Entenda como fazer um e-mail marketing de sucesso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/03/2021
E-mail Marketing

Você sabe como fazer um e-mail marketing de sucesso? O e-mail marketing é uma tática de marketing digital clássica e efetiva. É conhecida especificamente por ser um bom investimento, tendo uma excelente taxa de ROI (Return on investment, ou retorno sobre o investimento).

Trata-se, portanto, de uma ferramenta que pode ser usada por empresas de qualquer porte. Mas como colocar essa estratégia em prática? Em outras palavras, como fazer um e-mail marketing de sucesso?

Entenda como fazer um e-mail marketing de sucesso com esse artigo

Essa pergunta é crucial para o planejamento de uma estratégia de marketing digital eficiente. Afinal, não é porque o ROI do e-mail marketing é bom que qualquer uso desse recurso vai produzir bons resultados. A ferramenta deve ser bem usada para ter uma performance positiva.

Por conta disso, é muito importante aprender como criar um e-mail marketing de sucesso para a sua marca. Neste artigo, então, vamos ajudar você com esse assunto. Continue com a leitura para aprender!

Entenda como fazer um e-mail marketing de sucesso com esse artigo

Para criar um e-mail marketing de sucesso, o primeiro passo é entender como funciona essa estratégia. E é necessário, então, pontuar que um e-mail deve ser sempre parte de uma campanha de e-mail marketing maior.

Essa campanha deve ser planejada com cuidado pela empresa. Ela deve ter objetivos bem definidos. Somente dessa maneira será possível, depois, avaliar a sua performance.

Mesmo assim, existem algumas coisas básicas que você deve ter em mente sempre que for fazer um e-mail marketing para a sua marca. A seguir, vamos citar as principais dicas que podem ajudar nesta tarefa. Confira!

Crie uma lista de contatos de forma orgânica

Um e-mail marketing precisa ser disparado para as pessoas certas para fazer efeito. Isso significa que a sua campanha deve ser direcionada para usuários que tenham interesse nos produtos ou serviços da sua marca.

Sendo assim, você precisa criar uma lista de contatos para a sua campanha de e-mail marketing. E esses contatos devem ser reunidos de forma orgânica, o que significa que não podem ser comprados.

Essa reunião orgânica pode ser feita de muitas formas. Um exemplo eficiente é a criação de landing pages que ofereçam conteúdos para os usuários e que contenham formulários onde um usuário pode fornecer seu e-mail para receber mais conteúdos. Dessa forma, você cria uma lista de pessoas realmente interessadas na sua futura campanha.

Crie uma lista de contatos de forma orgânica

Transmita a sua mensagem visualmente

Um e-mail marketing deve se comunicar de forma primariamente visual. Isso significa que um usuário precisa saber qual é o assunto do e-mail com um simples olhar.

Esse ponto é importante porque é através da comunicação visual que um e-mail vai prender a atenção de uma pessoa. É com esse primeiro olhar que o usuário vai decidir ler o e-mail ou não. Portanto, o design do e-mail deve ser pensado com cuidado.

Transmita a sua mensagem visualmente

Inclua uma CTA simples e direta

Todo e-mail marketing deve contar uma CTA, ou uma chamada para a ação. Essa é uma instrução que informa ao usuário o que ele deve fazer após ler o e-mail.

A CTA de um e-mail deve ser simples e direta. Ela não pode deixar margem para dúvidas. Assim, seja o mais claro possível ao elaborar a sua.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como fazer um e-mail marketing de sucesso, é melhor recorrer a uma empresa especializada. E uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda nesse quesito.  A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada que está preparada para ajudar você.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também