Como fazer seu site carregar mais rápido

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
29/07/2019
Criação de Sites | Gestão de Sites

Como fazer seu site carregar mais rápido? Esse é um questionamento que já passou pela cabeça de todo mundo que tem um site, seja ele comercial ou não. Mas é claro que, para sites de empresa ou lojas virtuais, essa questão vale ainda mais.

Como fazer seu site carregar mais rápido

Fonte: freepik.

E os números não mentem: Pesquisas mostram que, se o carregamento de uma página demorar mais do que três segundos, mais da metade dos visitantes irão desistir e seguir adiante. Com isso, fica claro que a velocidade do seu site pode afetar profundamente o seu tráfego de usuários e até as suas vendas.

Diante disso, fica claro que descobrir como fazer seu site carregar mais rápido pode afetar muito positivamente a sua performance online. Sendo assim, separamos esse artigo para dar dicas para aumentar a velocidade do seu site. Confira!

Aprenda como fazer seu site carregar mais rápido

Aprenda como fazer seu site carregar mais rápido

Fonte: freepik.

tempo de três segundos é um alvo ideal para o carregamento da sua página. Desse modo, qualquer outra velocidade se torna um problema, e é necessário agilizar o carregamento do seu site. Separamos, então, algumas dicas para ajudar nessa tarefa.

Ative a compactação Gzip

Você sabe o que é a compactação Gzip? Trata-se de uma alteração no lado do servidor que compacta seus arquivos para o navegador do usuário. Em seguida, o usuário cuida de sua descompactação.

Para um site, como o usuário final não está carregando tantos dados do servidor, isso resulta em um tempo de carregamento mais rápido. Você pode realizar a ativação da compactação Gzip com uma única alteração no arquivo htaccess.

Fuja do Flash e objetos Quicktime

Fonte: freepik.

Fuja do Flash e objetos Quicktime

É inevitável: Qualquer animação que comece automaticamente quando a página é carregada vai prejudicar a velocidade de carregamento do seu site. Por isso, evite elementos em Flash ou Quicktime e dê preferência a mídias como vídeos do Youtube, por exemplo, que iniciam apenas quando o botão play é pressionado.

Realize testes com regularidade

Ao aprender como fazer o seu site carregar mais rápido, você sempre precisa lembrar de testar o carregamento da sua página em primeira mão. Essa é uma boa forma de ter controle da velocidade do seu site e entender um pouco mais da experiência do seu usuário.

Realize testes com regularidade

Fonte: freepik.

Otimize as suas imagens

Imagens são componentes essenciais de qualquer site, mas você não pode perder de vista o tamanho delas. Páginas iniciais com imagens enormes, por exemplo, não são o ideal. Isso pode acabar causando vários problemas, principalmente se seu site estiver carregando imagens em tamanho real ou se elas não forem otimizadas para a web.

Se você tiver tags de imagem em sua página, verifique se as imagens que estão carregando são do tamanho exato que precisam ser. Muitas vezes, os sites colocam uma imagem 100×100, mas o arquivo original é de uma imagem 1500×1500 e isso tende a adicionar tempo de carregamento a seu site. Sendo assim, dê preferência a um tamanho mais compactado para melhorar a velocidade da sua página.

Otimize as suas imagens

Fonte: freepik.

Evitar tabelas de HTML pode ajudar a fazer seu site mais rápido

Tabelas de HTML podem ser prejudiciais para o carregamento do seu site. Isso porque elas podem confundir o browser. Sendo assim, para fazer seu site carregar mais rápido, é melhor usar layers CSS.

Contrate uma agência para realizar a gestão do seu site

Contrate uma agência para realizar a gestão do seu site

Fonte: freepik.

Agora que você já sabe como fazer seu site carregar mais rápido, o próximo passo é garantir que essas dicas sejam cumpridas. E a melhor forma de fazer isso é contratando uma agência de marketing digital para criar e gerenciar o seu site. Uma boa opção é a Agência IMMA. Criamos sites para empresas de qualquer porte. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

 

 

Veja também