Para uma empresa que ainda está iniciando no mercado, o contato com o público é essencial. Somente assim será possível criar uma rede de clientes fiéis para consumir os produtos e os serviços da marca. Mas por onde se começa para criar essa rede? Como melhorar o relacionamento com os seus clientes? Neste artigo, falaremos um pouco sobre esse assunto para ensinar o que você precisa saber para se relacionar melhor com o seu público. Confira!
Aprenda como melhorar o relacionamento com os seus clientes
Você sabia que é 5 vezes mais caro atrair um novo cliente do que manter um cliente atual? Sim: Para atrair um novo cliente, você precisa investir muito mais do que é necessário para trabalhar um relacionamento com um cliente que já consumiu algo seu e que pode se converter em um cliente fiel, que faz mais compras no futuro.
Contudo, muitos empresários, presos à uma visão fechada de marketing, acabam negligenciando o relacionamento com os clientes na hora de planejar novas estratégias. Com isso, a empresa sai muito prejudicada.
Desse modo, é preciso saber como melhorar o relacionamento com os clientes para criar um público fidelizado para a sua marca. Vejamos, então, alguma dicas para ajudar você nessa tarefa.
Ofereça mais de um canal de comunicação
Seus clientes são pessoas diferentes. Logo, alguns deles vão preferir entrar em contato com a sua empresa de uma forma, e outros vão preferir um canal diferente. O que é crucial, aqui, é que você ofereça múltiplos canais de comunicação, dando ao cliente diversas opções de possibilidades de entrar em contato com a marca.
Mas atenção: Não basta ter os canais disponíveis, é preciso também deixar isso claro para os usuários. Por isso, tenha uma parte do seu site dedicada apenas ao contato com a sua marca.
Crie conteúdo relevante
O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para se relacionar com os seus clientes. Com ele, você produz conteúdo que ajude os usuários com problemas de suas vidas que tenham relação com o seu campo de atuação.
Isso contribui para a formação de autoridade da marca. Afinal, se os usuários vêem que o seu site está sempre atualizado, com conteúdo informativo, útil e bem posicionado no Google, eles começaram a ver você como referência na sua área. Desse modo, é uma opção muito benéfica para a imagem da sua empresa.
Personalizar a interação
É fundamental que o cliente se sinta próximo da sua empresa. E, para isso, você deve personalizar cada interação que você tem com ele. Chame-o pelo nome, por exemplo. Isso já vai mostrar que a sua marca o vê como pessoa, e não como número, o que é sempre muito positivo.
Receba bem críticas e reclamações
Nada é pior para a imagem da sua marca do que se irritar com críticas e reclamações, adotando uma postura defensiva. Ao invés disso, procure entender as reclamações dos clientes. Deixe claro que você se importa com a experiência negativa que aquela pessoa teve, e procure compensar de alguma forma. Às vezes, receber bem uma reclamação e remediar o problema pode transformar uma experiência negativa em uma muito positiva.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você não sabe como melhorar o relacionamento com os seus clientes, contratar uma agência de marketing digital é uma boa opção. Com uma empresa confiável, é possível utilizar várias ferramentas para interagir mais com o público consumidor. A Agência IMMA, por exemplo, oferece o serviço de gestão de mídias sociais, administrando esses canais para a sua empresa. E aí, quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!