Na internet, a capacidade de atenção de um usuário é muito limitada. Isso porque os usuários são bombardeados com um fluxo de informações intenso, que dificulta a tarefa de focar por muito tempo em uma única coisa.
Esse cenário significa que empresas que investem no marketing digital precisam empregar diversos recursos para chamar a atenção do público. Um dos mais efetivos é a comunicação visual.
Mas como usar esse recurso a seu favor? Para ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta, vamos apresentar as 4 principais dicas de comunicação visual para o marketing digital. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Saiba quais são as 4 principais dicas de comunicação visual para o marketing digital
Pode-se definir como comunicação visual qualquer forma de comunicação que inclua um recurso visual ou gráfico para transmitir a informação que busca transmitir. Sendo assim, fica claro que a internet oferece muitas opções para esse tipo de estratégia.
Essa variedade de opções se deve à imensa popularidade do conteúdo visual no mundo online. Nas mídias sociais, por exemplo, posts com imagens tendem a receber 2.3 vezes mais engajamento do que posts que contém apenas textos.
Essa informação é importante para o marketing digital. Afinal, se os usuários se interessam mais pelo conteúdo visual, ele pode ser usado para a promoção de uma empresa.
Antes de darmos as principais dicas, é importantes conceituarmos a Comunicação Visual como uma categoria que engloba toda a forma de comunicação que faça uso de elementos visuais, como, por exemplo, a identidade visual de uma marca, panfletos, banners, placas, infográficos, embalagens, escolha de cor ou postagens nas redes sociais.
Dessa forma, vale destacar a importância do design gráfico para o marketing digital, levando em consideração que uma imagem bem montada tem bem mais impacto do que apenas um elemento textual. A Comunicação Visual permite que você faça uso de cores e elementos chamativos de maneira estratégia a fim de captar a atenção do público e transmitir, assim, de forma mais precisa uma mensagem.
O grande desafio de quem está criando uma marca é justamente ter uma comunicação visual que se destaque entre a concorrência, para se tornar forte no seu segmento de mercado e, consequentemente, ter valorização. Outra dificuldade é conseguir transmitir uma mensagem fazendo pouco uso de elementos textuais e organizar os visuais de uma forma bem harmônica.
Mas como fazer isso de forma efetiva? A seguir, vamos apresentar 4 dicas que podem ajudar você com essa tarefa. Confira!
Entenda o que você quer passar antes de começar
Antes de investir em estratégias de comunicação visual na internet, é essencial que você entenda o que você quer passar com esses recursos. Em outras palavras: Qual é a essência da sua marca? O que você quer que os usuários pensem quando vêem algo relacionado à ela?
As respostas para essas perguntas são cruciais para a construção de uma identidade visual para a empresa. Isso porque o ponto de partida deve ser sempre a mensagem e as características que você quer evocar com os recursos visuais utilizados. Dessa maneira, a comunicação visual da marca se torna eficiente.
Para se ter ideia da importância da comunicação visual, pense que ao desenvolver conceitos de identidade visual para uma marca, por exemplo, são estudados diversos fatores que impactam a comunicação totalmente visual.
A ideia é tentar passar uma mensagem sem gastar muito o tempo do público, o mais rápido possível e de forma que esta mensagem fique na mente do mesmo. Isso tudo usando o máximo de elementos visuais e o mínimo de textos, já que na internet não há tempo para ler grandes elementos textuais.
Se for traçado um plano de comunicação visual bem elaborado visando usar as melhores técnicas para uma comunicação mais assertiva, esta categoria pode ajudar com um papel principal a fortalecer a imagem da marca na cabeça do público, se tornando uma marca mais lembrada, aumentando as vendas por consequência.
Vale destacar, ainda, que estudos comprovaram que 90% das informações processadas pelo cérebro humano são oriundas de elementos visuais. Além disso, apenas 20% das pessoas dizem se lembrar de algum texto lido. Isso reforça que a comunicação visual é essencial para a vida útil da marca, fazendo com que ela seja lembrada e, ao mesmo tempo, consiga se comunicar de maneira eficiente.
Assim, como a percepção sensorial das pessoas é quase que 100% ligada a visão, entender e aplicar esse conceito é essencial para que as mensagens sejam transmitidas e, nas estratégias comerciais, quanto melhor compreendida, maiores são as chances de o público realizar a compra do produto ou serviço. Ou seja, quanto mais assertiva sua comunicação, maiores são as oportunidades de gerar leads, engajamento e fidelizar o público.
Use as cores a seu favor
Cores são recursos muito úteis para estabelecer uma comunicação visual. Cores específicas evocam sensações e sentimentos diferentes das pessoas. Sendo assim, saber usar as cores para o marketing é fundamental para o sucesso de uma marca.
Isso deve ser especialmente importante para a seleção da paleta de cores da empresa. Qual é a imagem que a marca quer passar? Essa questão vai determinar quais cores devem ser usadas com consistência no seu material visual.
Faça infográficos
O marketing de conteúdo é muito eficiente quando usado de forma visual. E um dos melhores exemplos disso é o infográfico.
Através desse tipo de imagem, é possível transmitir informações complexas de forma simples e direta. Além disso, infográficos são muito populares nas redes sociais. Isso aumenta as chances do seu conteúdo ganhar mais compartilhamentos, o que, por consequência, expande o seu alcance com o público.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de dicas de comunicação visual para o marketing digital, o melhor caminho é recorrer à ajuda especializada. E, para isso, uma agência de marketing digital é o ideal.
Não sabe que agência de marketing contratar? A Agência IMMA é uma ótima escolha. A IMMA possui uma equipe de designers altamente qualificados que pode ajudar a sua marca a se comunicar visualmente da melhor forma possível. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!