Como mapear leads para o e-mail marketing?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/01/2022
E-mail Marketing

Você sabe como mapear leads para o e-mail marketing? Ao mapear leads, você pode ver a relação entre o lead e sua empresa. Assim, é possível criar uma experiência personalizada para seus leads com base em suas necessidades e interesses.

O processo de mapeamento começa com uma lista de leads que foram contatados pela sua empresa. Em seguida, ele passa por cada lead e determina o que eles precisam da sua empresa, quão perto estão de fazer uma compra e em quais outras empresas estão interessados, bem como suas informações de contato.

O mapeamento de leads envolve a atribuição de um lead a uma pessoa de contato específica em sua empresa com quem eles devem conversar quando tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda. Dessa forma, eles saberão exatamente com quem devem falar quando tiverem alguma dúvida sobre seu produto ou serviço.

Como mapear leads para o e-mail marketing?

Fonte: Envato

Esse processo é essencial porque ajuda as empresas a melhorar o atendimento ao cliente e oferecer uma melhor experiência ao cliente a longo prazo.

No artigo de hoje, entenda mais sobre a importância e como mapear leads no e-mail marketing. Veja, ainda, algumas dicas e orientações para esta tarefa. Quer saber mais? Confira nosso conteúdo exclusivo logo abaixo. Veja mais!

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Como mapear leads para o e-mail marketing?

Como mencionamos, o mapeamento de leads é uma técnica que ajuda os profissionais de marketing a acompanhar o progresso de seus leads e medir a eficácia de suas campanhas de marketing. Também os ajuda a saber quem devem segmentar em seguida e como garantir que não estejam perdendo tempo com clientes em potencial que provavelmente não serão convertidos.

Mapear leads é um processo onde você cria uma lista de seus prospects e depois os mapeia com os dados que você tem sobre eles, como informações de contato, perfis de redes sociais, histórico de navegação etc. Com essas informações, você pode criar e-mails personalizados para cada prospectar ou segmentar sua lista de acordo com seus interesses.

Assim, mapear leads para e-mail marketing é um processo que pode ser feito para alcançar os melhores resultados possíveis.

Ferramentas para e-mail marketing

Fonte: Envato

O processo de mapeamento envolve as seguintes etapas:

  • Coletar informações de contato de leads e armazená-los em um banco de dados (CRM);

  • Criar uma base de dados de e-mail para cada campanha e segmentá-la de acordo com critérios específicos (interesses, localização, etc.);

  • Envio de e-mails com base nas necessidades de cada segmento.

Uma maneira eficaz de mapear leads para e-mail marketing é criar um perfil específico de contato para cada lead. Isso o ajudará no futuro quando você precisar enviar e-mails personalizados ou quando tiver uma oferta específica para eles.

Para mapear leads, é importante que seu sistema de CRM, como mencionado no tópico acima, tenha uma solução eficaz para armazenar e gerenciar dados de prospects e contatos.

Como converter leads em vendas por meio de campanhas de e-mail

O e-mail é um dos canais de marketing mais populares, com uma taxa média de abertura de 21,33%. Mas o que você deve fazer para garantir que suas campanhas de e-mail sejam eficazes?

Primeiro, certifique-se de ter uma linha de assunto bem escrita. Uma boa linha de assunto aumentará as chances de as pessoas abrirem seu e-mail. Em segundo lugar, forneça valor em seu e-mail. Isso pode ser feito fornecendo informações ou conselhos úteis ou dando-lhes algo que eles desejam.

Terceiro, segmente sua lista para que você possa enviar e-mails relevantes para as pessoas certas. Quarto, diga a eles o que fazer em seguida, seja se inscrever em um webinar ou baixar um e-book. Quinto, peça feedback no final da campanha, isso ajudará você a aprender sobre a experiência deles e melhorar o conteúdo de marketing futuro.

Mapeando leads no marketing

Fonte: Envato

As dicas a seguir podem ajudá-lo a tornar suas campanhas de e-mail mais eficazes:

  • Personalize seus e-mails para torná-los mais relevantes e confiáveis;

  • Crie um senso de urgência destacando os benefícios e recursos do seu produto/serviço;

  • Mantenha-o curto e conciso; enviar apenas um e-mail por dia;

  • Ofereça um teste grátis ou um desconto em seus produtos/serviços para transformar leads em vendas.

Os 5 erros mais comuns de e-mail marketing

Fonte: Envato

Como usar a tecnologia no mapeamento de leads?

O mapeamento de leads pode ser feito manualmente ou com a ajuda de tecnologia. O software de mapeamento de leads tem muitos recursos que facilitam para as empresas mapear leads e identificar seus clientes em potencial.

A tecnologia tornou o mapeamento de leads mais fácil e eficaz. Por exemplo, existem várias plataformas que são como uma ferramenta que ajuda as equipes de vendas a identificar clientes potenciais com leads de alta qualidade em tempo real.

Dicas sobre e-mail marketing

Fonte: Envato

Os aplicativos analisam a atividade de mídia social da pessoa e a relaciona com empresas relevantes em sua área de especialização. Dessa forma, os vendedores podem se concentrar em leads qualificados em vez de perder tempo com os “irrelevantes”.

Eles também permitem rastrear seus clientes potenciais em tempo real, para que você saiba quando eles estão prontos para comprar de você, o que economiza muito tempo para os vendedores que precisam retornar todas as chamadas perdidas ou responder a todos os e-mails.

Erros de E-mail Marketing

Fonte: Envato

A importância do e-mail marketing para o sucesso da empresa

O e-mail marketing é uma das maneiras mais econômicas de alcançar seus clientes. É também um dos mais eficazes. O sucesso do e-mail marketing depende em grande parte de quão bem ele é gerenciado. O primeiro passo para criar uma campanha de e-mail eficaz é entender as necessidades e desejos do seu cliente.

O e-mail marketing tornou-se mais do que apenas uma maneira de alcançar os clientes, tornou-se também uma maneira de construir relacionamentos com eles, isso de uma forma mais pessoal e direta com os mesmos.

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