Você sabia que o Spotify é usado para o bem-estar? Recentemente, a plataforma divulgou resultados incríveis que mostram um pouco das principais características dos usuários do serviço de streaming de músicas. Para a nossa surpresa, buscas que melhoram o bem-estar das pessoas estão no topo da lista, seja ajudando a dormir ou despertar mais motivação.
Os dados também mostram uma incrível evolução no consumo de podcasts, o que firma este novo formato de conteúdo como um dos mais acessados e consumidos pelo público nos dias atuais, afinal, o Spotify é o principal serviço de streaming de músicas e também está se consolidado como o maior agregador de podcasts do mundo.
A seguir, então, vamos descobrir mais sobre os principais resultados divulgados pela plataforma e entender, assim, como o Spotify é usado para o bem-estar das pessoas. Se interessou pelo conteúdo? Então fique ligado nas informações e aproveite o artigo.
Como o Spotify é usado para o bem-estar
Como citamos no início do texto, o Spotify anunciou novos dados e informações que mostram bastante de como os usuários se comportam na plataforma. Esses dados são muito interessantes de serem analisados, principalmente para que empresas e criadores de conteúdo possam compreender melhor o uso do Spotify e, assim, serem mais assertivos na estratégia de criação.
De acordo com a pesquisa e o levantamento de informações, feitos no período de Janeiro a Novembro de 2020 pelo próprio Spotify, “Relaxar” foi o tema mais procurado na plataforma. Isso, com certeza, é resultado de todo o processo de quarentena que, apesar de necessária, acaba causando muito estresse e, muitas vezes, problemas psicológicos.
Este fenômeno não ocorre só com o Spotify, na verdade, houve um aumento considerável no número de buscas no Google por técnicas para manter o foco e preservar a saúde mental durante a pandemia. Um dos termos mais buscados foi, sem dúvida, o Mindfulness, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que ajudam a manter o foco. Neste caso, as buscas por este termo cresceram 4.000%.
É claro que tudo isso é reflexo de um cenário social bem maior, basta interpretarmos o que está acontecendo com o mundo e, assim, compreender quais são os principais desejos e necessidades das pessoas no momento e, busca por autoajuda e bem-estar estão no topo, e é justamente isso que mostra a pesquisa levantada pelo Spotify.
Segundo a pesquisa, houve um aumento de 180% no consumo de podcasts de saúde e bem-estar durante todo o ano de 2020. De todos os usuários entrevistados, 36% disseram que sua motivação para fazer streaming é relaxar. Além disso, a playlist criada pela plataforma “Para Dormir” ficou no Top 5 das mais acessadas entre milhares de outras listas.
Pensando justamente em estar ao seu lado em todo o momento do seu dia, o Spotify tem sempre conteúdos divididos em listas que se encaixam perfeitamente em diferentes horários da sua rotina. Seja uma lista de Meditação às 6h da manhã, músicas alto astral para um café da manhã energizado, áudios de motivação para exercícios físicos; chegando até a playlists para relaxar no final do dia e para um bom sono.
Essa é uma ótima estratégia de marketing na qual o Spotify visa fazer parte e ser cada vez mais importante na rotina dos seus usuários, se tornando a principal plataforma acessada por eles em um dia e criando, de certa forma, uma espécie de dependência para ter um dia melhor.
Spotify se consolida como uma das principais plataformas para marketing digital
Falando especificamente em marketing digital. As empresas que estão presentes no Spotify também podem aproveitar essa estratégia e estar nas playlists como um ombro amigo está para uma pessoa cabisbaixa. Por isso, o estudo indica que as empresas que querem se conectar com os ouvintes enquanto eles relaxam a mente e o corpo, podem estar presentes em uma playlist para relaxar.
Empresas que querem promover a autoestima e o autocuidado também podem estar presentes com listas que auxiliam na meditação e no relaxamento, incentivando esse cuidado pessoal e promovendo uma melhor qualidade de vida, principalmente quando o assunto é saúde mental.
Com o Spotify, as marcas ainda podem investir ainda mais em estilos diferentes e formatos variados de conteúdos segmentados de acordo com as necessidades dos clientes e de todo o público-alvo. A partir da segmentação proporcionada pela plataforma, por exemplo, é possível aumentar o alcance com segmentação de público, gêneros e playlists.
No entanto, para que os resultados sejam os esperados, é necessário que a empresa invista no conteúdo que está sendo mais buscado e possa, assim, monitorar os momentos de pico nas buscas por este tipo de conteúdo. Logo, será possível intensificar a produção do mesmo e, assim, atingir ainda mais pessoas.
Música e motivação
De acordo com o levantamento do Spotify, a música passou a ser uma das melhores motivações para as pessoas se exercitam e, por isso, essa é a principal razão pela qual as pessoas costumam fazer atividades físicas ouvindo músicas nos seus fones de ouvido.
Por isso, a plataforma recomenda o seguinte:
“Ofereça palavras de incentivo usando locutores e músicas inspiradoras e dinâmicas enquanto os ouvintes de playlists como Beast Mode se preparam para encarar o final do treino. Deixe eles animados com o que virá a seguir e como sua marca vai ajudar nessa conquista”.
Outro dado importante que eles revelaram é que 1 em cada 4 usuários do Spotify Free buscam tratamentos e terapias alternativas, o que demonstra uma necessidade a ser sanada por conta de todo o caos social que vive a população atualmente. Neste sentido, o Spotify diz:
“O autocuidado pode ser breve e simples. Nem todas as pessoas podem relaxar por uma hora na banheira, por isso, pense em usar a meditação sonora nos seus espaços de áudio. Essa tendência crescente usa música ambiente para ajudar no combate da ansiedade, depressão, insônia e mais. Estabeleça sua marca como um santuário do bem-estar, criando uma meditação sonora que transmite paz com conteúdo musical”.
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