Como montar um roteiro de podcast

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
10/06/2019
Podcast in Company

Como montar um roteiro de podcast? Se você tem interesse em gravar o seu podcast, essa pergunta pode ter surgido na sua cabeça. Afinal, esse é o primeiro passo para produzir um.

Tal como qualquer produção de áudio ou vídeo, o podcast precisa ter uma pauta, um assunto principal que o orienta. Às vezes, isso vem na forma de roteiro. É importante frisar que não é sempre assim, entretanto. Para alguns podcasts que fazem entrevistas ou programas num estilo mais bate-papo, a espontaneidade importa muito, e não é necessário haver um texto para guiar os participantes.

Como montar um roteiro de podcast

Fonte: freepik.

Já para outros estilos de podcast, como o podcast de storytelling, por exemplo, o roteiro é absolutamente necessário. Nesses programas, é preciso haver mais organização, pois são muitas informações sendo transmitidas. Por isso, ter algo escrito é uma boa ideia e pode melhorar a qualidade do seu produto.

Tendo dito isso, como montar um roteiro de podcast? Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a montar o seu.

Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a montar o seu roteiro

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Para montar um roteiro de podcast, é necessário pesquisar

O primeiro passo para formular o seu roteiro é a fase da pesquisa do conteúdo. Jamais cometa o erro de subestimar a importância dessa fase, pois ela é essencial para o sucesso do seu programa.

E por que isso? Bem, porque a qualidade do seu podcast vai ser determinada pelo conteúdo que ele transmitir. É com essas informações que você vai atrair o seu público, e por isso elas precisam ser coletadas com cuidado.

No caso de um podcast como estratégia de marketing de conteúdo, é melhor que você comece buscando entender quem é o seu público-alvo. Então é preciso se perguntar a questão: para quem eu quero vender? Você deve descobrir dados como a idade, o gênero e a localização do seu cliente ideal. Uma vez que você tenha esses dados, você vai planejar o seu podcast tendo essa pessoa em mente.

Entendendo como fazer um roteiro de podcast

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A partir daí, fica mais fácil definir a pauta. Você vai buscar alguma coisa que seja relevante para esse cliente ideal. Tendo escolhido o assunto, você pesquisa e acumula informações a respeito.

Tente estruturar tudo em tópicos

Estruturar o texto em tópicos é uma boa ideia para ajudar você a se guiar na hora de falar. Não tente memorizar um texto de milhares de palavras, apenas conheça o assunto e escreva alguns pontos-chave. Isso garante que o seu podcast terá um ar natural, sem parecer excessivamente ensaiado, o que pode dar um ar robótico. E falando em ar robótico.

Fale de maneira leve

O podcast tende a ser ouvido enquanto as pessoas estão realizando outras atividades. Exercício, deslocamento e atividades domésticas são as mais citadas. Desse modo, evite falar de forma super rebuscada ou complexa. Você quer que as pessoas tenham facilidade de entender o que você está dizendo, e, para isso, é necessário adotar uma linguagem mais simples, já que o foco delas não estará completamente em você.

Além disso, lembre-se de enunciar cuidadosamente as palavras. A última coisa que você quer é que o ouvinte não consiga compreender o que você falou. Uma boa ideia é ter alguém para supervisionar a sua gravação e garantir que a sua dicção está clara.

Lembre-se de falar claramente

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A ascensão do podcast e a importância de investir neste formato

Os podcasts estão quebrando recordes de audiência a cada ano que passa, este formato de reproduzir conteúdo é, sem dúvidas, um dos melhores formatos para se investir no mundo do Marketing Digital. Só no ano de 2019, as reproduções de podcast no Spotify cresceram 200%.

A explicação para tudo isso, de acordo com especialistas na área de comunicação, se deve pelo cotidiano corrido e estressante de tarefas, o que impede do ouvinte de parar para assistir televisão ou consumir outros conteúdos que demandam atenção especial.

Com o podcast, o ouvinte pode simplesmente colocar os fones e absorver todo o tipo de conteúdo e continuar suas tarefas normalmente. O fato de ter uma infinidade de conteúdos também auxilia na ascensão do formato. Existem nichos e nichos de inúmeros podcasts, tem literalmente tudo o que alguém pode procurar, desde política até aulas de inglês e mundo pop.

Fazendo um roteiro para podcast

Com a popularização deste formato, é claro que formas de se lidar com o conteúdo também foram incorporadas e evoluíram. Por isso, é importante manter-se antenado nas formas de abordar os conteúdos e nos métodos de comunicação usados pelos podcasters.

Os números já explicam a importância de investir em podcast. No Brasil, quase 100 milhões de pessoas consomem este formato de se abordar conteúdo ou já ouviram algum dia. Além de abrir novas oportunidades no mercado, também acabam sendo abertas, em mais uma plataforma, oportunidades para investir e fazer com que o seu canal de conteúdo (seja site ou rede social) cresça mais a cada dia.

No marketing de conteúdo, os podcasts podem ser incorporados por meio de temas específicos dentro do nicho que você quer explorar. Por ser um formato em ascensão, isso abre espaço para explorar inúmeros conteúdos a fim de criar um laço entre você e seu público. É dessa forma que o podcast se alinha ao marketing de conteúdo.

Como fazer um roteiro de podcast

Além desse ponto, vale destacar que ter conteúdos em diferentes plataformas e formatos é fundamental para destacar seu negócio e captar cada vez mais público. Essa é uma forma de mostrar que você está em todo o lugar que o seu público precisar e, de certa fora, acaba fidelizando o público antigo e atraindo novos para a sua marca ou negócio.

Apesar disso, apenas produzir o conteúdo não é suficiente, é necessário que seja algo de qualidade e relevante para o seu nicho. Nesse sentido, cabe um trabalho de conhecer a persona que você está tratando e entender seus desejos e necessidades.

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