Facebook Pixel

Conteúdo perene ou tendências: o que você deve usar na sua estratégia de marketing digital?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sempre ocorrem debates quando se trata de trabalhar conteúdo perene ou tendências. Afinal, ambos fornecem benefícios. Mas é melhor se empenhar com conteúdo perene ou tendências? O que você deve usar na sua estratégia de marketing digital?

Conteúdo perene ou tendências

Fonte: Freepik.

Vale mais a pena investir em conteúdo perene ou tendências?

Tendências são excelentes para obter exposição instantânea sobre notícias específicas, mas o conteúdo perene tornou-se conhecido por fornecer valor para leitores novos e antigos. Mas será que você realmente sabe qual a diferença entre esses dois tipos de conteúdo e por que isso importa quando se trata de marketing digital?

Afinal, usar conteúdo perene ou tendências? Primeiro é necessário entender cada um. A melhor maneira de descrever as tendências é dizendo que elas são mais como tópicos de notícias. Esse é o tipo de conteúdo que vemos (e compartilhamos) muito no Facebook por alguns dias, até que as notícias são atualizadas, o que dá início a novas tendências. Isso oferece aos comerciantes exposição instantânea, mas acabam sendo esquecidas muito rápido.

Quando acontece um grande evento, por exemplo, ele acaba se tornando uma tendência da noite para o dia. Gera-se muito ruído em torno deste tópico, principalmente nas mídias sociais, e os sites de notícia ficam contando detalhes continuamente. Mas, assim que o evento passa, em algumas semanas, tudo acaba esquecido.

Criação de conteúdo

Fonte: Freepik.

Já o conteúdo perene pode ser descrito como um conteúdo que é muito mais informativo e benéfico para o leitor. Se você pesquisar nos motores de busca sobre ajuda para resolver um problema específico, você encontrará muitos artigos educativos, que ensinam a fazer algo ou dão dicas sobre o assunto.

Um conteúdo perene extremamente útil tende a reunir backlinks de qualidade ao longo do tempo. Isso ajuda não apenas o material a se tornar popular, mas também a posição do site nos rankings dos motores de busca. Conteúdos perenes de qualidade também conseguem receber um bom número de ações, como compartilhamentos sociais, o que faz com que eles se popularizem ainda mais.

Quando você olha para as notícias mais recentes publicadas no Facebook e no Twitter que estão fazendo sucesso, você verá que elas instantaneamente se tornam tão populares como algo foi semanas antes. E esse é o principal benefício das tendências quando se trata de marketing: tornar-se viral rapidamente. É por isso que muitas marcas adoram se envolver com tendências.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Mas você deve lembrar que não é o conteúdo do Facebook ou Twitter que usuários buscam quando precisam de ajuda, mas o que é publicado em blogs e sites, pois é isso o que os motores de busca apresentam como resultado. Este conteúdo, essencialmente perene, é que acaba atraindo os usuários a retornar a um blog ou site em busca de novas informações.

Vale lembrar que um conteúdo perene bem escrito pode se manter no topo por anos e gerar muitos compartilhamentos sociais ao longo deste tempo. Ninguém quer ler posts sobre tendências que aconteceram há três anos, mas certamente não se importarão de ler algo que ainda é informativo passado este mesmo período. E é isso que o conteúdo perene consegue proporcionar.

O grande bônus da criação de conteúdo perene é que ele não só é visto meses depois por pessoas que ainda não tiraram proveito da informação, mas vai continuar obtendo o mesmo sucesso graças a novas pessoas que compartilham o conteúdo, o vinculam em sites e blogs ou mesmo pesquisam sobre o assunto.

Inbound Marketing

Fonte: Freepik.

Mas é válido lembrar que, em termos de marketing digital, é possível tirar proveito de qualquer tipo de conteúdo, seja ele conteúdo perene ou tendências, e, realisticamente, produzir ótimos resultados. Afinal, produzir um material que se tornou viral aumenta a popularidade de qualquer empresa, enquanto o conteúdo perene ajuda a manter o público fiel.

Agora que você já sabe se deve usar conteúdo perene ou tendências, entre em contato com a equipe de criação de conteúdo da Agência IMMA para melhorar os resultados do seu site.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?