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Como usar o podcast no marketing digital

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Usar o podcast no marketing digital é uma boa ideia para qualquer empresa que tenha interesse em começar a ter uma presença online significativa. Afinal, o podcast é o veículo de informação do momento, crescendo cada vez mais tanto em mercados internacionais como dentro do Brasil. O site B9 chegou a declarar que 2018 foi “o ano do podcast no Brasil”.

Como usar o podcast no marketing digital
Fonte: freepik.

Essa popularidade faz sentido. No mundo de hoje, cada vez mais ocupado, as pessoas frequentemente estão sem tempo para sentar e consumir conteúdo de formas mais tradicionais. Sendo assim, o podcast, que funciona através da transmissão de informações através do áudio, é muito atraente, pois ele permite ser ouvido em conjunto com outras atividades. As pessoas podem ouvi-lo no trânsito, no caminho para o trabalho; na academia, correndo na esteira; ou até em casa, lavando a louça ou o banheiro. Isso torna o podcast especialmente atraente, principalmente para o povo brasileiro, que se interessa muito por cultura, mas raramente tem tempo para consumi-la.

Mas e quanto ao podcast no marketing digital? Essa é uma forma de utilizar o veículo do podcast ainda pouco aproveitada, mas cada vez mais interessante para empresas. No fim das contas, o podcast é uma mina de oportunidades para o marketing de conteúdo, e vale a pena aprender a aproveitá-lo. Confira, então, as dicas a seguir.

Tudo começa com a pesquisa

Tudo começa com a pesquisa
Fonte: freepik.

Não adianta: se você tentar produzir um conteúdo afobado, sem uma pesquisa maior por trás, não obterá os resultados que procura. Sendo assim, pesquise para descobrir qual conteúdo é relevante para os usuários, e encontre um tema que ainda não tenha sido muito abordado.

Uma boa ideia é começar procurando por palavras-chave. Essas palavras são digitadas na barra de pesquisa dos mecanismos de busca para atender as necessidades do usuário. Assim, descobri-las é uma forma de entender o que o seu cliente está precisando. Você pode descobrir palavras-chave através de ferramentas como o Google KeyWord Planner.

Depois que você tiver as suas palavras-chave, é necessário selecionar um tópico para o seu podcast e botar a mão na massa.

Uma boa ideia é começar procurando por palavras-chave.
Fonte: freepik.

Faça um esforço na hora de montar o roteiro do seu podcast

O roteiro é a parte estrutural do seu podcast e um dos elementos mais importantes do podcast no marketing digital. Por isso, planeje-o com cuidado, selecionando a pauta do podcast e os tópicos através dos quais você vai examiná-la. Tente falar de maneira simples e clara, sem usar uma linguagem muito rebuscada. Finalmente, nunca se esqueça da conclusão com a call to action, ou seja, uma chamada para que o usuário continue a engajar com o seu conteúdo.

O podcast no marketing digital tem que ser informativo

O podcast no marketing digital tem que ser informativo
Fonte: freepik.

Há muitos formatos e tipos de podcast na internet. No entanto, independentemente de qual você escolha adotar, tenha sempre em mente que, no marketing de conteúdo, a parte mais fundamental é produzir conteúdo relevante e informativo para o usuário. Desse modo, preste atenção a que informações você vai transmitir, e se pergunte sempre como elas podem ajudar o seu cliente. Lembre-se que, se você produz conteúdo útil e importante, sua marca se consolida como autoridade no mercado, fazendo com que o cliente passe a vê-la como referência. Isso é meio caminho andado para fidelizar um cliente.

Contrate uma agência para saber como usar o podcast no marketing digital

Há muitos formatos e tipos de podcast na internet.
Fonte: freepik.

Uma agência profissional pode ser de grande ajuda na tarefa de criar um podcast para a sua empresa. A Agência IMMA é especializada em marketing digital e realiza a gravação de podcasts. Estamos preparados para criar algo que seja a cara da sua marca e ajude o seu negócio a crescer no mundo online. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

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