Como construir personalidade nas redes sociais da sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/05/2021
Marketing Digital

Como construir personalidade nas redes sociais da sua marca? Se você quer que os perfis da sua empresa nas mídias sociais façam sucesso, essa pergunta é fundamental. Isso porque o principal fator que gera bons resultados nessas plataformas é o engajamento, e, para fazer com que os usuários interajam com o seu perfil, ele tem que mostrar uma personalidade própria.

Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para entender como criar uma personalidade nas mídias sociais para a sua empresa!

Como construir uma personalidade nas redes sociais da sua marca

Fonte: Freepik

Descubra como construir personalidade nas redes sociais da sua marca com esse artigo

Faça um exercício: Pare e pense nos perfis de marca que você segue em sites como o Twitter, o Facebook ou o Instagram. Agora, faça-se uma pergunta: Que características você consegue associar a essas marcas? Se você tivesse que descrevê-las, como as descreveria?

A resposta para esse questionamento tem a ver com as personalidades das marcas em questão. Isso porque, através das redes sociais, é muito mais fácil compreender a identidade de uma marca. Afinal, as mídias sociais são espaços de comunicação marcados pela descontração, onde a personalidade de alguém fica clara a cada postagem.

Sendo assim, fica claro que essas plataformas têm um imenso potencial para ajudar na construção identitária de uma marca. Mas como isso funciona na prática? A seguir, vamos apresentar algumas formas de construir personalidade através das redes sociais. Confira!

A interação nos comentários ajuda positivamente

Nas mídias sociais, os usuários podem deixar comentários em postagens de perfis de empresas. As respostas para esses comentários são essenciais para manter o nível de engajamento do perfil. E é através da forma como a empresa responde os comentários que uma personalidade começa a se esboçar.

Desse modo, vale a pena pensar com cuidado antes de responder um comentário no perfil da sua marca. Garanta que a sua resposta esteja sempre de acordo com a imagem a ser construída da empresa.

Gatilhos de marketing digital

Fonte: Freepik

O visual constrói a essência da marca

A comunicação visual é fundamental para as redes sociais. E, através dela, a personalidade de um perfil pode ser definida com precisão.

Sendo assim, os recursos gráficos de um perfil de marca devem ser pensados de modo a expressar a personalidade que a empresa deve ter. Ou seja, as cores, o design e outros elementos devem trabalhar a favor da construção de uma imagem favorável da marca.

Fazer marketing com influenciadores

Fonte: Freepik

As legendas estabelecem o tom de voz

As legendas de posts são partes integrais do funcionamento das mídias sociais. Através do texto de uma legenda, é possível estabelecer um tom de voz de uma marca.

O tom de voz é caracterizado pela linguagem escolhida, pelas expressões utilizadas e até pela forma como o texto é organizado na legenda. Por exemplo: Uma marca que queira construir uma identidade jovem terá textos descontraídos, fáceis de ler, com algumas gírias. Dessa maneira, a personalidade da empresa começa a se estabelecer através da forma com a qual ela se comunica com os seus seguidores.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Contrate uma agência de marketing digital para construir a personalidade da sua marca

Se você não sabe como construir personalidade nas redes sociais da sua marca, a melhor escolha é contratar uma empresa especializada na área, como, por exemplo, uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.

A IMMA é uma empresa que oferece diversos serviços de marketing online, tais como a gestão de mídias sociais, para marcas de qualquer setor. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também