Criar um site responsivo para a empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/01/2022
Criação de Sites

Quais são as melhores dicas de como criar um site responsivo para a empresa? Primeiramente, é importante entender que um site responsivo é um site projetado para funcionar em todos os dispositivos.

Ele ajusta o layout da página para se adequar ao tamanho da tela do dispositivo que a visualiza, o que significa que não importa se alguém está visualizando seu site em um computador desktop, tablet ou celular. Um site responsivo ainda ajudará você a capturar leads porque as pessoas têm maior probabilidade de converter quando podem ver seu produto em seu próprio idioma e em seu próprio dispositivo.

Como criar um site responsivo para a empresa?

Fonte: Envato

Até porque, com tantas pessoas usando seus smartphones e tablets hoje em dia, é essencial que as empresas tenham um site compatível com dispositivos móveis. Dessa forma, eles podem capturar leads de clientes em potencial que estão navegando em seus sites enquanto estão em trânsito.

Neste artigo, a gente te explica um pouco mais sobre como criar um site responsivo para a empresa e quais são as principais diferenças de sites estáticos e dinâmicos. Quer saber mais sobre o conteúdo? Então não perca o conteúdo abaixo e confira mais artigos como esses no nosso blog.

Como criar um site responsivo para a empresa?

Um site responsivo é um site que ajusta automaticamente seu conteúdo ao tamanho da tela do dispositivo em que está sendo exibido. Isso garante que os usuários possam visualizar o mesmo conteúdo em qualquer dispositivo e a qualquer momento.

O primeiro passo é pesquisar bastante sobre o que outras empresas fizeram nesse sentido, para que você possa ter uma ideia clara de como deseja que seu site seja. Depois de terminar a pesquisa, é hora de começar a projetar seu site.

Agência de Gestão e Criação de Sites

Certifique-se de que o design seja compatível com todos os dispositivos e navegadores, para que as pessoas possam acessar seu site sem problemas. O próximo passo é codificar o site, que inclui adicionar conteúdo, imagens, vídeos etc., além de garantir que tudo funcione bem em diferentes dispositivos.

Finalmente, é hora de testar e depurar, verifique se tudo funciona corretamente em diferentes navegadores e dispositivos antes de iniciar.

Se você deseja um site com melhor aparência que possa ser acessado de qualquer dispositivo, é aconselhável investir em alguns bons serviços de web design, bem como em alguns bons serviços de desenvolvimento web. Existem três tipos de web design responsivo: fluido, elástico e adaptativo.

Como criar um site em WordPress para empresas

Fonte: Envato

O layout fluido tem uma única coluna que se expandirá ou encolherá para preencher a tela. Esse tipo de design é melhor para sites com muito texto ou imagens com pouco texto.

Um layout elástico terá uma única coluna que se alongará e encolherá dependendo do tamanho da tela. Esse tipo de design é melhor para sites com muito texto ou imagens, mas também com algum tipo de recursos de navegação.

Um layout adaptável se adapta a qualquer tamanho de tela e pode ser usado para qualquer tipo de site, pois possui elementos de tamanho fixo e elementos que são redimensionados dependendo do tamanho da tela.

Design para sites de empresas

Fonte: Envato

Qual é a diferença entre sites estáticos e sites dinâmicos?

Sites estáticos são construídos com HTML, CSS e JavaScript. Eles não dependem de um banco de dados para armazenar conteúdo. Eles geralmente são projetados no Adobe Dreamweaver ou em outro software de design da web.

Sites dinâmicos são construídos usando linguagens do lado do servidor como PHP, ASP.NET, JSP, Ruby on Rails, Python e Perl para gerar as páginas que você vê quando visita o site em seu navegador. O banco de dados geralmente é MySQL ou outro tipo de banco de dados que armazena o conteúdo do site.

Sites estáticos são estáticos porque funcionam apenas com arquivos HTML estáticos, o que significa que não podem fornecer nenhum recurso dinâmico, como conteúdo personalizado ou formulários de registro de usuário, sem editar manualmente cada página manualmente toda vez que uma alteração é feita.

O que torna um site responsivo?

Um site responsivo é um site que responde ao tamanho e orientação do dispositivo em que está sendo visualizado. O conteúdo muda conforme o tamanho e a orientação do dispositivo mudam. Existem diferentes abordagens para projetar um site responsivo.

A primeira abordagem é criar um design único que funcione para todos os dispositivos, mas isso pode resultar na exibição do conteúdo de maneiras indesejáveis em alguns dispositivos.

Agência IMMA | Criação de Sites

A segunda abordagem é criar vários designs, um para cada tipo de dispositivo, mas isso pode ser demorado e caro. A terceira abordagem é criar um design que funcione para a maioria dos dispositivos, mas isso pode fazer com que o conteúdo não seja exibido corretamente em alguns dispositivos.

A quarta abordagem é usar consultas de mídia e pontos de interrupção que permitem fornecer designs ou estilos diferentes em diferentes tamanhos de tela.

Melhores práticas para criar um site mais responsivo com a experiência do usuário em mente

Práticas recomendadas para criar um site mais responsivo com a experiência do usuário em mente:

  • Use técnicas de design responsivo para criar um site que seja flexível e se ajuste ao tamanho da tela em que está sendo visualizado.

  • Certifique-se de que seu site carregue rapidamente e não cause nenhum atraso para o usuário.

  • Mantenha seu conteúdo curto e conciso.

Agência de Gestão e Criação de Sites

Contrate uma agência de marketing para criar o seu site

Contratar uma agência de criação de sites é uma das melhores maneiras de criar um site para sua empresa. Eles se encarregarão de projetar, codificar e promover seu site. Uma agência de marketing pode ser grande ou pequena, dependendo do que você precisa dela.

Dessa forma, você deve contratar uma agência de marketing se quiser focar no seu produto ou serviço e não no aspecto do marketing digital. Só profissionais poderão garantir que seu site fique bem assertivo e ajude a captar leads.

Nós, da Agência IMMA, por exemplo, cuidamos de todas as suas necessidades de marketing na Internet. Eles podem desenvolver um site para você, criar uma comunidade online, anunciar no Google Adwords, criar anúncios no Facebook ou executar campanhas de otimização de mecanismos de pesquisa, por exemplo.

Veja também