4 conselhos de marketing digital para startup

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/08/2021
Marketing Digital

Você sabe quais são os principais conselhos de marketing digital para startups? O marketing digital é uma parte vital da estratégia de qualquer startup. É crucial para as empresas monitorarem constantemente seus concorrentes para se manterem à frente do jogo.

Isso ajuda as pequenas empresas a tomar decisões inteligentes sobre sua oferta de produtos e serviços, ao mesmo tempo que as mantém no topo da concorrência. É importante que os proprietários de empresas entendam que precisam de uma abordagem personalizada quando se trata de marketing online de sua empresa.

4 conselhos de marketing digital para startup

Fonte: Envato

Eles devem ser capazes de traçar estratégias com o objetivo em mente e ajustar conforme avançam, a fim de eliminar quaisquer erros ou más decisões que possam ter feito ao longo do caminho.

Por isso, separamos 4 conselhos de marketing digital para startups chegarem ao sucesso. Se você é um empreendedor ou se interessa pelo assunto, confira o conteúdo abaixo.

4 conselhos de marketing digital para startup

Para startups, a melhor forma de comercializar seus produtos é por meio do marketing digital. Desse ponto de vista, é importante que as startups se concentrem em como podem usar o marketing digital para o seu sucesso.

Muitas startups estão usando marketing de conteúdo para promover seus produtos e serviços. Não é apenas uma ferramenta útil para lançar uma startup, mas também ajuda a estabelecer credibilidade com clientes e investidores em potencial. Por tanto, veja os nossos conselhos de marketing digital para startup:

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Estabeleça uma identidade de marca desde o início da startup

A identidade da marca é uma forma de distinguir seu produto ou serviço dos concorrentes. Ajuda as pessoas a saber o que você é e a julgar seu produto ou serviço de acordo.

Tudo começa com o logotipo. Um bom logotipo vai chamar a atenção das pessoas imediatamente e torná-las interessadas em aprender mais sobre sua empresa.

Marketing Digital para a sua Startup

Fonte: Envato

Um logotipo bem desenhado também é uma das ferramentas de marketing mais poderosas que você pode ter em mãos. A seguir estão alguns dos pontos-chave a serem considerados ao projetar a identidade da marca de uma empresa:

  • Qual é o valor central da sua empresa?

  • O que você quer comunicar?

  • Quem você está buscando (mercado-alvo)?

  • Onde você quer se posicionar no mercado?

Uma marca deve ser estabelecida antes de você começar a planejar qualquer esforço de marketing. As startups devem criar uma identidade de marca desde o início para evitar confusão e garantir que os clientes saibam o que representam.

O branding precoce também ajudará a evitar a necessidade de rebranding dispendioso no futuro, se sua empresa mudar de direção ou se não conseguir alcançar o sucesso depois de um tempo.

Seja transparente sobre sua estratégia de marketing

Algumas startups têm uma estratégia de marketing clara em mente desde o início de sua empresa. No entanto, para quem acabou de começar ou ainda está tentando descobrir seu objetivo e público-alvo, pode ser difícil desenvolver uma campanha específica.

Eles podem se concentrar em mídia social ou criação de conteúdo para seu site ou blog. É importante identificar os objetivos de sua empresa e determinar que tipo de conteúdo atrairia mais seus clientes para não desperdiçar recursos em uma estratégia de marketing ineficaz.

Estabeleça uma identidade de marca desde o início da startup

Fonte: Envato

Também é importante que as startups com orçamentos limitados e as equipes entendam onde devem concentrar seu tempo e esforço para que possam alcançar seus objetivos de marketing o mais rápido possível.

Vale ressaltar que muitas startups sentem que estão competindo contra empresas maiores quando começam, mas isso não precisa ser o caso, uma vez que sua identidade de marca foi estabelecida, você pode começar a identificar competidores mais próximos no mercado e buscar se destacar deles.

Atraia um público global

Muitas startups estão procurando maneiras de atrair um público global. Muitos, inclusive, usam as mídias sociais como plataforma principal.

A maioria das empresas tende a se concentrar no desenvolvimento de seus produtos para chamar a atenção, mas o que essas empresas não percebem é que podem atingir um público global. Para isso, podem usar as redes sociais.

Existem mais de 2 bilhões de pessoas em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter; por isso, é importante que as startups priorizem sua estratégia de mídia social para competir com outras empresas que só têm acesso ao público local.

Atraia um público global

Fonte: Envato

Use o marketing de vídeo para a sua startup

O marketing de vídeo é uma ótima maneira de construir sua marca e alcançar clientes em potencial. O marketing de vídeo é eficaz porque o ajuda a criar uma conexão genuína com seu público.

Profissionais criativos e startups já estão usando marketing de vídeo para seus negócios, com muitos deles descobrindo agora que o benefício adicional da assistência de IA torna o marketing de vídeo uma maneira mais eficaz e eficiente de expandir seus negócios.

Use o marketing de vídeo para a sua startup

Fonte: Envato

O marketing de vídeo se tornou popular nos últimos anos, com os profissionais de marketing de conteúdo usando o vídeo como parte de sua estratégia de campanha. Há muitos benefícios decorrentes do uso de vídeo em sua empresa, como a produção de vídeos envolventes que manterão as pessoas engajadas durante todo o processo.

Ou seja, o marketing de vídeo é considerado por alguns como uma das estratégias de marketing digital mais eficazes quando se trata de conversões e aquisição de clientes; é por isso que a maioria das startups se concentra no marketing de vídeo para atrair novos clientes, tanto online quanto offline.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Conte com a ajuda de uma agência de marketing digital para a sua startup

As empresas de hoje estão constantemente tentando inovar e se adaptar às necessidades em constante mudança de seus clientes e concorrentes. As agências de marketing digital são uma forma de as empresas obterem ajuda nesse processo.

Por isso, vários são os fatores que levam à decisão de usar uma agência de marketing digital para sua startup. Entre os quais, o mais importante é ter especialistas em suas áreas e ter um forte entendimento do que sua marca representa.

Nós, da Agência IMMA por exemplo, oferecemos vários serviços, como: SEO, design, mídia social, marketing por e-mail, criação de conteúdo e muito mais. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Veja também