Como usar o Facebook para promover uma marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/11/2020
Gestão de Mídias Sociais

Se você tem uma presença pessoal na internet, é muito provável que ela inclua pelo menos uma ou duas redes sociais. Há grandes chances de uma delas ser o Facebook, que não só é a rede social mais popular entre os brasileiros, como a rede social mais popular do mundo todo. Mas ter um perfil pessoal no Facebook e ter um perfil profissional são duas experiências muito diferentes. Por isso, é importante saber como usar o Facebook para promover uma marca.

E é aí que surge a questão: Como usar o Facebook para promover a sua marca? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos ajudar você a entender mais sobre o assunto e descobrir como usar o Facebook para criar uma presença para a sua empresa na internet. Continue com a leitura para saber mais!

Como usar o Facebook para promover a sua marca

Fonte: Freepik

Entenda como usar o Facebook para promover uma marca com essas dicas simples

Para usar o Facebook com o objetivo de promover um negócio, é preciso entender que, neste contexto, ele deixa de ser uma ferramenta de socialização e se torna uma ferramenta de marketing digital. Trata-se, portanto, de um recurso que deve ser utilizado com cuidado e com planejamento.

Não é à toa que, atualmente, muitas empresas investem em uma presença ativa no Facebook. São muitos usuários na plataforma, o que a torna um veículo eficaz para atingir um público cada vez maior. Mas, justamente por causa dessa alta taxa de concorrência, o ideal é aprender sobre o assunto antes de colocar em prática as suas táticas.

O Facebook também é ótimo para que as empresas possam medir o grau de popularidade da mesma e das própria campanhas divulgadas na rede social. Essa medição pode ser feita de maneira rápida, mas não muito assertiva, por meio das reações, ferramentas especiais criadas pelo Facebook para engajar e incentivar a interação entre marca e público. Ou seja, se uma campanha estiver com reações positivas, isso significa que você acertou na sua estratégia.

Do contrário, se as reações forem negativas, uma breve passada nos comentários pode ajudar você a identificar os defeitos e erros cometidos na campanha. Ter conhecimento de que errar acontece e aprender com esse erro é fundamental para que o público perceba que você quer melhorar sua marca, que a empresa se preocupa com a opinião dos clientes, o que faz com que eles se sintam importantes para sua marca. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

As reações do Facebook ajudam muito no processo de análise de campanha

Crie uma identidade visual coerente

O Facebook, assim como o Instagram, é um espaço que prioriza a comunicação através de recursos visuais. Por conta disso, a maior parte do conteúdo que é compartilhado no site contém pelo menos algum elemento gráfico.

A consequência disso é que, para promover a sua marca no Facebook, é preciso criar uma identidade visual para ela. Isso significa construir, através de recursos visuais, uma imagem que passe o que você considera como a essência da sua empresa. E fazer isso só é possível com um bom trabalho de design gráfico. Assim, essa é uma estratégia na qual vale a pena investir.

A melhor forma de investir nisso é a partir da contratação de profissionais especializados na área como os designer gráficos. Eles serão responsáveis por ajudar no processo de criação da identidade visual e na elaboração de todas as artes que serão divulgadas nas redes sociais. Artes bem montadas de maneira profissional também se tornam mais fluidas e mais atrativas aos olhos do público, dessa forma, haverá mais chances de que os clientes interajam com a arte e até compartilhem.

4 estratégias de marketing digital para sair na frente da concorrência

Fonte: Freepik

Use a plataforma como recurso para pesquisa

No Facebook, é possível descobrir o que as pessoas estão pensando a respeito de um determinado assunto com uma rápida busca de palavras-chave. Desse modo, você pode descobrir qual é a opinião do público sobre a sua marca e avaliar o que pode ser melhorado na imagem da sua empresa.

Além disso, esse recurso de busca pode ser usado para acumular informações sobre o que é relevante para o seu público-alvo no momento. Essas informações podem servir de base para futuras estratégias de marketing digital.

Outra forma de montar estratégia com Facebook é a partir dos Trends da rede social. Os Trends nada mais são do que as palavras mais comentadas, o assunto do momento na rede. Feita uma análise dessa lista, é possível ver se alguma tem relação com seu segmento de atuação. Assim, você pode “surfar nessa onda” e idealizar campanhas direcionadas de acordo com o próprio Trends da plataforma.

Dicas para aumentar o alcance orgânico da sua página no Facebook

Faça marketing de conteúdo

Produzir conteúdo é uma boa forma de promover uma empresa no Facebook. Isso porque conteúdo que for útil e informativo será compartilhado pelos usuários, fazendo com que outras pessoas o vejam, o que aumenta o alcance do seu perfil. O marketing de conteúdo é, portanto, um recurso eficiente para crescer dentro da plataforma.

Planejamento de marketing de conteúdo é o principal ponto que norteia a ideia do Inbound Marketing, por exemplo. Quando se traça estratégias de captação para o aumento no número de leads, o primeiro passo é entender quais são as necessidades do público-alvo e como será idealizada a campanha de produção de conteúdo. Afinal, o conteúdo serve como uma espécie de “isca” para atrair o público e abrir portas para que ele possa se tornar um consumidor da marca.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como usar o Facebook para promover a sua marca, a melhor possibilidade é contar com ajuda especializada. E, para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital que possa providenciar esse tipo de serviço. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada com especialistas em marketing para mídias sociais, marketing de conteúdo e planejamento de comunicação para redes sociais.

E aí, tem interesse? Então não perca tempo. Entre em contato conosco e faça um orçamento para obter mais informações! Não perca a oportunidade de investir no crescimento da sua empresa.

Veja também