Como se destacar em um nicho saturado

Você posta no seu blog e, em seguida, passa a promover o conteúdo nas mídias sociais. De repente, vê no Facebook que uma empresa também criou um post sobre o mesmo assunto. Pula para o Twitter e imediatamente percebe que outro blogueiro compartilhou algo parecido. Então, passa a se questionar: como se destacar em um nicho saturado?

Como se destacar em um nicho saturado

Fonte: Pixabay

Tendo em vista que existem tantas outras pessoas falando a mesma coisa, você começa a duvidar se seu post realmente vai ser visto e se será útil a alguém. A verdade é que existem cerca de 152 milhões de blogs na internet e muita gente está, de fato, falando sobre o mesmo assunto.

Como você vai competir com os outros? Como ser clicado no meio de tantos resultados de busca? Como ser lido quando parece que todo mundo está escrevendo sobre coisas semelhantes? Se você quer construir uma reputação forte e alcançar o máximo de leitores, é preciso se destacar em meio aos outros.

O blog pode ocupar muito do seu tempo. Você precisa escrever, criar imagens, promovê-lo, responder aos comentários, enviar newsletter e, então, recomeçar tudo outra vez. Mas se você já está fazendo isso tudo e não está se destacando, talvez você precise preencher o espaço negativo.

O que significa preencher o espaço negativo? Significa fazer as coisas de forma diferente da sua concorrência. Em vez de seguir outros blogueiros, crie um novo caminho, com novas ideias e novas formas de apresentar informações semelhantes.

Como se destacar

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Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Comece dando uma olhada na sua estratégia de criação de conteúdo. O que você está fazendo para criar um conteúdo melhor? Algumas pessoas programam o que irão escrever com antecedência; outras, escrevem conforme a necessidade e os assuntos vão se destacando. Há ainda quem baseia toda a estratégia de conteúdo em torno de palavras-chave e táticas de SEO.

Para ter uma estratégia de conteúdo eficaz para o seu blog, considere estes cinco elementos:

1. Seu público-alvo

Antes de escrever uma única palavra em seu blog, você precisa ter uma ideia firme de quem é seu público. Descobrir com quem você fala ajuda com o conteúdo do blog. Você não precisa ser detalhado e ter informações sobre seu nível de renda ou educação. Mas, você precisa saber o básico, como sexo e idade. Reduzir o seu público-alvo pode ajudá-lo a formular seu plano de conteúdo.

2. Frequência

Quantas vezes você vai escrever no seu blog? O número perfeito de posts é um assunto muito discutido. Uma vez por semana? Três vezes por semana? Diariamente? Tudo depende de uma série de fatores. Se o seu público-alvo não pode acompanhar as suas postagens diárias, por exemplo, talvez você não seja capaz de expandir seu blog corretamente.

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Outra boa pergunta é se você tem tempo para publicar várias vezes por semana. Não ache que seu tráfego vai sumir só porque você só pode publicar uma vez por semana. Blogs levam tempo para gerar tráfego, principalmente em nichos saturados. É melhor publicar conteúdo de alta qualidade uma vez por semana do que publicar posts irrelevantes cinco vezes por semana.

Mídias sociais

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3. Tamanho das mensagens

Alguns momentos permitem longas postagens. Em outros, textos curtos serão opções melhores. E mesmo que a pesquisa do Coschedule tenha mostrado que posts com pelo menos 2.000 palavras têm melhor desempenho, você não precisa se desesperar. Concentre-se na qualidade do material e em ajudar os usuários a resolver um problema, ao invés de pensar constantemente na contagem de palavras.

4. Temas específicos

É claro que você sabe sobre o que você está escrevendo. Afinal, todo blog cresce em cima das discussões sobre temas específicos. Mas saiba que, com o tempo, esses temas podem mudar. Até porque, quem consome o conteúdo também muda. Não se preocupe em mudar e se adaptar, principalmente quando seu público pede por isso.

5. Tom e personalidade

Uma maneira fácil para se destacar é dar personalidade ao blog. Essa personalidade deve ser focada em como você é. Use sua própria voz para criar materiais mais amigáveis e próximos dos leitores. Isso também pode ajudar a marcar mais presença na rede, fazendo com que os usuários se lembrem do seu blog com mais facilidade.

Veja o que outros blogueiros estão fazendo

Uma coisa que você deve fazer como um blogueiro é visitar outros blogs do seu nicho e começar a observar de perto a estratégia de conteúdo da concorrência. Veja com que frequência eles publicam, que tipo de público estão atraindo, que tipos de posts estão publicando, quais plataformas sociais eles usam, etc. Ao observar os outros, você pode ver onde você está errando.

Estratégias de marketing

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Analisar os blogs de concorrentes também pode ajudar a ter ideias sobre como melhorar a sua estratégia de conteúdo e insights para novos temas. Um post muito comentado em outro blog pode dar origem a um post que também gere muito engajamento no seu blog.

Preencha o espaço negativo

Agora que você sabe o que está faltando ao seu blog, é hora de usar esse conhecimento para torná-lo melhor. Preencher o espaço negativo é isso: tornar a concorrência menos relevante, preenchendo as lacunas em seu blog.

Mesmo que pareça que até mesmo seu cachorro tem um blog, não desanime. Isso significa que você não está sozinho, e é sua missão criar um blog que se destaque dos outros, mesmo que seu nicho esteja saturado. Experimente direcionar o conteúdo para outro público, usar vídeo ou até lançar podcasts. Com certeza você encontrará muito espaço negativo para preencher.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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