Você sabe quais são as etapas para criar um plano de marketing no Instagram? O marketing e as redes sociais são dois dos aspectos mais importantes da gestão de uma empresa. Não basta ter um site e ter conteúdo nele.
É importante entender como seu produto ou marca pode ser promovido nessas plataformas e como eles devem ser gerenciados para maximizar o valor de marketing que eles trazem.
Existem muitos benefícios para as empresas quando elas têm uma estratégia de mídia social em vigor. Eles podem aprender mais sobre seus clientes, promover produtos e serviços, obter feedback, monitorar concorrentes e ajudar a construir uma comunidade.
Em 2018, houve um aumento na popularidade de plataformas de mídia social como o Instagram, que teve um aumento de 300% em relação ao ano passado em seu uso (de 6 bilhões de curtidas por dia). Isso mostra que as marcas precisam prestar atenção ao que está acontecendo online, pois está se tornando cada vez mais popular.
Por todo este cenário de crescimento exponencial do Instagram, nós separamos as 5 principais etapas para criar um plano de marketing no Instagram. Quer entender melhor? Veja o nosso novo conteúdo.
5 etapas para criar um plano de marketing no Instagram
Para criar um plano de marketing de sucesso no Instagram, é importante entender seu público e o tipo de conteúdo que eles gostariam de ver.
O aspecto mais importante da criação de um plano de marketing do Instagram é ter um objetivo claro. Isso o ajudará a definir objetivos claros para sua conta. A seguir, então, veja as 5 principais etapas para criar um plano de marketing no Instagram.
Entenda as necessidades do cliente e as metas de negócios
Quando se trata das necessidades do cliente, podemos nos concentrar nos desejos ou nas necessidades. Um cliente pode querer algo específico, mas ainda precisa ser capaz de fazer outra coisa.
A importância de entender as necessidades do cliente é que isso ajuda na criação de conteúdo que atenda às suas expectativas. Existem muitas maneiras pelas quais as empresas podem atender às necessidades e metas de seus clientes. Isso inclui vários tipos de estratégias de marketing, criação de conteúdo, desenvolvimento de produtos, etc.
Compreender o que seus clientes desejam e precisam agrega uma camada de valor para as empresas e também para seus clientes.
Configure o seu perfil no Instagram para uma estratégia de marketing mais assertiva
O mais importante sobre o seu perfil é certificar-se de que você está postando de forma consistente. Isso significa postar pelo menos uma vez por dia e atualizar seu perfil com novos conteúdos a cada poucos dias.
Isso também significa não usar hashtags diferentes de #brand, #brands ou #companyname – a menos que você esteja postando conteúdo de outra pessoa que use hashtags. É importante, ainda, configurar as informações na sua bio de forma que não gere dúvidas ao cliente em potencial.
Defina as métricas que você usará para medir o sucesso de sua campanha
Para muitas marcas, o sucesso de sua estratégia de marketing no Instagram é medido em termos de crescimento e engajamento de seguidores.
Uma métrica importante para medir o sucesso de sua estratégia de marketing do Instagram é quanto tempo você gastou no aplicativo. Se você passar muito tempo no aplicativo, isso pode atrapalhar seus seguidores e o engajamento em outras plataformas de mídia social.
Para analisar seus dados, considere o envolvimento em diferentes períodos de tempo, bem como comparações baseadas em localização. Além disso, você também deve rastrear outras pessoas interessadas em seu produto ou serviço para ver se elas também estão engajadas em seu conteúdo.
Desenvolva conteúdo de postagem que seja popular para o público-alvo no Instagram
O conteúdo popular entre os usuários do Instagram pode ser encontrado por meio de hashtags como #happymonday, #instaselfie, #selfiequeen ou #photography.
Para aproveitar essa veia de popularidade no Instagram, você precisa ter sua própria voz única na forma de boa escrita e fotos cativantes que as pessoas queiram compartilhar com seus amigos neste site de mídia social.
Programe postagens para serem enviadas em horários específicos
Você pode programar o envio de suas postagens em horários específicos, usando a ferramenta Programar na página Perfil da sua conta.
A ferramenta de programação em seu perfil foi projetada para ajudá-lo a enviar postagens em uma programação pré-determinada. Você também pode usá-lo para enviar postagens em horários específicos para uma melhor chance de chamar a atenção do seu público-alvo.
Quais elementos devem ser incluídos em uma estratégia de marketing no Instagram?
Para tirar o máximo proveito do Instagram, as empresas devem considerar quais elementos devem ser incluídos em suas estratégias. Isso inclui a postagem de imagens, legendas, filtros geográficos para postagens de conteúdo relacionado à localização e vídeos que falam diretamente ao público.
Uma estratégia de marketing no Instagram deve começar com os objetivos da sua marca e, em seguida, considerar o seguinte:
- Criação de conteúdo;
- Público-alvo;
- Público demográfico;
- A frequência de postagem;
- Hashtags.
Por que o Instagram é importante para o marketing da empresa?
O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais importantes para o marketing da empresa porque é uma plataforma que prioriza os dispositivos móveis.
A principal razão pela qual o Instagram é tão importante para o marketing da empresa é porque ele é uma plataforma móvel, o que significa que os usuários estão usando aplicativos diferentes como Snapchat ou Twitter em seus smartphones e não no computador desktop ou laptop.
Outra razão pela qual o Instagram é tão importante para o marketing da empresa é o Instagram Stories, que permite às empresas compartilhar conteúdo com seus seguidores sem ter que postá-lo publicamente no Instagram. Sem falar do número de usuários da rede social.
Faça a gestão do seu Instagram com a ajuda de uma agência de marketing digital
Uma agência de gestão de rede social, como a Agência IMMA, pode ajudá-lo a ganhar seguidores no Instagram e também gerar conteúdo de alta qualidade para sua marca que ajudará outras pessoas a se envolverem com você.
Como o número de usuários no Instagram continua a crescer, fica cada vez mais difícil para seus usuários ou empresas gerenciarem seus próprios feeds.
Pode ser estressante e difícil quando você não tem certeza sobre o que é uma boa postagem e o que não é, porque não há uma resposta certa quando se trata de envolvimento na mídia social. Com uma agência de marketing digital ao seu lado, essa incerteza vai embora.