Como utilizar o e-mail marketing de forma correta

Ao contrário do que muita gente pensa, os e-mails marketing estão muito valorizados no conceito de marketing digital. Além de serem facilmente mensurados, podem ser utilizados em várias estratégias e corresponder amplamente as suas expectativas. Veja como utilizar o e-mail marketing de forma correta.

É o ROI (Retorno sobre Investimento) quem confirma a capacidade de retorno que um e-mail marketing bem feito pode realizar, criando uma audiência engajada. Mas, a magia só acontece quando a lista de e-mail é boa e dentro de uma estratégia adequada.

Como utilizar o e-mail marketing de forma correta

Fonte: Freepik

Para que serve um e-mail marketing

O conceito básico de e-mail marketing é a utilização de um e-mail como uma das ferramentas de marketing digital, com o intuito de vender, criar um relacionamento com a audiência, emitir avisos ou mesmo servir de isca digital para outros canais.

O e-mail marketing ainda é, de todas as estratégias de marketing e marketing digital, a que tem melhor custo x benefício. Isso porque seus custos são, basicamente, para a busca de novos leads e para custear as estratégias de envio. Como seu retorno é considerado alto, rapidamente você obtém o valor gasto e mais o lucro correspondente.

Outra função muito importante do e-mail marketing é transformar leitores esporádicos em fãs engajados, a partir da qualidade dos conteúdos enviados a ele. Dessa forma, a preocupação com o conteúdo é fundamental para atrair leitores fiéis e, consequentemente, consumidores da marca e divulgadores voluntários.

E-mail

Fonte: Freepik

A aproximação qualitativa com sua audiência pode trazer um retorno positivo, com troca de informações, sugestões e críticas sinceras. Mas, isso só acontece quando o conteúdo conseguiu mexer com o emocional do leitor, que se sente fazendo parte da marca. Naturalmente, em busca de mais informações sobre o conteúdo oferecido e da marca, o leitor acaba levando audiência ao site e páginas de redes sociais indicados no e-mail.

Hora de criar uma lista eficaz

Não basta enviar e-mails para várias pessoas e esperar que uma delas faça parte do seu público-alvo. A forma de captação de e-mails marketing de qualidade é através de squeeze page, um formulário de captura de e-mail contido no site da empresa. Dessa forma, é possível enviar mais informações sobre determinado produto para um visitante curioso, em busca de conquistá-lo com um foco mais personalizado.

Pela ineficiência, construir uma base de e-mails prontos e aleatórios é um grande equivoco que pode camuflar os bons resultados dessa ferramenta. Além de serem mais volume que retorno, a maior parte acaba indo para a caixa de SPAM e se perdem de vez do possível lead. A lista de e-mails precisa ser construída além do squeeze page e partir para outras estratégias.

Veja também  5 dicas efetivas para fazer seus e-mails marketing serem abertos

Como usar o opin de captura, que é semelhante ao squeeze page, mas convida o leitor a se cadastrar e assinar voluntariamente sua lista de e-mail.  Já as iscas digitais são quando a empresa oferece ao leitor um conteúdo gratuito em troca de sua audiência. Através da oferta do conteúdo gratuito em forma de cursos ou outros tipos de brindes e prêmios digitais, é possível captar o e-mail do leitor e utilizá-lo em outros momentos.

Marketing na internet

Fonte: Freepik

Essas iscas funcionam muito bem em Landing Page, conhecidas como páginas de captura que servem essencialmente para recolher o e-mail do visitante. Elas são simples, possuem frases de efeito como “imperdível”, “agora”, “você”, “exclusivo” e “gratuito”, para atrair o futuro cliente.

Resultados e prazos

O e-mail marketing pode ser usado para resultados de curto, médio e longo prazo, se adequando a estratégia proposta e a necessidade da marca. E tudo começa com passos simples como a escolha da melhor hora de envio, que avalia a taxa de abertura de e-mail e suas compras a partir do indicativo das métricas.

Saber a quantidade certa para cada segmento de clientes também é fundamental para influenciar no resultado. Isso porque mandar muitos e-mails acaba gerando o afastamento do lead, ou mandar poucos diminui o impacto desejado e pode fazer a marca cair no esquecimento.

Antes de começar a enviar os e-mails marketing, é preciso pensar sobre o seu objetivo diante do leitor, a possibilidade de abertura para conversa com ele e a quantidade de pessoas que podem vir a cancelar a assinatura do site diante do recebimento dos e-mails marketings.

E-mail para gerar leads

Fonte: Freepik

O retorno pode ser imediato, de acordo com o tipo de conteúdo, mas também pode ser o início de um longo processo de sedução entre a marca e o seu leitor. Agora que você já sabe como utilizar o e-mail marketing de forma correta, comece a sua estratégia com a Agência IMMA!

Veja também

Erros no e-mail marketing que podem atrapalhar sua estratégia

Erros no e-mail marketing que podem atrapalhar sua estratégia

By | E-mail Marketing
Read More
Como criar uma newsletter

Como criar uma newsletter

By | E-mail Marketing

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente conhece o conceito de newsletter. Esses boletins informativos por e-mail são uma ferramenta popular utilizada por muitas empresas para manter sua marca na mente dos consumidores. Mas como criar uma newsletter? E o que a torna boa a ponto de um usuário clicar nela?

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK