Como fazer sucesso com a marca no Instagram? Essa pergunta é um ponto de partida para começar a planejar uma estratégia para a sua empresa na plataforma. Afinal, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, e uma das mais queridas pelos brasileiros.
Sendo assim, é uma boa ideia criar uma presença no site se você quer investir em marketing digital para a sua empresa. Por isso, neste artigo, vamos explicar como fazer isso com sucesso. Continue com a leitura para saber mais!
Qual o papel do Instagram no planejamento de marketing digital de uma empresa?
As redes sociais, como um todo, tendem a assumir um papel importantíssimo para o sucesso de uma empresa, principalmente quando o assunto é marketing digital. Com a ascensão do uso das redes sociais e a democratização paralela da internet entre a população, essas redes sociais estão vivendo um aumento exponencial no número de usuários.
Com isso, tornou-se ainda mais interessante para as empresas estarem presentes nessas redes, já que elas são uma espécie de vitrine mundial para a marca se expor. Além disso, essas redes sociais servem como uma espécie de plataforma para mediar a comunicação entre empresa e seu público.
Outra questão importante de ser destacada é o número de ferramentas disponibilizadas pela plataforma que ajudam a mediar essa comunicação e a traçar melhores estratégias de comunicação para a empresa de maneira mais assertiva.
Falando especialmente do Instagram, esta é a rede social que tem ganho mais destaque, principalmente quando o assunto é o número de usuários. Com mais de um bilhão de contas ativas, a rede social tem se adaptado cada vez mais para ficar de acordo com as tendências e para ajudar as empresas com as ferramentas de loja, por exemplo.
O Instagram também é a rede fundamental para a empresa poder concretizar sua imagem e a identidade que quer passar por meio de suas postagens e campanhas. Isso tudo porque essa é uma rede amplamente visual com conteúdos textuais pouco utilizados.
Vale destacar, ainda, que o Instagram também é essencial quando o assunto é parcerias com influenciadores, já que grande parte dessas parcerias são feitas pela plataforma. Por isso, invista bem em comunicação mais assertiva no Instagram. Isso ajudará você a captar mais leads, gerar mais vendas e criar novas oportunidades de fidelização para a sua empresa.
Dessa forma, torna-se essencial poder contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, que é composta por profissionais especializados na área, o que auxilia a fazer com que suas estratégias sejam mais assertivas.
Entenda como fazer sucesso com a marca no Instagram com essas dicas
O Instagram é uma plataforma que pode ser muito útil para uma marca. Existem muitas maneiras de crescer no Instagram, e o conteúdo visual pode contribuir para a construção da identidade da empresa de forma muito positiva.
Mesmo assim, como qualquer outra ferramenta, ele precisa ser usado de forma estratégica. Desse modo, a seguir, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar o perfil da sua marca a fazer sucesso no Instagram. Confira!
Tenha coerência entre as suas postagens
Uma estratégia comum para fazer sucesso no Instagram é criar um feed que combine. Isso significa que as suas postagens devem ser pensadas para criar uma estética coerente para o feed do seu perfil como um todo.
Essa tática é efetiva, mas nem sempre necessária. Às vezes, é suficiente apenas adotar alguns elementos em comum para criar um senso de coerência entre os posts da sua página. Ter uma paleta de cores, por exemplo, é uma ótima ideia. Dessa forma, você constrói uma imagem clara para transmitir para os usuários, que podem se interessar pela marca por conta dessa primeira impressão visual.
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito popular no Instagram. Contudo, nessa plataforma, ele precisa usar a comunicação visual para funcionar de forma efetiva.
Isso significa que o seu conteúdo deve ser apresentado através de imagens. E uma vantagem do Instagram é a possibilidade de incluir múltiplas imagens em um post, o que expande a profundidade dos assuntos que podem ser abordados nesse tipo de conteúdo.
Por exemplo, é uma ótima ideia investir na criação de infográficos para o perfil de Instagram da sua marca. Isso porque esse conteúdo transmite informações úteis de forma visual, rápida e direta, o que o torna ideal para o compartilhamento via stories. Sendo assim, é uma ferramenta muito eficiente para a plataforma.
Use os stories
Os stories são um recurso do Instagram que permite que você faça posts efêmeros que não entram no feed do seu perfil. Dessa maneira, através dele, é possível ter interações mais diretas e espontâneas com os seguidores da sua página.
Por conta disso, os stories são ideais para a criação de um conteúdo mais informal. Esse tipo de conteúdo pode ajudar você a pesquisar informações para estratégias futuras, através de, por exemplo, perguntas ou enquetes para os seus seguidores. Além disso, é uma oportunidade para mostrar um pouco do behind the scenes da sua empresa para humanizar a imagem da marca.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você quer saber como fazer sucesso com a marca no Instagram, o melhor caminho é contratar uma empresa especializada na área. Uma agência de marketing digital, portanto, pode ser uma ótima escolha.
Mas qual agência é a ideal para a sua marca? Independentemente de qual for o seu negócio, a Agência IMMA é uma excelente opção. A equipe da IMMA é altamente qualificada e tem experiência com o serviço de gestão de mídias sociais para empresas de qualquer porte.
Ter o acompanhamento de especialistas garante que sua empresa tenha uma estratégia de comunicação mais assertiva e objetiva, ajudando você a colher bons frutos do investimento feito em comunicação e marketing. Por isso, não perca a oportunidade de contar com profissionais qualificados.
E aí, quer saber mais? Então não perca essa oportunidade. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!