Como usar a função de stories do Twitter

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
01/03/2020
Gestão de Mídias Sociais

No dia 4 de Março de 2020, o Twitter chocou os seus usuários ao disponibilizar uma nova função na plataforma. Essa é a ferramenta Fleets, uma função que permite que os usuários compartilhem momentos passageiros de seus dias com seus seguidores. O que é postado nos Fleets desaparece após um determinado período de tempo. Sendo, portanto, uma ferramenta mais adequada para postagens efêmeras.

Em outras palavras, esse é o equivalente do Twitter à ferramenta de Stories do Instagram, do Facebook e do Whatsapp. Mas como ele funciona? Se você está confuso e ainda não entendeu como usar a função de stories do Twitter, não se preocupe. Neste artigo, vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Continue com a leitura para aprender mais!

Como usar a função de stories do Twitter

Fonte: freepik.

Entenda como usar a função de stories do Twitter

O termo fleet vem do inglês e significa “fugaz”. Com essa mudança, de acordo com o anúncio oficial, o Twitter queria oferecer uma nova opção de comunicação para os seus usuários. O post do blog que anuncia a ferramenta diz que: “O Twitter é o lugar em que você conversa sobre assuntos do seu interesse. Mas algumas pessoas dizem que sentem-se inseguras para Tweetar porque Tweets são públicos, permanentes e exibem contagens públicas de engajamento (curtidas e Retweets). Queremos tornar possível que você tenha conversas na plataforma de novas maneiras, com menos pressão e mais controle, além dos Tweets e Mensagens Diretas (DMs).”

Assim, a função de stories teria sido adicionada para contemplar pensamentos não definitivos, e criar uma maneira de se comunicar de forma mais descontraída e espontânea. Se o recurso vai se popularizar dessa forma ou não, só o tempo poderá dizer, mas de qualquer maneira, os stories do Twitter são uma função cheia de potencial que deve ser aproveitada por qualquer marca que queira criar uma presença forte na plataforma.

Mas como fazer isso? A seguir, vamos explicar como é o passo a passo para usar a ferramenta Fleets do Twitter. Confira!

Entenda como usar a função de stories do Twitter

Fonte: freepik.

Passo 1: Toque no ícone

O ícone de Fleets fica na tela inicial do Twitter, que você vê assim que abre o aplicativo. Ele está em uma fileira de bolinhas azuis com as fotos de perfil de perfis que você segue.

No canto direito, haverá uma bolinha com o seu avatar com o símbolo de “+”. Se você quer usar a função de stories do Twitter, é nessa bolinha que você deve clicar.

Passo 2: Digite e publique o post

Se o que você quer postar é apenas algo escrito, essa etapa é bem simples: Basta digitar o que você quer postar e clicar em “Fleet”. O post será publicado automaticamente e irá desaparecer em 24 horas.

Passo 3: Publicando imagens no Fleets

Na parte de baixo da tela do Fleets, há uma barra com alguns ícones de opções. O segundo deles é uma câmera. Para publicar uma imagem, clique no ícone da câmera e depois no botão de captura para tirar uma foto. Depois, se quiser, pode clicar na tela para escrever uma legenda. Finalmente, clique em “Fleet” para publicar.

Publicando imagens no Fleets

Marketing no Twitter

Também é possível publicar imagens da galeria ou GIFs. Para isso, clique nos dois outros botões da barra de opções do Fleets: O primeiro vai levar você para a sua galeria, e o outro para o catálogo do Giphy. A partir daí, basta escolher o que você quer postar e clicar em “Fleet” para publicar.

Agora que você já sabe como usar a função de stories do Twitter, é preciso continuar atento para não perder nenhuma novidade sobre marketing digital. E você pode fazer isso contratando uma agência para cuidar das suas mídias sociais, como a Agência IMMA. Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também