Sempre ocorrem debates quando se trata de trabalhar conteúdo perene ou tendências. Afinal, ambos fornecem benefícios. Mas é melhor se empenhar com conteúdo perene ou tendências? O que você deve usar na sua estratégia de marketing digital?
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Vale mais a pena investir em conteúdo perene ou tendências?
Tendências são excelentes para obter exposição instantânea sobre notícias específicas, mas o conteúdo perene tornou-se conhecido por fornecer valor para leitores novos e antigos. Mas será que você realmente sabe qual a diferença entre esses dois tipos de conteúdo e por que isso importa quando se trata de marketing digital?
Afinal, usar conteúdo perene ou tendências? Primeiro é necessário entender cada um. A melhor maneira de descrever as tendências é dizendo que elas são mais como tópicos de notícias. Esse é o tipo de conteúdo que vemos (e compartilhamos) muito no Facebook por alguns dias, até que as notícias são atualizadas, o que dá início a novas tendências. Isso oferece aos comerciantes exposição instantânea, mas acabam sendo esquecidas muito rápido.
Quando acontece um grande evento, por exemplo, ele acaba se tornando uma tendência da noite para o dia. Gera-se muito ruído em torno deste tópico, principalmente nas mídias sociais, e os sites de notícia ficam contando detalhes continuamente. Mas, assim que o evento passa, em algumas semanas, tudo acaba esquecido.
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Já o conteúdo perene pode ser descrito como um conteúdo que é muito mais informativo e benéfico para o leitor. Se você pesquisar nos motores de busca sobre ajuda para resolver um problema específico, você encontrará muitos artigos educativos, que ensinam a fazer algo ou dão dicas sobre o assunto.
Um conteúdo perene extremamente útil tende a reunir backlinks de qualidade ao longo do tempo. Isso ajuda não apenas o material a se tornar popular, mas também a posição do site nos rankings dos motores de busca. Conteúdos perenes de qualidade também conseguem receber um bom número de ações, como compartilhamentos sociais, o que faz com que eles se popularizem ainda mais.
Quando você olha para as notícias mais recentes publicadas no Facebook e no Twitter que estão fazendo sucesso, você verá que elas instantaneamente se tornam tão populares como algo foi semanas antes. E esse é o principal benefício das tendências quando se trata de marketing: tornar-se viral rapidamente. É por isso que muitas marcas adoram se envolver com tendências.
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Mas você deve lembrar que não é o conteúdo do Facebook ou Twitter que usuários buscam quando precisam de ajuda, mas o que é publicado em blogs e sites, pois é isso o que os motores de busca apresentam como resultado. Este conteúdo, essencialmente perene, é que acaba atraindo os usuários a retornar a um blog ou site em busca de novas informações.
Vale lembrar que um conteúdo perene bem escrito pode se manter no topo por anos e gerar muitos compartilhamentos sociais ao longo deste tempo. Ninguém quer ler posts sobre tendências que aconteceram há três anos, mas certamente não se importarão de ler algo que ainda é informativo passado este mesmo período. E é isso que o conteúdo perene consegue proporcionar.
O grande bônus da criação de conteúdo perene é que ele não só é visto meses depois por pessoas que ainda não tiraram proveito da informação, mas vai continuar obtendo o mesmo sucesso graças a novas pessoas que compartilham o conteúdo, o vinculam em sites e blogs ou mesmo pesquisam sobre o assunto.
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Mas é válido lembrar que, em termos de marketing digital, é possível tirar proveito de qualquer tipo de conteúdo, seja ele conteúdo perene ou tendências, e, realisticamente, produzir ótimos resultados. Afinal, produzir um material que se tornou viral aumenta a popularidade de qualquer empresa, enquanto o conteúdo perene ajuda a manter o público fiel.
Agora que você já sabe se deve usar conteúdo perene ou tendências, entre em contato com a equipe de criação de conteúdo da Agência IMMA para melhorar os resultados do seu site.