Entenda como fazer uma boa copy de anúncios

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/06/2021
Marketing de Conteúdo

Como fazer uma boa copy de anúncios? Essa pergunta é essencial para qualquer marca que tenha a intenção de crescer através do marketing digital. Afinal, a copy é um elemento vital para o sucesso de qualquer anúncio.

Por isso, vale a pena entender como escrever uma copy bem feita e efetiva. Neste artigo, então, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Copy de Anúncios

Fonte: Freepik

Entenda como fazer uma boa copy de anúncios com esse artigo

Quem conhece marketing de conteúdo já deve estar familiarizado com o conceito de copywriting. No caso de anúncios, a definição é similar: Copy é todo texto que acompanha o conteúdo visual de um anúncio. Ele tem o objetivo de persuadir o cliente a fazer aquilo que o anúncio sugere que ele faça.

Por conta da priorização da comunicação visual nos anúncios online, muitas pessoas acabam negligenciando a copy. Esse, no entanto, é um erro grave: A qualidade da copy de um anúncio pode fazer toda a diferença na reação do usuário a ele. Isso porque é através do texto que o usuário recebe as informações relevantes para interagir com a empresa.

Fica claro, então, que a importância de uma boa copy para um anúncio é inegável. Mas como escrever bons textos com consistência? A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar a responder essa pergunta. Confira!

Tenha um objetivo claro em mente

O primeiro passo para criar uma copy eficiente para um anúncio é entender bem qual é o objetivo dele. Isso porque nem sempre o objetivo de um anúncio é fazer uma venda. Às vezes ele tem a meta de estabelecer a marca, de fazer com que o público descubra sua existência, de marcar um posicionamento, etc.

Devido a isso, a copy deve ser elaborada de acordo com o objetivo do anúncio. Assim, ela pode trabalhar da melhor forma para garantir que a meta seja atingida.

Entenda como fazer uma boa copy de anúncios

Fonte: Freepik

Evite enrolar na hora de escrever

É muito frequente o engano de confundir um texto rebuscado com um texto bem escrito. Na realidade, principalmente no contexto do marketing digital, a escrita mais efetiva é a escrita simples e direta.

Isso vale especialmente para uma copy de anúncio. Afinal, anúncios não costumam ter textos muito longos. A ideia é que a mensagem seja passada rapidamente, com frases curtas e diretas. O usuário deve ser capaz de entender tudo com um olhar.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Aborde a necessidade do público

Um anúncio deve responder a uma necessidade do público-alvo em questão. Isso porque o marketing digital atrai um cliente oferecendo uma solução para uma dúvida ou um problema que ele tenha.

Desse modo, uma copy eficaz deve tratar do que o público precisa. Ela deve explicar, com precisão, como essa necessidade pode ser preenchida com o que é oferecido pelo anúncio.

O que é Tráfego Pago

Fonte: Freepik

Utilize palavras-chave

Uma palavra-chave é um termo que é digitado na barra de buscas do Google quando um usuário procura por alguma coisa. Devido a isso, o texto de um anúncio deve conter uma palavra-chave relevante para a sua área. Dessa maneira, o alcance dele aumenta significativamente.

Quais são as principais dificuldades dessa tarefa?

Fazer o trabalho de copywriter é sempre muito complexo, principalmente porque você precisa passar por inúmeros obstáculos para que seu texto seja objetivo e, ao mesmo tempo, chamativo, principalmente quando falamos em textos para anúncios. Até porque, quanto mais chamativo é esse texto, maior será o alcance dele e a sua efetividade.

É claro que ainda existe a questão do visual, uma arte que seja atrativa ao público e chamativa, mas o desafio do copywriter pode ser ainda maior. Isso porque, ele precisa colocar o máximo de informação no mínimo de elementos textuais possível. Até porque, quanto mais texto, menos atrativa fica a arte e, também, menos interessante o anúncio é ao público destinado.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Pare para pensar que, no ambiente virtual, as pessoas querem sempre consumir máximo de informações possíveis no mínimo de tempo. Por isso, quanto mais objetiva é sua arte e legenda, melhor será a recepção dela com o público. Raramente alguém para e lê alguma arte com muito texto ou alguma legenda muito grande.

Por isso, é sempre importante entender bem o segmento que sua marca atua e identificar qual é o público que você quer alcançar. Com isso, você pode começar a analisar como esse público e comporta nas redes sociais. Assim, é possível ter noção do tipo de arte que ele acha ideal nos anúncios e identificar quais elementos textuais não podem faltar.

Trabalhar com criação de conteúdo, então, demanda muito estudo, pesquisa e análise. Acertar o ponto ideal para lidar com seu público em postagens nas redes sociais e criação de anúncios, por exemplo, é bem complexo e precisa de muito esforço por parte dos profissionais.

Otimize seu Conteúdo

Fonte: Freepik

Dessa maneira, torna-se ideal contar com profissionais especializados, já que a linguagem varia de acordo com diversas plataformas e formatos. Simplesmente estar presente por estar e não se aprofundar no funcionamento dessas plataformas é um dos principais erros cometidos por pequenas empresas.

Se não for criada uma área específica com profissionais dedicados na empresa, é sempre indicada a contratação de uma agência de marketing especializada com profissionais qualificados. Isso ajuda na assertividade dos anúncios para resultados melhores e mais promissores, seja na captação de leads ou na fidelização de clientes.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Faça anúncios eficientes com a ajuda de uma empresa especializada

Se você quer saber como fazer uma boa copy de anúncios, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada na área, como uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que atende a empresas de qualquer porte e qualquer setor.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca! Investir em comunicação e presença online com profissionais é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa. Fale com a IMMA e veja os seus resultados ainda melhores.

Veja também