Já pensou em gerar leads com o Facebook? Para muitos, isso parece uma ideia impossível. Afinal, apesar do Facebook ter crescido tanto em popularidade, ele é ainda é percebido por muitas pessoas como rede de comunicação e não como potencial veículo de publicidade.
Mas é preciso evitar esse visão míope. Atualmente, o Facebook é a maior rede social do mundo, e portanto, como plataforma, tem grande potencial para ser usado como ferramenta de Marketing Digital.
Pense assim: há 1.97 bilhões de pessoas acessando o Facebook todos os dias. Por que não aproveitar esse palco para gerar leads e aumentar suas vendas? É apenas uma questão de saber como usar a rede. Por isso, neste texto, vamos explorar um pouco como você pode começar a gerar leads com o Facebook.
O que é um lead
O primeiro passo para entender a questão é compreender a definição de “lead”.
“Lead” é um termo do marketing que descreve o início do interesse de um consumidor em um determinado produto ou serviço de uma empresa. Devido a isso, no Marketing Digital, um dos objetivos a buscar é aumentar o seu número de leads (o que, mais tarde, pode também levar a aumentar as vendas).
Como gerar leads no Facebook
Agora que definimos o que é um lead, resta a pergunta: o que você pode fazer para gerar leads no Facebook? Separamos algumas medidas que podem ajudar muito nessa tarefa.
Forneça informações completas
Na hora de produzir conteúdo, é importante priorizar o que realmente for relevante e útil para os seus usuários. E, para muitos, o que é relevante são informações completas.
No caso do Facebook, isso significa informações que estão completamente explicadas na postagem, ao invés de levar a um link com o “resto” da informação.
Vale a pena, então, tirar vantagem das legendas para produzir conteúdo informativo para os seus clientes em potencial. Normalmente as pessoas são mais receptivas a textos no Facebook do que em qualquer outra rede social. Aproveite isso e ajude seus usuários a aprender.
Lembre-se: produzir conteúdo relevante ajuda a construir a sua credibilidade e sua autoridade enquanto marca.
Estimule a interação
A grande vantagem do Facebook é que, como rede social, ele propicia muito mais oportunidades para interações com os usuários do que qualquer outra ferramenta.
Por isso, não deixe a oportunidade passar: responda e curta os comentários, faça posts com perguntas, faça sorteios através de comentários, etc. Interagir com os clientes faz com que eles criem um relacionamento com a sua empresa, o que já é meio caminho para fidelizá-los.
Faça uma campanha com o Facebook Ads
Essa alternativa é paga, mas ainda assim, é válido considerá-la. Uma campanha bem feita, com o Facebook Ads, pode trazer várias pessoas para a sua página e gerar muitos leads.
Apenas tenha o cuidado de traçar uma estratégia e planejar os detalhes da campanha antes de colocá-la em prática. Afinal, é importante que você saiba qual objetivo quer atingir e qual é o seu público-alvo, para poder avaliar os resultados que obtiver.
Imagens podem ajudar a gerar leads com o Facebook
O apelo visual não pode ser descartado. Apesar do texto ser importante, a imagem, muitas vezes, é o que faz uma pessoa parar de passar pelo seu feed de notícias e olhar a sua publicação.
Assim, invista na produção de imagens interessantes e atraentes, que chamem a atenção do usuário. Pode parecer pequeno à primeira vista, mas essa faísca de interesse inicial pode vir a ser determinante no futuro da sua empresa.
Agora que você já sabe como gerar leads com o Facebook, resta começar a sua jornada no marketing das redes sociais. A Agência IMMA oferece gestão de redes sociais, voltada para a criação de posts e campanhas para ajudar o seu negócio a crescer. Entre em contato com a gente!