Como vender pela internet

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/12/2019
Marketing Digital

Como vender pela internet? Se você é dono de um negócio e pretende aumentar as suas vendas, ou até começar a sua empresa, essa com certeza é uma pergunta que já você já se fez.

E com razão: Afinal, em um mundo em que as vendas virtuais globais têm a estimativa de atingir 3.46 trilhões de dólares ainda em 2019, é fundamental que um empresário aproveite o grande mercado em potencial que é o universo online.

No entanto, assim como a internet traz acesso a um grande público, ela também coloca a sua marca em competição direta com uma grande concorrência. São muitas as empresas lutando para ganhar espaço no mercado de lojas virtuais, e, para se destacar, é preciso pôr em prática estratégias bem pensadas e cuidadosas.

Como vender pela internet

Fonte: freepik.

Aprenda como vender pela internet

Quando se fala em vender pela internet, existe a concepção errônea de que basta estar presente no espaço virtual para começar as vendas. Mas a situação é mais complicada: Como, ao comprar online, o consumidor não pode ver o produto ao vivo, ele se torna mais hesitante, e a empresa deve adotar recursos para transmitir credibilidade e tornar a compra mais atraente. A seguir, vamos ver algumas maneiras para fazer isso.

Conheça o funil de vendas

O funil de vendas é um gráfico que retrata as diferentes fases da atração e geração de leads e clientes. Desse modo, ele tem três etapas principais:

  • Topo de funil: É o momento de consciência e atração. Nele, o lead descobre a sua marca e começa a entender quais são os problemas que ele tem que podem ser resolvidos com os seus conteúdos.
  • Meio do funil: É a etapa do aprofundamento. Nesse momento, os conteúdos devem trabalhar mais a necessidade do lead e já dar início ao processo de conversão.
  • Fundo do funil: A última etapa. Trata-se do estágio do funil em que ocorre a decisão de compra. Também é o momento de vender abertamente o seu serviço, explicando, através de conteúdos, quais são as vantagens de optar por ele.

Conhecer o funil de vendas, portanto, é um processo fundamental para aprender como vender pela internet. Com essa ferramenta, você entende a necessidade de criar diferentes tipos de conteúdo, sempre voltados para algum estágio do funil.

Conheça o funil de vendas

Fonte: Freepik.

Invista em uma identidade visual

Uma identidade visual coerente e interessante é algo que atrai muito os usuários. Afinal, a internet é um universo em que o conteúdo visual tende a se destacar. Por isso, invista em criar uma identidade coesa para a sua marca, com um bom trabalho de design gráfico.

Faça um anúncio no Google

Um anúncio pay per click, também conhecido como link patrocinado, é uma ótima ferramenta para dar destaque ao seu e-commerce. Com ele, você aumenta a visibilidade e o alcance da sua marca. Também é possível analisar os seus resultados para ir melhorando cada vez mais as suas estratégias.

Cuide das suas entregas

A logística é muito importante para garantir a satisfação do cliente. Por isso, certifique-se de que os prazos que você estabelece no seu site sejam cumpridos da melhor maneira possível. Às vezes, uma experiência ruim na entrega de um produto pode desestimular o cliente de fazer uma próxima compra depois, portanto, é preciso administrar essa área com cuidado.

Cuide das suas entregas

Fonte: Freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital é uma grande aliada na hora de aprender como vender pela internet. A Agência IMMA, por exemplo, conta com uma equipe muito qualificada e oferece diversos serviços que podem ajudar você a promover a sua empresa no mundo online. Entre em contato e faça já o seu orçamento!

Veja também