Como funciona o SMS Marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/07/2019
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital | SMS Marketing

Como funciona o SMS Marketing? É uma boa ferramenta de marketing digital? Será que apostar em SMS não é algo meio ultrapassado atualmente? Essas são algumas questões que emergem quando o tópico de SMS Marketing vem à tona. Desse modo, vamos explicar como é o funcionamento dessa ferramenta.

Como funciona o SMS Marketing

Fonte: freepik.

O que é SMS Marketing

Antes de mais nada, para entender como funciona o SMS Marketing, precisamos compreender o seu conceito. O termo SMS vem do inglês, sendo uma sigla para Short Message Service. A tradução, em português, fica “serviço de mensagem curta“. Trata-se, portanto, do envio de mensagens curtas através de dispositivos móveis.

Diante disso, fica fácil entender o SMS Marketing. Trata-se de uma estratégia de marketing que utiliza mensagens de texto como veículos de publicidade.

O que é SMS Marketing

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Por que utilizar o SMS como ferramenta

Você pode estar se perguntando: será que usar o SMS Marketing é realmente uma boa ideia? Afinal, atualmente, as pessoas não preferem um serviço como o Whatsapp? Será que fazer marketing por mensagem de texto gera resultados?

A resposta é um sólido sim. Um estudo de 2019 demonstra que a taxa de abertura de SMSs recebidos é de 98%, o que significa que há grandes chances da sua mensagem ser vista pelo usuário. Além disso, é uma área de baixa concorrência: O mesmo estudo demonstra que 61% das empresas ainda não fazem marketing através do SMS. Num mercado tão competitivo como o atual, essa é uma vantagem significativa para se ter.

Por que utilizar o SMS como ferramenta

Fonte: freepik.

Como funciona o SMS Marketing

Diante disso, resta a questão: como funciona o SMS Marketing?

O primeiro passo para começar uma iniciativa de SMS Marketing, como em qualquer outra estratégia de publicidade, é realizar uma pesquisa com base em uma análise de mercado. Através dessa pesquisa, você vai determinar os objetivos da sua campanha e o seu público-alvo.

Depois disso, você precisa obter os números das pessoas que receberão o SMS. Essa é uma das razões para ter formulários no seu siteformulários de cadastro permitem que os clientes disponibilizem seu e-mail e número de telefone para a empresa. Desse modo, você ganha uma lista de contatos que serve tanto para o SMS Marketing como para o e-mail marketing.

Como funciona o SMS Marketing

Fonte: freepik.

O passo final é elaborar a mensagem. Para essa etapa, vale a pena levar em consideração cada detalhe para garantir uma campanha de sucesso. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a formular seu SMS Marketing.

Formulando sua mensagem

Agora que você já sabe como funciona o SMS Marketing, resta saber como fazer o seu. Para isso, existem algumas coisas que você precisa levar em conta.

Para começar, sempre releia seu SMS antes de enviá-lo. Erros de digitação e ortografia são péssimos e passam uma imagem desleixada da sua empresa. Sendo assim, revise a mensagem várias vezes.

Como funciona a elaboração do SMS Marketing

Fonte: freepik.

Também é uma boa ideia escolher bem os horários para enviar seu SMS. Afinal, como o SMS Marketing funciona da mesma forma que uma mensagem de texto normal, recebê-lo num horário inoportuno pode ser desagradável. Por isso, dê preferência para horários comerciais e dias úteis.

Por fim, é crucial que o seu SMS contenha uma CTA. Uma CTA é uma “call to action”, ou seja, uma “chamada para ação” em que você convida o usuário a fazer alguma coisa depois dele ler o seu conteúdo. Considerando como funciona o SMS Marketing, o ideal são chamadas para ação curtas e diretas, como “compre aqui”.

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Não esqueça da CTA

Fonte: freepik.

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