O que você precisa saber quando estiver criando uma personalidade para a marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/01/2021
Marketing Digital

Atualmente, existem muitas marcas de diversos portes brigando por espaço no mundo online. Sendo assim, para um empresário, é crucial encontrar formas de se destacar.

E, em um mercado altamente competitivo, você quer que os usuários vejam a sua empresa de forma única. Uma das maneiras de fazer isso é construindo uma identidade para o seu negócio.

Essa identidade deve conter uma personalidade. Mas como fazer isso? Para ajudar a responder essa pergunta, neste artigo, vamos explicar o que você precisa ter em mente quando estiver criando uma personalidade para a marca. Continue com a leitura para aprender!

O que você precisa saber quando estiver criando uma personalidade para a marca

Fonte: Freepik

O que você precisa saber quando estiver criando uma personalidade para a marca

A ideia de identidade de marca, ou brand identity, não está necessariamente ligada apenas à realidade de uma empresa. Ela tem mais a ver, na verdade, com a imagem que a empresa gostaria de passar para os consumidores.

Desse modo, fica claro que a identidade de uma marca é um importante ponto de partida para pensar em estratégias de marketing. Isso porque as iniciativas feitas para vender os seus produtos ou serviços devem contribuir diretamente para a construção dessa identidade.

Assim, é crucial que haja um senso de coerência entre as ferramentas de marketing digital usadas pela sua empresa. E é aí que entra a importância de fatores unificadores como uma personalidade.

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Fonte: twitter.com/NetflixBrasil

Além disso, também é fundamental entender qual tipo de pessoa se relacionaria com o seu público-alvo e, ainda, compreender todas as características desse público.

Isso ajuda a fazer com que você crie uma persona mais assertiva e com mais chances de cativar o seu público direcionado. Um exemplo claro de quem faz isso é a Netflix, que criou uma espécie de persona que se comunica como um humano nas redes sociais.

Gerenciamento de Instagram

Fonte: Instagram/@netflixbrasil

A ideia é humanizar a marca, torná-la mais próxima da realidade do público, acabando com os discursos robóticos e com a comunicação unidirecional. Ou seja, a ideia da Netflix é criar uma espécie de amigo dos seguidores, compartilhando sentimentos e emoções, dando alma para a marca.

A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você a criar esse atributo para a sua marca.

A personalidade deve atrair o seu público-alvo

Criar uma personalidade para a sua marca é uma tarefa que não pode ser feita às cegas. Isso porque você vai estar cunhando uma personalidade feita para atrair um segmento específico de clientes.

Esse segmento é o seu público-alvo. No marketing digital, é fundamental adotar técnicas de marketing direcionadas para audiências específicas, porque do contrário as suas iniciativas ficam vagas e desfocadas.

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Fonte: Freepik

Por conta disso, na hora de pensar em qual será a personalidade da sua empresa, você deve ter em mente quem é o seu público-alvo. Portanto, crie uma identidade que vai ser atraente para esses consumidores.

Assim, você torna a sua comunicação mais assertiva, fazendo com que as suas estratégias traçadas tenham um bom efeito e colha os melhores resultados.

Afinal, não é simples criar conteúdo e lidar com o público na internet, não é apenas criar e postar. é necessário entender com quem você está lidando para conseguir compreender quais são as melhores formas de gerar engajamento.

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O tom de voz é fundamental

Todo conteúdo que uma empresa produz é feito com um determinado tom de voz. Esse tom de voz inclui a linguagem que você emprega e como você a usa.

Assim, você deve garantir que o tom de voz usado nas suas iniciativas de marketing online seja coerente com a imagem que você quer passar da sua empresa.

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Por exemplo: se a sua marca tem um público-alvo jovem, não é uma boa ideia usar um tom muito sério ou severo. Ao invés disso, aposte em técnicas de comunicação mais descontraídas.

Mas é claro que isso vai variar de acordo com o seu segmento de atuação. Se a sua empresa é voltada ao ramo acadêmico, por exemplo, uma linguagem jovial pode não ser a melhor estratégia.

Agora, se você lida com um público mais atual, essa pode ser a melhor saída para a sua estratégia de comunicação, principalmente se você entende qual o melhor tipo de conteúdo de acordo com o seu nicho.

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Invista também no aspecto visual

A personalidade de uma marca não consiste apenas em seus conteúdos escritos. Na verdade, as táticas de marketing visual são igualmente importantes para sua construção.

Isso significa que recurso gráficos têm um papel vital na construção da identidade da sua empresa. Por isso, aposte também na comunicação visual para criar essa personalidade e transmiti-la ao público.

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Contrate uma agência de marketing digital

Quando você estiver criando uma personalidade para a marca, o ideal será poder recorrer à ajuda especializada. Vale a pena, então, pensar na possibilidade de contratar uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Contando com uma equipe altamente qualificada, a IMMA oferece uma série de serviços de marketing online que podem contribuir para a construção da identidade da sua empresa.

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