Há 10 anos você poderia publicar um blog, sentar e prestar atenção ao tráfego de acessos. Mas agora as coisas são diferentes. Mesmo com a crescente ênfase na promoção de conteúdo e distribuição em mídia social, está ficando cada vez mais difícil gerar tráfego orgânico para um site. Por isso, veja 5 formas únicas de conduzir o tráfego de qualidade para seu site.
As classificações em motores de busca e sites de mídia social estão se tornando ainda mais competitivas. Quem não se dispõe a pagar para aparecer no Facebook experimenta uma enorme queda no número de visualizações e acessos. O tráfego orgânico não é o que costumava ser. Mas será que isso quer dizer que devemos todos desistir?
É claro que não! Com o aumento do ruído e da concorrência por atenção, surgem oportunidades novas e únicas para ser diferente e encontrar maneiras modernas e emocionantes de entregar valor a uma audiência muito assediada, resultando em uma ótima forma de conseguir alcançar seus objetivos no processo.
Confira, então, 5 formas únicas de conduzir o tráfego de qualidade para seu site
Adotar técnicas de publicidade inteligente
O alcance orgânico nas mídias sociais está lentamente se deteriorando. Se você quiser se conectar e se envolver com seu público-alvo, mesmo que eles sigam suas contas, é preciso considerar certas técnicas de publicidade. A parte desafiadora é que a publicidade pode consumir sua verba muito rapidamente se você não sabe o que está fazendo.
Se você é um anunciante experiente ou está apenas começando, há duas técnicas inteligentes que reduzem esse risco de forma significativa. Uma delas é usar redes de anúncios segmentadas. Há uma série de plataformas de serviço de publicidade que permitem que você coloque sua mensagem na frente de novos públicos de forma única.
Infolinks, por exemplo, não são apenas banners com anúncios em que você paga por impressão e fazem com que seu dinheiro escoe. Existem plataformas em que você paga por clique, o que significa que você só paga quando realmente recebe uma visita. Se a plataforma tiver um algoritmo de segmentação, isso pode fazer com que você exiba a mensagem certa no melhor momento.
Há também o remarketing, que oferece baixo custo e distribui seus anúncios para pessoas que já manifestaram interesse em seu negócio ou site. Quer seja no Facebook ou através do Google AdWords, o remarketing pode ser uma excelente forma de fazer publicidade online e começar a converter mais tráfego da web em vendas.
Usar boas chamadas para ação
Muita gente subestima o poder que uma boa chamada para ação tem sobre um possível cliente. É por isso que passeamos pelas redes sociais e nos deparamos com milhares de links, mas quase nenhuma chamada para ação, o que é um erro. Às vezes, um simples “clique para saber mais” estimula o cliente a acessar o seu site e mantê-lo lá por algum tempo.
Por isso, faça uma curadoria das suas chamadas para ação. Observe o que funciona melhor e o que não está gerando tráfego junto ao seu público e procure se adaptar a ele o quanto antes. Todo link que você compartilhar em qualquer plataforma deve ter uma chamada para ação. Não fazer isso pode significar perder oportunidades importantes.
Seja destaque em podcasts
Ter um podcast, atualmente, tem o mesmo peso que escrever um blog há cerca de 15 anos atrás. Há menos pessoas fazendo isso, o que gera uma audiência altamente engajada e crescente de ouvintes prontos para agir. Mas, ao invés de iniciar o seu próprio podcast (que pode ser demorado), você pode concentrar seus esforços em participar de algum já estabelecido.
Ao construir relacionamentos com influenciadores da sua indústria que já tenham podcasts, você começará a ser convidado para seus shows. Participar de um podcast com alguns influenciadores pode oferecer uma quantidade enorme de benefícios, e um deles é gerar tráfego de qualidade para seu site.
Não se esqueça sobre a automação de mídia social
A automação de mídia social é um dos maiores poupadores de tempo. Mas essa não é a única razão para usá-la. Ao usar ferramentas para automatizar o crescimento dos seguidores e redistribuir o conteúdo do blog, a automação em mídia social pode, consistentemente, entregar uma quantidade significativa de tráfego de qualidade para o site.
Existem plataformas, tanto gratuitas quanto pagas, que permitem criar boas estratégias de automação, como é o caso do Social Quant e do Social Oomph. O ideal é analisar as opções e descobrir aquela com as melhores ferramentas, que atendem suas necessidades e cabem no orçamento.
Reutilizar e distribuir o seu conteúdo
Criar conteúdo único e atrativo é demorado e pode ser realmente complicado e cansativo, pois há momentos em que simplesmente ficamos sem ideias! E se você já colocou o máximo esforço em criar algo, deve se esforçar em aproveitá-lo ao máximo.
Reutilizar os seus melhores conteúdos escritos em outros formatos ou mesmo redistribuí-los em outras plataformas podem ser ótimas maneiras de gerar tráfego segmentado adicional. Você pode, por exemplo, transformar uma postagem do blog em um uma apresentação de slides ou em um vídeo. E sites como LinkedIn, Medium e Flipboard estão prontos para fazer a redistribuição de seu conteúdo.
As técnicas tradicionais de construção de tráfego podem estar se tornando menos eficazes do que costumavam ser. Mas, para quem está disposto a se adaptar, aprender e testar um conjunto novo e único de maneiras de se conectar com o público, há sempre oportunidades para se destacar e conduzir tráfego de qualidade para seu site.
A importância da otimização no posicionamento do Google
Com a crescente importância do SEO, não é surpreendente que o Google e outros mecanismos de pesquisa tenham otimizado seus resultados de pesquisa para melhores experiências do usuário e maior conversão.
No entanto, os desenvolvimentos mais recentes nesta área significam que há mais do que apenas ótimas classificações – essas empresas também se beneficiam de maior visibilidade e tráfego.
Como sabemos, existem centenas de milhares de páginas para uma única empresa, mas apenas algumas chegam ao topo da página. Com um número tão grande de páginas para cada empresa, alcançar classificações mais altas pode ser difícil sem uma boa otimização.
A otimização envolve otimizar o conteúdo do seu site, bem como considerar vários aspectos, como onde você está posicionado nas SERPs e quais palavras-chave você deve usar para melhor atender às necessidades do seu público-alvo.
Faça a otimização do conteúdo com a ajuda de uma agência de marketing digital
Agência de marketing digital é um grupo de profissionais contratados para criar um conteúdo otimizado para seus clientes. Isso pode ser qualquer coisa, desde postagens em blogs, páginas de entrada, boletins informativos por e-mail, postagens em mídias sociais, descrições de produtos e cópia da web.
A Agência IMMA, por exemplo, faz a otimização do site para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa, e se concentra na criação de conteúdo para campanhas de mídia social.