Entenda como humanizar a comunicação da empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/01/2021
Marketing Digital | Marketing de Conteúdo

Para trabalhar a comunicação e relacionamento entre empresa e cliente, é preciso entender como humanizar a comunicação da empresa.

A internet é um espaço para comunicação. Isso vale tanto para pessoas como para empresas. No contexto do mundo online, a habilidade de se comunicar de forma efetiva pode ser um fator determinante para o sucesso de uma marca.

Entenda como humanizar a comunicação da empresa

Mesmo assim, vários empresários veem a perspectiva de melhorar a comunicação da empresa como um grande desafio. Principalmente por não entenderem as melhores maneiras de se portar junto ao cliente no ambiente virtual e nas plataformas utilizadas neste ambiente.

Por isso, neste artigo, vamos ajudar com esse problema, explicando como humanizar a comunicação da empresa com algumas dicas. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

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Entenda como humanizar a comunicação da empresa com essas dicas simples

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que significa falar em humanizar a comunicação. Essa expressão se torna mais compreensível quando colocada no contexto atual do marketing online.

Isso porque, atualmente, vivemos na era da informação, ou era digital. Os anos mais recentes são marcados por cada vez mais avanços tecnológicos que transformaram o campo do marketing como um todo.

Entenda como humanizar a comunicação da empresa com essas dicas simples

Em sua maioria, esses avanços foram muito positivos. Afinal, hoje em dia as empresas têm muito mais oportunidades de vender seus produtos e serviços com as ferramentas oferecidas pela internet.

Mas há um obstáculo que deve ser contornado para que uma estratégia de marketing digital realmente funcione. Esse obstáculo é a natureza impessoal de muitos recursos tecnológicos. Se não for administrada com cuidado, uma estratégia de marketing online pode facilmente parecer mecânica ou fria, o que afeta negativamente os seus resultados.

É aí que fica clara a importância de uma comunicação humanizada, que faça o cliente se sentir visto como indivíduo. Na verdade, além de deixar de ser robotizada, essa comunicação mais humanizada é responsável por criar um laço entre empresa e seu consumidor.

A relevância da comunicação visual no marketing digital

Isso porque o cliente passa a perceber que você não se comunica como empresa, mas sim como se fosse uma pessoa próxima a ele. Ou seja, a comunicação humanizada é responsável por criar uma espécie de imagem humana da marca, como se desse uma nova identidade.

Criando essa proximidade com o seu público, a comunicação humanizada cria, ainda, a oportunidade de fidelização, aumentando a expectativa de vida da empresa. Isso porque, com clientes fiéis e uma legião de fãs, dificilmente uma crise derrubará sua empresa.

Com clientes fiéis e uma legião de fãs, dificilmente uma crise derrubará sua empresa

Por isso é importante entender como humanizar a comunicação da empresa. Principalmente pelo fato de que esta estratégia de comunicação é extremamente efetiva na geração de leads, fidelização, engajamento e cria uma maior expectativa de vida para a marca.

Um exemplo claro de sucesso na questão da humanização da marca é a Netflix. A empresa é conhecida como uma das melhores equipes de marketing entre as grandes empresas justamente por ter uma comunicação, sobretudo nas redes sociais, extremamente bem organizada e com um tom bem humano.

Netflix e a vantagem das redes sociais no marketing digital

Fonte: twitter.com/NetflixBrasil

É comum vermos a Netflix comentando Tweets como se fosse uma pessoa normal. Também é fácil vermos clientes conversando com a empresa nas redes sociais como se fossem grandes amigos íntimos. Isso tudo é essencial para criar esse laço com seu cliente.

A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para adotar essa medida para a sua empresa. Confira!

Use uma linguagem informal

Às vezes, na tentativa de transmitir profissionalismo, marcas acabam se comunicando de forma muito sóbria e séria. Na internet, isso pode parecer frio sem necessidade.

Por isso, é uma boa ideia optar por uma linguagem mais informal em certas iniciativas de marketing digital. Mas é claro que não há necessidade de exagerar: incluir muitas gírias e memes na sua comunicação pode passar a impressão de que a sua empresa está forçando a barra.

Gerenciamento de Instagram

Fonte: Instagram/@netflixbrasil

Ao invés disso, preze pelo equilíbrio, encontrando uma linguagem descontraída que passe credibilidade e autoridade ao mesmo tempo.

Além de evitar que sua comunicação fique robótica, o uso de memes ajuda a deixar o público mais a vontade na interação com sua marca, transmitindo segurança e relevância a esse público.

Utilize as redes sociais a seu favor

As redes sociais podem ser grandes aliadas na missão de humanizar a comunicação de uma marca. Isso porque essas plataformas se baseiam na interação com os usuários. E, ao interagir com as pessoas, é natural que a marca se torne mais humanizada.

Além disso, algumas plataformas oferecem recursos que podem ser usados para mostrar mais sobre o funcionamento da empresa. A ferramenta de stories do Instagram, por exemplo, pode ser usada para mostrar mais da sua equipe ou do seu local de trabalho. Isso mostra aos seguidores que existem seres humanos por trás da empresa, o que é positivo para a imagem da marca.

Vale destacar, ainda, que as redes sociais são fundamentais para analisar a qualidade e efetividade da sua comunicação. Isso graças as ferramentas de curtidas, comentários e reações. Através delas, você pode ter ideia e medir, de maneira não muito  assertiva, o sucesso de determinada campanha.

Conversa entre Disney+ e Netflix

Fonte: Twitter

Redes sociais como o Twitter, por exemplo, ainda ajudam a analisar quais são os assuntos mais falados. Isso é fundamental para a empresa se inteirar e poder trabalhar na produção de conteúdos em cima desses tópicos.

Faça marketing de conteúdo

Oferecer conteúdo gratuito para os usuários é uma ótima forma de humanizar a sua marca. Isso porque esse conteúdo normalmente ajuda o seu público com alguma coisa.

Assim, ao apresentar soluções para os problemas do dia a dia, a sua marca se aproxima da rotina do usuário. Isso tem o efeito desejado da humanização.

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Se você quer saber como humanizar a comunicação da empresa, a melhor escolha é contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção para a sua empresa.

E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

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