O SMS (do inglês, Short Message Service, ou, em português, serviço de mensagem curta) pode ser um veículo e tanto para o marketing da sua empresa. Mas como fazer SMS Marketing? Essa tática pode se destacar por ser direta, simples e efetiva. Neste artigo, vamos descobrir quais são as melhores formas de fazer SMS Marketing.
O que é SMS Marketing
O primeiro passo para entender qualquer coisa é compreender seu conceito. O SMS Marketing é bem simples em sua essência: dispara-se um SMS com conteúdo para direcionar o cliente ao seu negócio. Normalmente utilizam-se mensagens curtas e diretas.
Mas você pode se perguntar: é mesmo efetivo? Afinal, quem se comunica por SMS na era do Whatsapp? Mas os dados não mentem: 90% das pessoas que recebe um SMS abre e lê a mensagem em menos de três minutos. Assim, usar o SMS como ferramenta de marketing pode ser uma grande ideia para a sua marca.
Como funciona
Você obtém o número do cliente através de formulários de processo de cadastro. Lembre-se de sempre deixar claro a razão pela qual você está pegando esse número: para mandar avisos de promoções, descontos, etc. Após fazer isso, o próximo passo é formular a mensagem. É aí que é importante prestar atenção e ser esperto.
Como fazer SMS Marketing inteligente
Agora que você já entende o básico, podemos partir para táticas mais complexas. Como em qualquer outra tática de marketing, é preciso prestar atenção nos detalhes para melhor alcançar os seus objetivos.
Tenha um objetivo
Fazer uma campanha sem metas claras é um erro grave. Antes de começar qualquer ação, procure sempre se perguntar o que você busca alcançar com ela. Qual é o seu objetivo? Aumentar as vendas? Aumentar a alcance da sua marca? Tenha isso bem definido antes de dar início a qualquer coisa.
Preste atenção à sua gramática ao fazer SMS marketing
Uma mensagem mal escrita – ou, pior ainda, com erros de ortografia – pode piorar a imagem da sua empresa. Além de fazer a sua mensagem parecer um spam ou um vírus (o que faz com que a pessoa esteja mais propensa a ignorá-la), é o tipo da coisa que faz a marca parecer preguiçosa. Assim, formule a sua mensagem com cuidado e revise-a intensamente antes de enviá-la.
Seja direto
Mensagens de SMS são curtas e diretas por natureza. Não vale a pena investir num meio de comunicação que é tão marcado pela síntese e enviar um texto detalhado para os seus clientes – o mais provável é que ninguém irá ler. Então, mantenha a sua mensagem curta e vá direto ao ponto.
Escolha os horários estrategicamente
Invista em relatórios de análise de mídia para saber o melhor horário para enviar uma mensagem ao cliente. Assim, você pode maximizar o efeito da sua campanha, enviando a mensagem no momento em que o cliente estiver mais receptivo a receber alguma coisa.
Forneça uma ação e um prazo para o cliente executá-la
Prazos indefinidos são um convite à procastinação. Logo, se você quer que seu cliente faça o que você pede a ele, é importante criar um senso de urgência e estabelecer uma data-limite para o que você deseja. Isso vai garantir que o cliente tenha maior iniciativa para realizar a ação.
Tire vantagem de datas comemorativas
Datas como Natal, aniversário, Páscoa ou dia dos namorados são excelentes datas para estabelecer uma relação com o cliente. Pense em quais datas podem ser mais importantes para o perfil dos seus clientes e use-as para estimulá-los a engajar com a sua mensagem.
Agora que você já sabe como fazer SMS Marketing, é hora de começar a traçar a sua estratégia. A Agência IMMA realiza campanhas de SMS Marketing com qualidade e eficiência. Entre em contato com a gente!