Para ter um conteúdo compartilhável, ele deve atender a inúmeros requisitos: ser interessante para o público, ter utilidade, conter chamadas para a ação e assim por diante. Às vezes, parece que fazer o conteúdo se tornar viral exige magia, porque é bem difícil surpreender as pessoas. E, embora essa magia não exista, confira 7 dicas para criar conteúdo compartilhável.
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7 dicas para criar conteúdo compartilhável:
Valor informativo
Além de ser divertido ou surpreendente, o conteúdo precisa ter um valor prático. Muitos dos usuários de mídia social verificaram o valor prático do conteúdo antes de compartilhá-lo e só compartilham informações quando as acham bastantes relevantes para seus amigos. Por isso, ajudar a resolver problemas ou atender a uma necessidade pode ser fundamental.
Natureza positiva
Quase todo mundo acessa a internet em busca de entretenimento em algum momento. Dessa forma, um post que tem notícias positivas provavelmente tem mais chances de se tornar viral do que aquele que carrega negatividade. Isso pode explicar por que os memes são um verdadeiro sucesso.
De acordo com um estudo do Journal of Marketing Research, artigos positivos são os mais compartilhados entre os leitores do New York Times. E isso também pode se aplicar para mídias sociais e blogs. As pessoas estão procurando emoção e prazer, que são fornecidas por postagens positivas e divertidas. Assim, se você quer que seus conteúdos sejam populares, certifique-se de produzir algo que desperte emoções positivas.
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Estética
Para um usuário considerar um conteúdo compartilhável, ele precisa ser atraente e organizado. Se você está oferecendo um bloco sólido de texto que sequer tem um único subtítulo, muita gente não vai apreciá-lo. A razão disso é que podem ocorrer dificuldades com a compreensão da informação.
Mas se o artigo usa blocos de texto e bem divididos e ainda oferece algumas imagens, a percepção será bem diferente. Para tornar seu conteúdo compartilhável, não use parágrafos muito longos para torná-lo facilmente compreensível. Usar subtítulos é uma ótima ideia para dividir o texto, assim como criar listas ou até inserir marcadores.
Causas e crenças
O marketing online tem mostrado que, muitas vezes, as pessoas compartilham conteúdos sobre algo com que eles se preocupam. Este conteúdo mostra quem são esses usuários e reflete suas crenças, podendo ajudar a definir públicos-alvo. O mesmo poderia ser dito sobre eventos, livros e tudo o que as pessoas podem compartilhar para demonstrar fortes sentimentos.
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Necessidade de validação
É da natureza humana querer ser aprovado e aceito por nossas ações e palavras. E isso pode ter implicações positivas para os negócios online. Afinal, se a pessoa lê um artigo e acredita que o que está ali reflete suas opiniões e pode ser bem visto por outras pessoas, acaba compartilhando-o.
Essa situação é indicada em vários estudos sobre o comportamento do cliente. Isso ressalta a importância de instalar ferramentas de compartilhamento de mídia social de forma bem visível e acessível nos sites. Com isso, o conteúdo tem mais chances de ser compartilhado também.
Chamadas interessantes
Chamadas chatas e comuns não contribuem em nada para aumentar a taxa de compartilhamentos. Quando títulos, chamadas e manchetes são atraentes e interessantes, o conteúdo tende a ser muito mais compartilhado. Você clicaria num artigo cujo título diz “Faça um milhão de dólares em uma hora”? Claro que não, porque é impossível fazer esse tipo de dinheiro tão rápido.
Manchetes que funcionam são não só plausíveis, como também despertam algum tipo de emoção. Você pode até não clicar no artigo “Faça um milhão de dólares em uma hora”, mas provavelmente clicaria num que dissesse “Economista dá dicas simples de como poupar dinheiro”. Afinal, quem não quer receber dicas de uma especialista e aprender a economizar de forma simplificada?
Conteúdo de longa duração
Criar conteúdos que não perdem a relevância ao longo do tempo é uma recomendação bem popular entre especialistas de marketing. Há conteúdos de longa duração, que se mantêm relevantes ao longo do tempo, e outros que ficam desatualizados rapidamente.
Para qualquer empresa que quer criar conteúdo compartilhável, isso significa que conteúdos de longa duração poderão ser sempre compartilhados, pois não perdem seu valor ao longo do tempo e podem desfrutar da mesma popularidade tanto agora quando daqui alguns anos. E a popularidade de um artigo ao longo do tempo é um dos melhores indicadores de qualidade para muita gente.
Ganho de relevância e aumento do alcance
Uma das maiores vantagens de ter conteúdos compartilhados pelo público é o aumento do alcance que esse compartilhamento gera. Parece óbvio, mas é importante destacar o quão importante é a geração de conteúdos de qualidade e o compartilhamento deles. Dessa forma, sua campanha acaba atingindo de maneira orgânica o público em geral, não só o compartilhamento direcionado dentro do seu nicho.
Essa interação com os conteúdos também gera um ganho maior de relevância adicionado à sua marca. A partir do momento que você produz conteúdos de qualidade, gera engajamento e esses conteúdos são compartilhados, a relevância dele aumenta e a reputação da sua marca cresce ao mesmo tempo. Quanto mais relevante é sua marca, maior é a chance de a sua empresa se tornar referência na área de atuação.
Mas para que essa estratégia dê certo, é essencial ter um conteúdo compartilhável, feito com apuração, pesquisa e bem estruturado. O profissional deve ter em mente que não adianta investir em ferramentas de atração e inbound marketing se o material que for divulgado não gerar interesse do público e não for minimamente relevante para aquele nicho.
Para isso, é preciso fazer pesquisa de quais temas são mais buscados, quais são as tendências e interesses do seu consumidor. É aquele clichê: saiba as necessidades e desejos dos clientes. E isso se apega também na produção de conteúdo, seja ele qual for.
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