Como gerar mais engajamento no Instagram da sua marca? Se você é um empresário que tem uma presença nas redes sociais, essa é uma pergunta crucial para se fazer.
Isso porque, nas mídias sociais, o engajamento é a principal métrica para o sucesso. Não importa se você tem centenas de milhares de seguidores. Se eles não estiverem curtindo ou comentando os seus posts, o seu alcance será mínimo.
É importante ressaltarmos que as redes sociais acabam se tornando uma espécie de plataformas de comunicação que ligam a empresa com seu público. Dessa forma, ela é um dos principais canais de comunicação que a empresa utilizará para informar algo ao seu público.
Devemos destacar, ainda, que essas plataformas contam com diferentes ferramentas e características, o que tornam seu uso diferente de acordo com a rede social utilizada. Por isso, é fundamental entender as características de cada rede para, assim, conseguir ter o melhor resultado na sua estratégia de comunicação.
O Instagram, por exemplo, é uma ótima rede social quando o assunto é conteúdo visual. Entender quais são os conceitos e ferramentas desta rede é crucial no seu planejamento de produção de conteúdo. Isso ajudará você a entender como gerar mais engajamento no Instagram.
Além disso, é importante entender como e onde achar o seu público. Dependendo do segmento, é mais comum que os seus leads se encontrem mais em uma rede social do que em outra, principalmente se sua empresa for voltada ao visual, por exemplo, onde encontrará mais no Instagram.
Por isso, torna-se fundamental compreender as pessoas inseridas no seu nicho a fim de entender onde encontrá-los, como eles se comportam e quais tipos de postagens eles mais interagem.
Como consequência, a eficácia do Instagram como ferramenta de marketing digital está diretamente dependente da quantidade de interações que você consegue com ele. Fica claro, então, que é preciso buscar formas de aumentar o engajamento na sua página para melhorar a performance da sua empresa na plataforma.
Se você não sabe como fazer isso, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar como é possível gerar mais engajamento no Instagram da sua marca com algumas dicas simples. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Entenda como gerar mais engajamento no Instagram da sua marca com esse artigo
Criar um perfil para uma marca no Instagram é fácil. O que é difícil é usar a plataforma para fazer a sua empresa crescer. Para isso, é preciso contar com interações com os usuários.
Isso porque, é justamente essa interação que vai determinar o sucesso ou não da sua estratégia de comunicação. Além disso, o engajamento permite que você identifique erros e acertos na sua campanha de marketing, tudo graças as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas, como o Instagram.
Por isso, vamos explicar para vocês, neste artigo, como gerar mais engajamento no Instagram para melhorar o desempenho da sua marca na rede social. A seguir, então, vamos explicar como você pode obter mais desse tipo de interação. Confira!
Use os stories regularmente
Os stories são um recurso do Instagram com o qual você pode fazer posts temporários. Isso permite que você faça postagens mais diretas e mais pessoais do que as postagens do seu feed.
Além disso, essa efemeridade dos stories garante que é possível postar vários deles por dia sem incomodar os seus seguidores. Assim, tire vantagem desse potencial para criar uma interação constante com os seguidores da sua página. Você pode inclusive fazer perguntas e enquetes que ajudem a sua marca a saber mais sobre os seus consumidores.
Além de criar interação, você pode realizar enquetes e pesquisas por meio dos stories. Isso também é fundamental para que você dê ouvidos ao seu cliente, pedindo a opinião dele para determinada tomada de decisão da empresa. Isso faz com que você ganhe relevância no coração do cliente, o fazendo se sentir ouvido.
Coloque hashtags nos seus posts
As hashtags auxiliam na busca por termos do Instagram. Desse modo, se um usuário digita, por exemplo, “roupa plus size” na barra de buscas, ele vai encontrar postagens com hashtags relacionadas a isso.
Para um perfil de uma empresa, então, usar as hashtags é um ótimo caminho. Através do uso de hashtags relevantes, você pode fazer com que muito mais usuários encontrem os seus posts. O resultado disso é um aumento no número de interações.
Vale destacar, ainda, que as hashtags são como formas de direcionar o conteúdo para um nicho específico. Ou seja, não é recomendado encher o post de hashtags, pois dessa forma você amplia demais o leque de direcionamento. Dessa maneira, é recomendado o uso de 3 ou, no máximo, 4 hashtags por postagem.
Inclua CTAs nas legendas das suas postagens
Uma CTA é uma call to action, ou seja, uma chamada para a ação, em português. No contexto do marketing de conteúdo, uma call to action é normalmente uma instrução que vem no final de um conteúdo para convidar o usuário a interagir com aquilo de alguma forma.
No caso de uma postagem no Instagram, por exemplo, incluir uma CTA é fundamental para o engajamento. Você pode convidar os seus seguidores a comentarem na foto, a curtirem o post, a marcarem amigos nos comentários, etc. São muitas opções, e todas elas são positivas para os níveis de engajamento do seu perfil.
Contrate uma agência de marketing digital
Marketing em redes sociais é um tópico mais complexo do que pode parecer à primeira vista. Por isso, se você quer saber como gerar mais engajamento no Instagram da sua marca, é uma boa ideia buscar ajuda especializada de uma agência. Para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo o serviço de gestão de mídias sociais para empresas de diversos portes. E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!