente, as agências de marketing digital são a escolha mais popular para empresas que buscam gerar mais leads por meio da criação de conteúdo e construção de reconhecimento de marca. Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento.

Veja também