Entenda, neste artigo, a como usar o UX Writing para melhorar o seu conteúdo! O termo UX é um conceito muito mencionado em discussões sobre design gráfico, marketing digital e marketing de conteúdo. Menos conhecido, no entanto, é o termo UX Writing. Esse, porém, também pode ser um grande recurso para melhorar a produção de conteúdo e as estratégias de marketing digital de uma marca.
Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse assunto para explicar como usar o UX Writing para melhorar o seu conteúdo na internet. Continue com a leitura para saber mais!
O que é UX Writing
Antes de qualquer outra coisa, é preciso definir, com precisão, o que exatamente é UX Writing. UX é uma sigla que se refere à user experience, ou, em português, experiência do usuário. É um termo que foi cunhado em 1990 por um professor de ciência cognitiva, que englobava a ideia de influenciar a experiência que um usuário tem com uma marca.
“Writing”, é claro, é “escrita” em inglês. Sendo assim, UX Writing é uma forma de aplicar o conceito de UX no que tange à escrita do marketing digital. Em outras palavras, é um estilo de escrita que busca modelar a experiência de um usuário em um site ou em um conteúdo.
Entenda como usar o UX Writing para melhorar o seu conteúdo
Uma vez que você entende o que é UX Writing, é hora de pensar em como usar esse recurso para melhorar a produção de conteúdo da sua empresa. E, para isso, é preciso primeiro entender que a escrita voltada para a experiência do usuário deve estar presente em qualquer tipo de estratégia de marketing digital, e não apenas no conteúdo em si.
Isso significa que, por exemplo, se a sua marca tem um site com um blog, é crucial que UX Writing esteja presente não apenas nos textos do blog, mas também nos textos do site. Isso porque a navegação da página é fundamental para a experiência do usuário, e, por isso, deve-se usar a UX Writing para torná-la mais fácil e atraente.
Mas como fazer isso? A seguir, vamos apresentar algumas dicas de UX Writing para ajudar você nessa tarefa. Confira!
Seja sucinto
UX Writing é um tipo de escrita que prioriza uma comunicação simples e direta. Assim, o ideal é dizer o que você quer dizer de forma sucinta, sem rodeios.
Evite, portanto, uma linguagem rebuscada com palavras obscuras ou frases muito longas. Ao invés disso, priorize instruções claras e parágrafos curtos.
Estabeleça uma linguagem consistente
Ter consistência na linguagem é fundamental para estabelecer uma comunicação fácil com os usuários. Além disso, isso contribui para que você possa construir um tom de voz claro para a sua marca, o que ajuda na criação de uma identidade. O resultado, então, é que a sua empresa se torna mais memorável para o cliente.
Dê preferência à voz ativa
A voz ativa é fundamental para o UX Writing. Essa é uma modalidade da linguagem que diz ao leitor o que ele deve fazer de imediato, com instruções diretas. Trata-se, então, de termos como “clique aqui” ou “compre aqui”. É uma forma eficiente de instruir o usuário a realizar uma ação.
Contrate uma agência de marketing digital para aprimorar o seu conteúdo
Se você não sabe bem como usar o UX Writing para melhorar o seu conteúdo, uma boa ideia é contratar uma agência de marketing digital para ajudar nesse objetivo. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, oferecendo o serviço de produção de conteúdo para empresas de qualquer porte e qualquer setor.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!