Como melhorar o relacionamento com o cliente no e-commerce

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
20/11/2019
Gestão de Mídias Sociais

A experiência do cliente é um ponto de foco para muitas empresas atualmente. E não é para menos: pesquisas mostram que 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência mais agradável. Isso sugere que, em 2020, o atendimento ao cliente será um diferencial mais importante até mesmo do que a qualidade ou o preço do produto. Mas como isso se aplica a uma loja virtual? Em outras palavras, como melhorar o relacionamento com o cliente no e-commerce?

Como melhorar o relacionamento com o cliente no e-commerce

Fonte: freepik.

Aprenda como melhorar o relacionamento com o cliente no e-commerce

A primeira coisa a se considerar sobre melhorar o relacionamento com o cliente no e-commerce é que, mesmo que as interações que você tiver com o cliente sejam apenas no mundo virtual, ele ainda é uma pessoa real que está tendo uma experiência com a sua marca.

Isso pode parecer óbvio, mas, muitas vezes, no afã de vender mais, empresas se esquecem que o cliente quer ser tratado como indivíduo, e não como uma carteira ambulante. É preciso mostrar consideração e respeito e aderir a uma série de atitudes que mostram que a sua empresa valoriza o consumidor e não o vê apenas como números. Vejamos, então, algumas formas de fazer isso.

Customize seu relacionamento com o cliente

Como foi dito anteriormente, o cliente gosta de ser visto como pessoa. E, para isso, nada melhor do que customizar o seu relacionamento com ele, tratando-o pelo nome e atendendo suas necessidades específicas.

Uma boa tática para fazer isso é fazer recomendações personalizadas de produtos. Ou seja, fazer recomendações de futuras compras que tomem como base as coisas que o cliente já comprou. Desse modo, você garante que o que você recomenda está dentro dos interesses daquela pessoa, e demonstra que você valoriza o histórico de compras dela com a sua loja.

Customize seu relacionamento com o cliente

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Faça recomendações de conteúdo também

Isso não precisa se limitar a recomendações de venda. Se você produz conteúdo para a sua marca, uma ótima atitude é recomendar conteúdo personalizado para o cliente, através de um meio de comunicação como, por exemplo, o e-mail marketing. Assim, você mostra para o cliente que você sabe no que ele tem interesse e que você pode fornecer conteúdo de qualidade a respeito daqueles assuntos.

Tenha rapidez nas respostas

A internet é um mundo pautado pela velocidade. Ninguém gosta de perder tempo, então o ideal é que você responda aos seus clientes o mais rápido possível, sempre com cordialidade. Para garantir isso, invista em métodos e tecnologias que possam tornar o atendimento mais ágil e eficiente.

Forneça múltiplas opções de contato

O cliente gosta de ter diferentes possibilidades para entrar em contato com a sua marca. Assim, ele pode optar pelo canal que preferir, seja ele o Whatsapp, o Facebook ou um e-mail.

Mas atenção: se você for oferecer mais de um canal de comunicação, é importante que todos os canais atendam a um padrão de excelência. Não adianta, por exemplo, responder na hora por Facebook e demorar semanas para ver um e-mail do cliente. É preciso oferecer qualidade e eficiência em todos os veículos.

Forneça múltiplas opções de contato

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Terceirize a gestão de alguns canais

Às vezes, se você não sabe bem como melhorar o relacionamento com o cliente no e-commerce, é melhor optar por terceirizar alguns dos seus canais de comunicação. As redes sociais, por exemplo, requerem muito tempo e organização para serem administradas, e, por isso, é uma boa ideia considerar a possibilidade de deixar isso nas mãos de uma equipe profissional, como a da Agência IMMA. A agência, especializada em marketing digital, realiza a gestão de mídias sociais para empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Entre em contato e faça o seu orçamento!

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