Como otimizar uma postagem de blog

Os blogs se tornaram uma ferramenta de marketing muito útil para as mais variadas indústrias. Mas até mesmo um blog muito bem escrito pode se perder no espaço online inundado de conteúdo e concorrência. Por isso, aprenda com a Agência IMMA como otimizar uma postagem de blog.

Como otimizar uma postagem de blog

Fonte: Freepik

A realidade é que, não importa o quão bom seja um blog, ele não beneficiará ninguém se não tiver leitores. Felizmente, uma maneira eficiente para os blogueiros serem notados pela audiência é manter a otimização para mecanismo de busca (SEO) em mente durante todo o processo de criação de conteúdo para o blog.

É o SEO que torna seu conteúdo mais visível, melhorando as classificações do seu site nos motores de busca. Ele também oferece a oportunidade de utilizar palavras-chave de maneira criativa, permitindo que você expanda sua lista de termos segmentados. Além disso, cria muitas oportunidades para links internos, construindo uma imagem mais clara do que seu site tem a oferecer.

A capacidade de compartilhamento de blogs também pode levar a criação de backlinks valiosos e a muitas menções nas mídias sociais. Finalmente, os blogs aumentam o engajamento do público; portanto, escrever levando em conta o SEO pode aumentar o tempo gasto em seu blog.

Saiba omo otimizar uma postagem de blog

Fonte: Freepik

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa evoluíram muito nos últimos anos. E eles continuarão mudando conforme o cenário digital. Os dias de algoritmos básicos, onde usar exaustivamente as palavras-chave era suficiente, ficaram no passado. Para ranquear melhor atualmente, os conteúdos têm que apresentar valor para os mecanismos de busca, que estão cada vez mais sofisticados.

Dicas de como otimizar uma postagem de blog

Utilizar conjuntos de conteúdo relacionados

A estratégia de conjuntos de conteúdo é um método utilizado para criar uma variedade de conteúdos em torno de um mesmo assunto. Essa estratégia é ótima para aumentar o tráfego orgânico e a autoridade do domínio.

Esse processo começa selecionando um tópico importante dentro do nicho. Então, são realizadas algumas pesquisas de palavras-chave para garantir que haja volume de busca. Se você achar que o tópico está no seu alcance competitivo, você pode começar a criar artigos em torno dele. Cada um desses artigos deve focar em um subtópico diferente que se conecta diretamente ao tópico principal.

Dicas de como otimizar uma postagem de blog

Fonte: Freepik

Quando você está construindo as postagens relacionadas, é fundamental vinculá-las à publicação principal utilizando textos âncora estratégicos. Isso ajuda a criar uma imagem mais clara. Não só para os leitores, mas também para os mecanismos de busca indexarem seu site quando o conteúdo é rastreado. Além disso, o conjunto de conteúdos relacionados indicará a esse mecanismo que você é uma autoridade na área. Portanto, merece ser recompensado com classificações de pesquisa mais altas.

Escrever conteúdo de qualidade

É preciso mais do que palavras-chave para chamar atenção dos mais recentes algoritmos de pesquisa. Agora, é dado um enorme valor aos artigos que fornecem conteúdo de qualidade para os leitores.

A qualidade e originalidade dos posts do seu blog renderão pontos importantes aos olhos dos algoritmos de busca. Por isso, é importante que sua gramática e ortografia sejam de alto nível e que você use palavras-chave relevantes de maneira estratégica. Além disso, o conteúdo deve ser atualizado. Isso não permitirá links quebrados e nem que os anúncios distribuídos pela página causem distração.

Veja como otimizar uma postagem de blog

Fonte: Freepik

Além disso, cada conteúdo precisa ter um propósito claro para qualquer um que se depare com ele. Isso significa que ele não deve ser criado simplesmente para ter algo disponível para os motores de busca. Lembre-se que uma contagem alta de palavras não é mais suficiente por si só. Você deve fornecer algo ao leitor, seja entretenimento, informação ou outro benefício. Essa é uma dica essencial para saber como otimizar uma postagem de blog.

Veja também  10 formas para melhorar o marketing de conteúdo do seu Blog

Use palavras-chave em todos os artigos

Embora não sejam a única peça do quebra-cabeça de SEO, as palavras-chave ainda influenciam bastante a classificação do conteúdo nos mecanismos de busca. É essencial que você esteja usando os recursos certos e os integre em seu conteúdo de maneira orgânica.

Tudo sobre como otimizar uma postagem de blog

Fonte: Freepik

Encontrar as palavras corretas começa com a pesquisa de palavras-chave. Você precisa escolher palavras-chave que não apenas classifiquem bem, mas que possam gerar tráfego. Isso sem esquecer de considerar a relevância para seu nicho. Atualmente, existem muitas ferramentas que podem te ajudar com isso. Entretanto, uma simples busca no Google pode contribuir bastante para o trabalho.

Quando se trata de usar as palavras-chave, é bom ter publicações centradas nas suas melhores classificações. Porém, também é importante que suas palavras apareçam em várias páginas. Dessa forma, os mecanismos de busca o reconhecem como uma autoridade no seu nicho de trabalho.

Lembre-se de que o Google rastreia todo o seu conteúdo, tanto o visível quanto aquele que fica “escondido” de seus leitores. Portanto, certifique-se de integrar palavras-chave não apenas ao corpo do conteúdo, mas também a cabeçalhos, títulos, sub-títulos, metadados, texto alternativo de imagens e até URLs. Essa é uma das principais dicas de como otimizar uma postagem de blog.

Otimizar as postagens do blog é essencial

Fonte: Freepik

Use os metadados a seu favor

Metadados referem-se a qualquer tipo de dados que descrevam outros dados. Quando se trata de SEO, os metadados podem fornecer um contexto claro e uma descrição para qualquer elemento em uma página da web.

Embora os metadados possam soar como pequenos detalhes, eles tendem a apresentar um grande impacto. Isso porque eles dizem ao leitor ou ao mecanismo de pesquisa o que esperar do conteúdo do seu blog. O Google definitivamente rastreia os metadados para ajudar a estabelecer formas de classificar suas páginas.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

Evite conteúdo duplicado

Embora seja prudente ter conteúdos que se relacionem com outros tópicos abordados, é crucial que eles sejam realmente exclusivos, não apenas copiados e colados de outras postagens ou páginas. Na verdade, as diretrizes de avaliação de qualidade de pesquisa do Google afirmam claramente que eles conferem classificações baixas a sites com conteúdos duplicados. Esse é um item muito importante sobre como otimizar uma postagem de blog.

Sempre tenha postagens otimizadas no seu blog

Fonte: Freepik

Ou seja, seu conteúdo deve ser original sempre. Se ele aparecer parcialmente copiado ou na íntegra em outros lugares na internet, você pode ser penalizado nos rankings de pesquisas. Se alguém estiver copiando seus textos e publicando-os em outros domínios, entre em contato e peça que pare ou que acrescente um backlink para seu site ou blog.

Veja também  Por que redatores e designers gráficos devem trabalhar juntos

Essas dicas de como otimizar uma postagem de blog podem fazer com que esse trabalho pareça exaustivo. Na verdade, ele realmente pode ser um tanto cansativo às vezes. Porém, não se esqueça que a prática leva à perfeição e logo você estará obtendo melhores resultados com suas publicações, inclusive aumentando o tráfego orgânico para seu blog e tornando-o mais eficiente de uma forma geral.

Veja também

Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK